Notice: Undefined property: stdClass::$share in /home/priscil4/public_html/tocalola.com.br/wp-content/themes/tocalola/inc/functions/nexo-likes-facebook.php on line 5

Notice: Trying to get property of non-object in /home/priscil4/public_html/tocalola.com.br/wp-content/themes/tocalola/inc/functions/nexo-likes-facebook.php on line 5
facebook instagram twitter youtube youtube
Notice: Undefined index: feed in /home/priscil4/public_html/tocalola.com.br/wp-content/themes/tocalola/header.php on line 88
22 dezembro 2019

Serra Gaúcha com crianças: Dicas de Gramado (Natal Luz), Canela e Bento Gonçalves – Parte 2

Na Toca com a Lola | Passeios e viagens com crianças

Continuando o relato de nossa viagem pela Serra Gaúcha com as pequenas, no post de hoje conto sobre a nossa parada estratégica de três dias em Bento Gonçalves, a capital do vinho, antes de partirmos para conhecer o Natal Luz, em Gramado.

E se você é daqueles que acham que enoturismo não combina com famílias com crianças, te desafio a ler esse post até o final. Duvido que você não o termine brindando com a turminha do suco de uva e planejando a próxima viagem! 🙂

Natureza, tranquilidade, lugares belíssimos, ótima comida e diversão. Quem vem?! 🙂

dicas-bento-goncaolves-com-criancas-vinicola-dal-pizzol-4

Sem dúvidas, Gramado é o destino mais famoso na Serra Gaúcha. Mas se tiver como incluir pelo menos três dias em seu roteiro, recomendo conhecer a Bento Gonçalves, a terra do vinho.

No post anterior contei tudo sobre o planejamento da nossa viagem pela Serra Gaúcha com crianças. No post de hoje, compartilho dicas preciosas para planejar um roteiro de 3 dias por Bento Gonçalves!

Partiu, Férias! 🙂

Pé na estrada!

A viagem de Porto Alegre a Bento Gonçalves é rápida, apenas 120 Km de lindas paisagens.

Fomos curtindo a vista, em um dia ensolarado perfeito. Já chegando em Bento, cerca de 20 km, decidimos almoçar no Restaurante e Café Colonial Nono Otávio.

Escolhemos esse restaurante porque tinha tudo o que precisávamos para mergulhar naquele delicioso clima que só a serra gaúcha tem: natureza, ambiente familiar, simplicidade, sabor de casa de vó e mergulho nas nossas memórias afetivas.

dicas-bento-goncalves-com-criancas-restaurante

 

dicas-serra-gaucha-com-criancas-bento-goncalves-restaurante-2

Foi uma delícia saber que almoçaríamos com essa vista: dicas-bento-goncalves-com-criancas-restaurante-2

Lorena amou a entrada de Sopa de Capeletti! dicas-bentogoncaolves-comcriancas-restaurante-3

Sim, a sopa estava uma delícia, mas ainda tinha piem (até agora não entendi bem o que é! rs…), galeto, carne de porco, massas, fortaia, linguiça frita, polenta frita e brostolada, pão caseiro, salada de radicch com bacon entre outras. Sobremesas diversas e café. Uau! E tudo isso por um valor super justo!

Acabou? Que nada! Ainda curtimos um relax pós- almoço, nessas  redes estrategicamente posicionadas em frente ao lago.

Enfim, férias! Que delícia!

dicas-serra-gaucha-com-criancas-bento-goncalves-restaurante

Hospedagem

Dali, partimos para o Hotel Villa Michelon, nossa hospedagem em Bento Gonçalves, como contei no post anterior.

Minha estratégia de viagem com as crianças é sempre tentar equilibrar dias de mais atividades, com dias de puro descanso. Por isso, nosso objetivo neste segundo dia era realmente relaxar e recarregar as energias.

Assim, tiramos a tarde para descansar curtindo a piscina aquecida do hotel com as pequenas. Foi uma deliciosa farra! 🙂

2

Como contei no post anterior, já fizemos essa mesma viagem quando Lorena tinha dois anos e meio. Por isso, como conhecíamos a região, foi fácil selecionarmos apenas os passeios mais bacanas para as crianças.

Mas é claro que reservamos alguns programas estratégicos para nós, quando elas estivessem dormindo. 🙂 Confiram!

