05 março 2018

Qual a melhor posição do espelho em um quarto montessoriano de bebê?

Ambiente Montessoriano | Criando a sua Toca | Método Montessori | Planejando o espaço | Quarto Montessoriano

O espelho possui um papel fundamental em um quarto montessoriano, como já contei por aqui. Mas qual o lugar ideal para se colocar o espelho no quarto do bebê: próximo à cama ou junto à área de brincar? Essa foi a dúvida que recebi da nossa leitora Rafaela e é o tema do nosso post de hoje.

espelho-quarto-montessoriano-tocalola

É muito comum ver um espelho baixo nos quartos e nas salas de aula montessorianas. Se você acompanha o blog, certamente já sabe sobre a importância do espelho em um ambiente montessoriano, como já contei aqui.  Para os bebês, essa importância se torna ainda maior por dois motivos principais:

  1. O espelho serve para que a criança possa se conhecer e entender que é uma pessoa distinta da mãe. Assim, ao se enxergar, a criança começa a se reconhecer como indivíduo, auxiliando no desenvolvimento da autonomia e da força de vontade.
  2. Além disso, o espelho estimula o movimento, incentivando inicialmente o engatinhar, depois, o levantar e, enfim, o andar. Além disso, as crianças se divertem muito descobrindo as possibilidades de seus movimentos faciais, um barato!

Assim, entendida a importância do espelho para o bebê, partimos para a resposta da dúvida apresentada pela Renata. Uma questão, muito interessante, aliás, justamente, porque, nesse caso, não há certo ou errado. Mas é claro que existem algumas dicas que podem ajudá-la a encontrar o melhor espaço, de acordo com a rotina da sua família e do seu bebê. Anote aí!

1º) Entendidos os benefícios que o uso do espelho pode proporcionar ao desenvolvimento seu filho,  vc perceberá que, independentemente de onde o espelho estiver, ele contribuirá para o desenvolvimento do seu pequeno. Por essa razão, afirmamos que não há posição certa ou errada. Aliás, você poder ter, inclusive, mais de um espelho no espaço.

2º) Contudo, como uma das principais funções do espelho é estimular o movimento e a coordenação do bebê, se tivesse que escolher uma única posição, eu recomendaria que não o colocasse próximo a um lugar muito macio ( como um colchão, por exemplo), e sim, próximo a um tapete firme, ou sobre um cobertor dobrado. Dessa forma, proporcionamos mais firmeza, o que facilita o movimento do bebê, entende?

espelho-quarto-bebe-montessoriano-toca-lola

Não dá para esquecer que o bebê ainda está começando a aprender a coordenar seus movimentos. Dessa forma, cada movimento realizado de forma autônoma é um grande esforço e uma mega conquista para o seu pequeno! Por isso, estar em uma superfície firme é fundamental para que ele explore os seus movimentos com mais segurança.

Para estimular ainda mais o movimento, sugiro que coloque alguns materiais que o bebê possa tentar agarrar, presos a uma barra de proteção na frente do espelho. Isso o incentivará a se esforçar para alcançar esses objetos, contribuindo ainda mais para a realização de exercícios de psicomotricidade de uma forma totalmente natural e espontânea.
espelhos-barra-quarto-montessori-toca-lolaE aí? Quem já vivenciou essa experiência com os pequenos?? Como foi? Conte para a gente! 🙂

Falamos neste post sobre a questão dos bebês, mas é bom reforçar que os espelhos são super- importantes em cada fase do desenvolvimento dos pequenos. Por aqui, a Lola já está com três anos e meio e simplesmente ADORA seus espelhos! Além das naturais brincadeiras no espelho, ela está vivendo uma fase em que adora se arrumar e se enfeitar! Já a vi algumas vezes dizendo em frente ao espelho: Como estou bonita hoje! – Um barato!!- Pelo jeito, auto-estima é o que não falta por aqui! hahahahaahaha

Quem nos acompanha pelo instagram já sabe que estamos de mudança para um apartamento novo, né? Ontem retiramos os espelhos, brinquedos e outras peças do quarto. Ao chegar, a primeira coisa que ela disse – indignada!- foi: cadê o meu espelho? E só aceitou, quando mostramos o espelho arrumadinho para ir para o quarto novo.

Já, já eu mostro para vocês como estão ficando os quartos da Lorena e da Antonella! Uma fofura!! Novidade a caminho! Continuem acompanhando com a gente! 🙂

coracao-rosa.png.semfundo-4

Me aprofundo sobre esses princípios no curso Montessori em Casa: do zero aos três anos. Também apresento o passo a passo para todas as aquisições de independência do bebê. Conheça: https://priscilaguerreiro.com/curso-montessori

Esse é meu curso mais completo sobre a filosofia de educação Montessori para que você saiba preparar o quarto, a casa, e se preparar para apoiar o pleno desenvolvimento do seu filho.

Um grande beijo!

Pri Guerreiro

coracao-rosa.png.semfundo-4

3 Comentários

  1. nathalia almeida • em 16 de março 2018

    Adorando os posts! Já com várias ideias para o quartinho da minha pequena que está por vir! Qual tipo de espelho voce recomenda? Espelho espelho mesmo, norma? ou uns de acrílico (vi umas pessoas falando sobre este tipo).

    Obrigada pela ajuda!

    • Priscila Guerreiro • em 16 de março 2018

      Oi Nathalia! Fico feliz que esteja curtindo o blog!:) Com certeza eu recomendo espelhos de acrílico para o quarto dos pequenos. Chega uma fase em que eles acham a maior graça em bater com as maozinhas ou com objetos no espelho e é nessa hora em que o espelho comum pode ficar bem perigoso! Um grande beijo! Pri

  2. Aline • em 3 de abril 2018

    Tinha dúvidas do quarto montesseriano…
    Agora tenho certeza que quero esse quarto pra Isis 💕

Deixe seu comentário!