facebook instagram twitter youtube youtube
Notice: Undefined index: feed in /home/priscil4/public_html/tocalola.com.br/wp-content/themes/tocalola/header.php on line 88
05 junho 2017

Você realmente precisa de uma poltrona de amamentação?

Criando a sua Toca | Mobiliário | Planejando o espaço

Afinal o que é de fato importante para garantir o conforto da mãe e do bebê durante o ato de amamentar? É realmente necessária a compra de uma poltrona específica para essa função?

No post de hoje, vamos falar sobre funcionalidade, dando dicas preciosas sobre como criar o seu espaço de amamentação.

d670acf711e9a8ca6fd10379f100d2c5-300x300

Toda mãe sabe da importância da amamentação na vida dos filhos. Além de fornecer um alimento completo, com todas as vitaminas e nutrientes necessários ao bebê, amamentar é um gesto de amor, que fortalece o vínculo entre a mãe e seu filho. Sendo assim, o ato de amamentar deve ser incentivado, valorizado e pensado de uma forma especial.

Mas longe da idealização, é importante ter em mente que essa não é uma tarefa fácil. Além das complicações físicas que muitas mulheres enfrentam durante o processo, amamentar naturalmente requer uma boa dose de esforço, já que mãe passará muitas horas diárias, durante um longo período nessa função (inclusive durante as madrugadas).

Por isso, pensar em conforto ao amamentar  não é luxo, é uma necessidade pois é também pensar em segurança e em bem da a mãe e do bebê.

Para iniciarmos o projeto do quarto do seu bebê, no post anterior, apresentamos a sua primeira tarefa: medir todo o espaço e desenhar um croqui simples, com as principais medidas do quarto.

O segundo passo proposto foi começar a pensar na funcionalidade do ambiente, relacionando as atividades que deveriam ser realizadas no espaço, bem como tudo o que seria necessário para que todas as funções fossem realizadas da melhor forma.

E como essas atividades se relacionam com o post de hoje? Simples: a função “amamentar” certamente deve ter sido relacionada entre as mais importantes. Precisamos agora entender o que é preciso para proporcionar o conforto necessário para a amamentação e onde será definido o seu espaço para amamentar.

1. O QUE EU PRECISO PARA TER CONFORTO AO amamentar?

Para responder essa pergunta devemos entender, inicialmente, quais as necessidades ergonômicas da mãe ao amamentar, anote aí:

favicon Apoio para sustentar os braços.   Para garantir uma boa sustentação durante longos períodos, é importante que os braços estejam apoiados confortavelmente. Para isso, os cotovelos devem repousar naturalmente sobre um suporte, de forma a garantir a altura certa para amamentação. Para isso, recomenda-se o uso de poltronas/ cadeiras com braços e, se necessário, o auxílio de almofadas.

favicon Apoio para acomodar o bebê.  Principalmente no início, quando o bebê ainda é muito pequeno, almofadas específicas, do tipo em “U”, ajudam a dar suporte e a mantê-lo confortavelmente na posição certa para alcançar o seio da mãe de forma espontânea e natural.

amamentacao_poltrona-273x300

favicon Apoio para a coluna. Para evitar futuras dores e desconfortos, é importante que toda a coluna esteja confortavelmente apoiada. Para isso, fique atenta à curvatura do encosto, que deverá  apoiar toda a região lombar. Ao sentar em uma cadeira ergonômica de verdade a pessoa deve sentir um encaixe perfeito ao longo do contorno da coluna, quase como um abraço.

favicon Apoio para as pernas e pés.  É importante que, ao sentar na cadeira, os joelhos fiquem encostados no limite do assento e que os pés alcancem o chão. De todo modo, sempre que possível, é indicada a utilização de um pufe de altura um pouco mais baixa que o assento,  a fim de apoiar os pés e ajudar a acomodar e descansar o corpo de forma ainda mais confortável.

favicon Apoio para a cabeça. A cabeça também deverá estar confortavelmente apoiada em seu encosto. Caso contrário, poderá ser necessário o uso de almofadas de apoio. 

Se todas essas necessidades forem alcançadas com uma poltrona que você já tenha e casa, não será necessária a compra de uma nova, específica para essa função. Seja por falta de espaço, por questões de economia ou mesmo por escolha, muitas mães optam por comprar apenas uma almofada de amamentação e aproveitar o mobiliário já disponível em casa.

Nesse caso,aqui vai uma dica:  caso o móvel existente não combine com o estilo do quarto do seu bebê, considere a possibilidade de providenciar a troca do revestimento, dando uma repaginada e um novo estilo à peça.

Para quem ainda não é mãe, sei que pode parecer um exagero toda essa busca por conforto, apoio e sustentação. Mas lembre-se que conforto ao amamentar é também uma questão de segurança. Afinal, a rotina exaustiva de cuidados com o bebê aliada ao provável sono acumulado podem facilitar com que a mãe pegue no sono durante a amamentação, em especial, nos períodos de madrugada.

Por isso, pensando na maternidade real, costumo recomendar que um bom teste para sua poltrona é sentar-se o mais confortavelmente possível, com o apoio de uma almofada de amamentar e soltar o corpo como se tivesse adormecido. Nessa condição, tente pensar se o bebê estaria confortavelmente apoiado, de modo a reduzir o risco de uma possível queda.