Bento Gonçalves

Existem cinco principais regiões turísticas em Bento Gonçalves: Vale dos Vinhedos, Caminhos de Pedra, Vale do Rio das Antas, Cantinas Históricas e Encantos de Eulália. 

dicas-bentogoncaolves-com-criancas-680x1024 A mais famosa certamente é o Vale dos Vinhedos, na sequência, o Caminhos de Pedra e e as demais vão se tornando mais conhecidas a cada dia. Confiram as nossas principais dicas:

1. Vale dos Vinhedos

É onde se encontram as principais vinícolas, restaurantes e hotéis. São tantas opções interessantes, que você pode ficar a viagem inteira por lá se quiser. Aliás, é tudo tão perto, que dá para deixar o carro no hotel e conhecer as vinícolas com a segurança de um serviço de transporte por aplicativo.

dicas-bento-goncaolves-com-criancas-3-923x1024

Essa foi a única região que conhecemos em nossa última viagem a Bento, há três anos. De todas as vinícolas do Vale, a que mais gostamos foi Pizzato.

De todas as 6 vinícolas  que conhecemos no Vale, a  Pizzato foi a vencedora nos quesitos vinho e atendimento. Adoramos os vinhos e, apesar de não se entitularem como uma vinícola “Kids friendly”,  ficamos tocados pela forma atenciosa e gentil com que trataram nossa filha Lorena durante todo o passeio, mesmo sendo a única criança.

Desta vez, optamos por conhecer as outras regiões, mas, como nosso hotel ficava bem no centro do Vale, acabamos curtindo bastante o Vale também.

Por falar em hotel, o nosso tinha uma Fazendinha e foi um barato acordar e ir alimentar os bichos com as meninas bem cedinho.

bento-goncalves-com-criancas-dicas-hotel-villa-michellon-2Nem preciso dizer que elas amaram, né?! 🙂

serra-gaucha-com-criancas-dicas-2

Decidimos aproveitar nossa primeira manhã ao ar livre! Lolô foi andar de quadriciclo com o pai, enquanto eu brincava com Antonella no parquinho.

IMG-20191117-WA0002-1024x484

Se você não estiver hospedado nesse hotel, mas quiser aproveitar o ambiente com as crianças, dá para curtir o parquinho e alugar passeios de quadriciclo e tiroleza. Tudo isso a alguns passsos do restaurante Mamma Gema, uma ótima opção para o almoço em família. Fica a dica!

2. Caminhos de Pedra

O Caminhos de Pedra é uma rota turística rural de 12 km, distante cerca de 15 minutos de Bento Gonçalves, ao longo da qual o visitante encontra atrações voltadas ao resgate do patrimônio cultural dos imigrantes italianos que chegaram ao Rio Grande do Sul em 1875.

A motivação que deu início à transformação da região no turístico Caminhos de Pedra foi a preservação de dezenas de casas históricas, feitas de pedras e madeira. Hoje, no entanto, mais do que um acervo arquitetônico importante, o Caminhos oferece ao turista um mergulho cultural na história e na vivência de algumas das primeiras famílias italianas que chegaram na Serra Gaúcha.

O roteiro tem atrações para todas as idades, nos mais de 20 locais a serem visitados – na maioria deles o atendimento é feito pelos proprietários, famílias descente dos imigrantes italianos.

Diversão

Uma ótima dica para começar a conhecer a Rota Caminhos de Pedra com as crianças é a Casa da Ovelha. Lá são produzidos iogurtes e queijos realmente fantásticos, e sempre rola uma degustação. Mas existem diversas atividades, a cada 30 minutos, que vão desde vão desde a amamentação de filhotes e ordenha a passeio de trator.

Confira a  agenda com a programação no   site  da Casa da Ovelha.

Para quem tem crianças maiores, vale conhecer também o  Caminhos da Aventura. Tem arvorismo, escalada, rapel, tirolesa e muito mais!

Restaurante

Curtir momentos a dois em uma viagem com crianças pequenas requer muita estratégia! 🙂 Como nossas filhas acordam muito cedo e possuem uma rotina de sono após o almoço, esse acaba sendo um ótimo momento para conhecermos restaurantes a dois.

Nossa estratégia é a seguinte: depois de uma manhã cheia de atividades, retornamos para o hotel, oferecemos o almoço delas e um banho relaxante. No carro, dois minutos depois elas já estão dormindo.

E foi assim que conseguimos curtir um almoço a dois no delicioso restaurante do Chef M. Crippa.

bento-goncalves-dicas-restaurante-chef-m-crippa-877x1024dicas-viagem-com-crianças-serra-gaucha

A especialidade da casa são risotos ( o meu prato preferido!) e carnes, harmonizados com deliciosos vinhos da região. Sem dúvida, vale a visita!

