14 junho 2018

Playlist do parto (e da gestação) / Toca Lola

Diário de Gestação | Gestação | Pessoalidades

Uma das coisas mais bacanas de quando se está grávida é construir memórias afetivas dessa fase tão especial, que é a preparação para a chegada de um filho. E nada melhor do que boas músicas para contribuir para a construção dessa poderosa conexão entre a família e o bebê. No post de hoje, compartilho playlists com músicas super especiais para o parto, que preparei durante a gestação das minhas filhas Lorena e Antonella. Espero que curtam!

playlist-musicas-parto-gestacao-toca-lola

Para mim, tudo é experiência. E toda experiência carrega sensações variadas: cores, sons, cheios, sabores…

Assim, quem me conhece sabe o quanto sou apaixonada por música! Vivo criando set lists para tudo no aplicativo spotify: músicas para café da manhã, músicas para um jantar especial, músicas para escrever, músicas para pegar a estrada de carro,… E é claro que não poderiam faltar as músicas para a gestação e para o parto das minhas filhas, não é?

A música contribui para o bem-estar da mãe, e pode, inclusive, diminuir aqueles sintomas bem chatos da gravidez, tais como ansiedade, estresse, insônia e hipersensibilidade.

Ouvir músicas na gestação pode trazer muitos benefícios também para o bebê, já que, por volta do quinto mês de gestação, ele já é capaz de ouvir os sons externos.

A playlist do parto da Lorena

Depois de uma longa pesquisa durante a gestação, essas foram as músicas escolhidas por mim para o parto da Lola:

playlist-musicas-parto-gravidez-toca-lola

Muitas dessas músicas são bem clássicas em playlists de parto, outras são escolhas bem pessoais mesmo, mas todas foram muito ouvidas durante toda a gestação.  Elas viraram um CD (sim, eu ainda era analógica!kkk), que acabou se tornando uma das lembranças de maternidade e todos amaram!

playlist-parto-toca-lola-2

Adoro todas as músicas selecionadas, mas escolhemos a canção Vieste, do Ivan Lins, como a que deveria estar tocando no momento do nascimento da nossa pequena. Alias, essa foi a única missão dada ao meu marido no dia do parto: colocar a música escolhida na hora do nascimento (coisa de mãe de primeira viagem, dêem um desconto! 😜)

Dá para imaginar o que aconteceu? Com toda a objetividade peculiar de um engenheiro,  Antonio cumpriu a missão colocando a música Vieste no repeat do aparelho por quase uma hora! Dá para acreditar?

Se eu me lembro? Claro que não! 🙂 No auge da dor, com 10 cm de dilatação, eu estava tão concentrada que não conseguia ouvir nada! Sério, nem percebi esse detalhe! Só soube em uma consulta, quando, em meio às gargalhadas, ele e a médica me contaram o trauma da música depois de tantas repetições. 🙂

Brincadeiras à parte, foi realmente foi muito mais prazeroso vivenciar as horas de trabalho de parto ao som de músicas cheias de significado para nós, que passaram a fazer parte da nossa história. Emoção pura!

Essa experiência foi tão forte, que até hoje nos emocionamos quando, ao acaso,  ouvimos alguma dessas músicas do parto. De verdade!

A playlist do parto da ANTONELLA

Depois dessa experiência tão marcante, é claro que eu tinha que criar uma playlist super especial também para o parto da minha segunda filha, Antonella. Algumas músicas seriam repetidas, mas muita coisa seria diferente…

O que eu decidi fazer diferente?

  • Em uma segunda gestação, com mais experiência, eu sabia que o trabalho de parto duraria muitas horas. Assim, aboli o cd e decidi criar uma playlist bem mais longa, utilizando o app Spotify. Sem a limitação de tempo de um CD, ficou tudo mais simples.

* Dica: Sugiro que monte a sua lista pensando em, no mínimo, em 5 horas de música. Cada parto é um parto, claro! Mas, para você ter uma ideia, o trabalho de parto da Lola durou: 12 horas e o da Antonella durou 11 horas.

  • Decidi não utilizar apenas músicas com temática relacionada diretamente com o parto, passando a incluir também outros tipos de músicas calmas e relaxantes, que eu realmente curtisse ouvir no dia-a-dia.
  • Com a lição prática do primeiro parto, não estabeleci nenhuma música específica para o momento do nascimento da Antonella; preferi deixar que isso acontecesse ao acaso.

* Nota: Não conseguimos escolher uma música durante a gestação, mas tínhamos um carinho especial pela canção Espatódea, do Nando Reis.
Antonella é a quarta filha do meu marido, a nossa “quarta estrela”, como na música. Além disso, como não amar esses versos: “Não sei se o mundo é bom/ 
Mas ele ficou melhor quando você chegou/ E perguntou /Tem lugar pra mim?”

* A emoção foi tão grande na hora do nascimento que não percebemos qual música estava tocando, dá para acreditar? Estamos aguardando a filmagem para saber. 🙂

Na prática, como foi?

Imagine passar horas sentindo uma dor crescente, em um quarto fechado… Posso dizer, sem hesitar, que ter essas nossas músicas tocando foi muito importante para conseguir alcançar o clima de acolhimento e humanização que eu tanto desejava para o meu parto.

playlist-parto-toca-lola

Foi realmente emocionante e inesquecível viver essa experiência com meu marido! Nas muitas horas que passamos aguardando a evolução do parto, ter essas músicas tão familiares para nós tocando nos acolheu e nos conectou de uma forma muito especial e emocionante.

Não vejo muito sentido em criar uma playlist só para o dia do parto. Na minha sincera opinião, essa seleção de músicas só tem sentido se passar a fazer parte da rotina da família durante a gestação.

Como ouvimos nossa playlist durante toda a gestação, cada uma das músicas era muito familiar para nossa família, não só para mim. Lorena, inclusive, costumava pedir: mãe, bota a música da Antonella?- uma fofura!

As primeiras músicas são bem clássicas desse período de gestação/ parto. Já as próximas são bem variadas, seguindo um gosto bem eclético ( já adianto! rs), mas todas bem tranquilas e relaxantes.

Para quem quiser conhecer, a playlist está no app Spotify.  Como ela é pública, é só clicar aqui: Antonella Scheiffer (gestação- parto).

Espero que curtam e se inspirem para criarem as suas próprias playlist!

E você? Tem alguma dica de música para compartilhar? Conte para a gente!

No próximo post, compartilharei com vocês o relato do parto da Antonella.

Grande beijo!

Pri Guerreiro

Deixe seu comentário!