2. Eu tenho espaço suficiente para uma poltrona de amamentar?

Entendida a questão ergonômica, o segundo passo da nossa análise consiste em estudar  as medidas do seu ambiente, a fim de identificar se há espaço disponível para a alocação confortável da poltrona escolhida. poltrona-amamentaco-beb-me-crianca-amamentar-top-D_NQ_NP_496625-MLB25465066153_032017-O-294x300

Assim, com a planta do quarto nas mãos, você deve “brincar” com a posição dos móveis, montando diferentes “layouts”, porém, sempre respeitando e priorizando a hierarquia das atividades que você elegeu.

Se o espaço é pequeno, talvez não seja possível realizar todas as funções que você desejava para o quarto. Nesses casos, pense bem: não existe um outro cômodo tranquilo da casa onde você possa criar o seu ambiente de amamentar?

Talvez você tenha que optar entre ter uma cama auxiliar ou um poltrona de amamentar no quarto. Ou, ainda, optar por um modelo mais compacto, que não ocupe muito espaço e dificulte a locomoção.

E, assim, pensando no seu espaço e nas necessidades da sua família de forma objetiva, você estará no caminho correto para garantir a funcionalidade do ambiente do seu bebê.

MAS E se não houver espaço suficiente no quarto do bebê? 

Não se preocupe! Existem outras soluções. Aliás, para muitas mães, nem sempre o melhor lugar para acomodar a poltrona de amamentação é o quarto do bebê.

Recentemente, uma futura mãe me procurou justamente com essa questão: encontrar o lugar ideal para criar o seu espaço de amamentar e decidir sobre qual modelo escolher. Essa mãe sentia uma real necessidade de longas horas de sono por dia e temia que isso,de alguma forma, pudesse comprometer a rotina de amamentação.

Descobrimos então que a sua paixão por assistir séries de TV poderia ser um ótimo recurso para ajudá-la a permanecer acordada durante os longos períodos de dedicação noturna. Como ela já havia definido que não desejava ter TV no quarto do bebê, o local escolhido como o mais apropriado foi a sala da casa.

Assim, encontramos um modelo neutro, cujo estilo se adequava perfeitamente à decoração do espaço, que ficou incrível! E ela ainda me agradece por tê-la orientado a não colocar uma poltrona de amamentar tradicional no quarto do bebê.

Outras sicas importantes para o espaço de amamentar:

favicon Dê prioridade aos revestimentos que facilitem a limpeza. Lembre-se de que não é incomum que o bebê venha a regurgitar, ou ainda, que seja derramado leite ou a mamadeira.

favicon Ainda pensando em funcionalidade e conforto, é super recomendável que você tenha um móvel de apoio ao lado da poltrona, onde você poderá colocar um abajur com uma iluminação suave, bem como produtos de auxílio à amamentação e à higiene do bebê, tais como fraldinhas de boca .

favicon Lembre-se de que um dia o período de amamentação vai passar. Nesse momento,você poderá desejar alocar a poltrona em um outro espaço da casa para ter mais espaço no quarto do seu pequeno. Por isso, sugiro que opte por cores neutras, para que o móvel não conflite com o restante da decoração da casa.

Aqui na Toca, acreditamos que esse deve ser o caminho na escolha de qualquer mobiliário para o quarto do seu pequeno: Antes de pensar na decoração, busque entender quais as necessidades funcionais e quais são as possibilidades reais de distribuição do mobiliário no espaço. Agindo assim, você aumentará consideravelmente as chances de satisfação com o seu projeto.

E por falar em decoração, no próximo post, falaremos dos diversos estilos de poltronas de amamentação disponíveis no mercado e tratemos uma seleção especial com as peças queridinhas aqui na Toca. Acompanhe conosco e confira!

E você? Gostou do post? Qual a sua opinião sobre a escolha da cadeira de amamentação? Compartilhe com a gente a sua opinião!

Grande beijo!

Pri Guerreiro favicon

 

 

 

6 Comentários

  1. Quercia Nassara • em 19 de abril 2018

    Excelente

  2. Raquel • em 27 de julho 2018

    Mto bom!

  3. Sabrina • em 12 de agosto 2018

    Ola. Gostaria de saber o valor da cadeira de amamentacao. Como faco?

    • Priscila Guerreiro • em 14 de agosto 2018

      Oi Sabrina! Tudo bem? Nós não vendemos peças. A intenção deste post era basicamente uma reflexão sobre a necessidade da poltrona de amamentação, não indicação de peças. Mas esses modelos peças são fáceis de encontrar na net. Grande beijo, Pri.

  4. Anny • em 7 de maio 2019

    Obrigada não tenho espaço no quarto e tava pirando em pensar em colocar na sala, depois do seu post amei, até mesmo pq adoro séries tb.

    • Priscila Guerreiro • em 26 de maio 2019

      Fico feliz em saber! Depois em conte como foi a experiência! Grande beijo! Pri 🙂

Deixe seu comentário!

           

Método Montessori

Receba conteúdos sobre o método Montessoriano e como criar filhos plenos, criativos e autoconfiantes.