Cafezinho

Dali fomos curtir um café e uma encantadora tarde ao ar livre no Benevento Chocolate & Café, o melhor cafeteria da região segundo o TripAdvisor (e rapidamente descobrimos o porquê!).  🙂

dicas-bento-goncaolves-com-criancas-beneveto-cafe-2-744x1024 Essas fotos certamente não fazem jus à tarde maravilhosa que tivemos nesse lugar! Um café delicioso, um chocolate artesanal perfeito, tortas fantásticas. E tudo isso pode ser degustado ao ar livre, em uma linda área no gramado, com almofadas e mesinhas estrategicamente posicionados, próximo a um parquinho.

dicas-bento-goncaolves-com-criancas-beneveto-cafe-774x1024

O dia estava lindo e curtimos o nosso café pós almoço relaxando, enquanto elas se esbaldavam no parquinho.  dicas-bento-goncaolves-com-criancas-beneveto-cafe-3-707x1024Uma tarde realmente perfeita! 🙂

2. Vale do Rio das Antas e Cantinas Históricas

Como são duas regiões pequenas e bem próximas, dá para fazer um combinado no mesmo dia!

Vale do Rio das Antas

O ponto mais visitado e conhecido de toda a rota é certamente a Vinícola Salton, uma das maiores do Brasil, mas há muito mais para se fazer na região.

Além das belezas naturais do vale, a região (do Rio das Antas) oferece restaurantes, quiosques que comercializam produtos coloniais, vinícolas, uma cervejaria e até uma destilaria e pousada, além de bons vinhos, é claro!

Escolhemos conhecer a Casa Postal Vinícola e Bistrô   em um almoço harmonizado com uma degustação de vinhos,  em um ambiente bastante aconchegante.

20191118_124158-2Sinceramente, escolhemos o local pelo Bistrô e fomos surpreendidos pela qualidade dos vinhos! Curtimos tanto que acabamos até trazendo algumas garrafas para casa.

Dali, partimos para a Rota Cantinas Históricas e descobrimos um grande achado dessa viagem: a Vinícola  Dal Pizzol. Uma vinícola totalmente kids friendlly!

Cantinas Históricas

Um trecho de cerca de 5 km reúne vinícolas e armazéns históricos – as chamadas cantinas eram locais onde os colonos guardavam seus mantimentos no fim do século 19. Nossa destino foi a Dal Pizzol, um parque com vinícola, minifazenda e loja de vinhos.

dicas-bentogoncaolves-com-criancas-2

Animais passeando soltos, parquinho, e degustação de vinhos. Tudo em um mesmo lugar!

dicas-bento-goncaolves-com-criancas-vinicola-dal-pizzol-1-620x1024dicas-bento-goncaolves-com-criancas-vinicola-dal-pizzol-3-676x1024dicas-bento-goncaolves-com-criancas-vinicola-dal-pizzol-2

Como as meninas curtiram esse lugar! 🙂 E nós, mais uma vez, conseguimos desfrutar de momentos para lá de especiais com as nossas pequenas!

dicas-bento-goncaolves-com-criancas-vinicola-dal-pizzol-4

A dica aqui é: reserve sua visita antes. Chegamos de surpresa em pleno fim de tarde de uma segunda-feira, data em que não costumam receber visitantes e estão se reabastecendo após o final de semana. Resultado?

Queríamos aproveitar o lindo jardim para degustar um Piccolo Piacere, um combo composto de embutidos, queijos, castanhas, pão e antepasto e um vinho ou espumante de escolha do visitante.

Como era necessário agendamento prévio, não estavam preparados para nos atender e ficamos na vontade pelo nosso piquenique. Que pena…Mas tudo bem! Fica para a próxima!

Ficaram para a próxima também conhecermos a Rota Encantos de Eulália. e o passeio de trem Maria Fumaça, que deve ser uma experiência inesquecível para as crianças!

No próximo post, continuamos nossa viagem com dicas especiais sobre o Natal Luz de Gramado! Até lá!

Mas me conte: gostou deste post?!

Tem dicas da Serra Gaúcha para contar para a gente?  Não deixem de me contar nos comentários!

Beijos, Pri

coracao-rosa.png.semfundo-4-300x300

Deixe seu comentário!

           

Método Montessori

Receba conteúdos sobre o método Montessoriano e como criar filhos plenos, criativos e autoconfiantes.