Notice: Undefined property: stdClass::$share in /home/priscil4/public_html/tocalola.com.br/wp-content/themes/tocalola/inc/functions/nexo-likes-facebook.php on line 5

Notice: Trying to get property of non-object in /home/priscil4/public_html/tocalola.com.br/wp-content/themes/tocalola/inc/functions/nexo-likes-facebook.php on line 5
facebook instagram twitter youtube youtube
Notice: Undefined index: feed in /home/priscil4/public_html/tocalola.com.br/wp-content/themes/tocalola/header.php on line 88
28 dezembro 2019

Natal Luz com crianças em Gramado- Serra Gaúcha- Parte 3

Na Toca com a Lola | Passeios e viagens com crianças

Vale a pena conhecer o Natal Luz, em Gramado  com crianças pequenas?

Não estranhe essa pergunta. O Natal mais famoso do país já faz parte do imaginário dos brasileiros e, em especial, das famílias com crianças. E é claro que eu também me incluo nessa lista! 🙂

Eu não tinha nenhuma dúvida de que a cidade ficaria ainda mais linda nessa época. Mas, cá entre nós, para uma viajante experiente, que foge de destinos turísticos em alta temporada, era grande o desafio de conhecer Gramado, com duas crianças pequenas, em pleno Natal Luz, sem cair nas famosas “roubadas turísticas”.

Por isso, baseado em minhas pesquisas, em minhas quatro viagens à Gramado e em nossa experiência de conhecer o Natal Luz com as pequenas em 2019, no post de hoje, compartilho dicas super importantes para você aproveitar o melhor dessa festa inesquecível na Serra Gaúcha com os pequenos.

dicas-natal-luz-gramado-com-criancas-9

Antes de mais nada, se a pergunta inicial deste post ainda está ressoando na sua cabeça, já te adianto a resposta: SIM, vale a pena ir conhecer o Natal Luz de Gramado com crianças pequenas. A festa é linda, a decoração nas ruas de Gramado é primorosa e o clima de Natal é contagiante.

Mas recomendo fortemente que você conheça as dicas que te darei neste post para aproveitar o melhor da festa e evitar transtornos desnecessários (ainda mais com crianças pequenas, né?!). Então, vamos lá?!

1. Qual a melhor época para visitar Gramado durante o Natal Luz?

O Natal Luz costuma acontecer da segunda quinzena de outubro à primeira quinzena de janeiro. Se a sua ideia, como a minha, é mergulhar no clima de Natal com os pequenos, acredito que os meses de novembro e dezembro sejam mais adequados.

Contudo, por motivos óbvios, é bom lembrar que os valores sobem muito em dezembro e a cidade fica sempre lotada, em especial, nos finais de semana.

Além disso, nos finais de semana fica impossível estacionar o carro no Centro da cidade, onde se concentram a maioria das atrações noturnas da cidade.

Soma-se a isso o fato de que, assim como Brasília, Gramado não possui semáforos e o pedestre sempre tem prioridade. Ou seja: O pedestre coloca o pé na faixa e os carros que estão na via param para deixá-lo passar.

Isso indiscutivelmente é uma maravilha, um sonho, é claro! Mas, naturalmente, com a cidade lotada, o trânsito fica mais lento e você precisa sair ainda mais cedo para conseguir chegar no horário dos eventos do Natal Luz. 

Por tudo isso, minha sugestão é optar pelo mês de novembro, se possível, assistir os shows durante a semana. 

2. Onde se hospedar? 

Se você não conhece a região, antes de procurar uma hospedagem, é bom ter em mente que Gramado é uma cidade pequena e fica a apenas 9 Km de distância de Canela, onde, de forma geral, os hotéis possuem preços mais atrativos.

Por isso, na maior parte do ano, se você estiver de carro, a distância do hotel não deverá fazer tanta diferença.

Mas, pelos motivos anteriormente descritos, escolher uma hospedagem próxima ao centro da cidade é sempre uma ótima pedida na época do Natal Luz!

Outra questão importante a ser avaliada: os preços dos hotéis sobem MUITO nessa época.

Sim, eu também amo ficar em hotéis pelo conforto e pela comodidade, mas aconselho que avalie a possibilidade de alugar uma apartamento…

Pela primeira vez, decidimos ficar em um apartamento alugado e amamos a experiência! Espaço, conforto e comodidade por menos da metade do preço de um hotel no mesmo padrão

Nosso apartamento tinha duas suítes com cozinha sala e cozinha integrada, um charme!

20191119_141120-2

Nós curtimos, mas as meninas curtiram ainda mais a nossa casinha em Gramado.  Elas adoravam ir à padaria com o pai pela manhã e brincar na pracinha à tarde.

Foi realmente muito gostoso sentir um pouquinho o clima de ser um morador local. #FICAADICA!

3. É possível curtir o Natal Luz sem ter que comprar ingressos para shows?

SIM! Acredite: Seja por meio da linda decoração natalina que enfeita a cidade ou pelos  eventos gratuitos que acontecem periodicamente, só de estar em Gramado nessa época, você já estará vivenciando a magia do Natal Luz.

dicas-natal-luz-gramado-com-criancas-11

E se a cidade já fica linda durante o dia, imaginem à noite!

dicas-natal-luz-gramado-com-criancas-4

Ok. Para não acharem que é papinho de “Poliana”, listo aqui alguns dos principais eventos gratuitos que acontecem na cidade e que nós adoramos:

3.1 Show de Acendimento das luzes

Esse foi o primeiro evento que participamos na cidade e devo confessar que foi o mais emocionante!

Ver a alegria das minhas filhas (e a nossa, é claro!) foi inesquecível!

dicas-natal-luz-gramado-com-criancas-10

Sem dúvida, o Acendimento de Luzes é o principal espetáculo gratuito do Natal Luz. E como é um show imperdível e concorrido, é aconselhável chegar cedo (pelo menos, meia hora antes) para garantir o melhor lugar.

Dica: Procure não ficar muito na frente, colado ao Palácio dos Festivais (palco do espetáculo). Como o palco é elevado, para ter uma melhor visibilidade, o ideal é se afastar um pouco, ficando do outro lado da calçada, próximo à Rua Coberta.

22851999_1683856205021569_2359715912964711857_n

O evento acontece diariamente, às 20 horas e dura cerca de 20 minutos.  Nele, o Papai Noel se emociona com a carta de uma menininha, que ao invés de pedir um brinquedo faz um pedido muito especial para o Papai Noel, o acendimento das luzes da cidade.

Com este pedido tão especial o bom velhinho convoca o conselho das luzes de natal e com a ajuda do publico coordena um projeto para iluminar toda a cidade.

Parece uma história bobinha, mas é bem bonito ver as luzes da cidade se acendendo (principalmente se for a sua primeira noite na cidade!)

dicas-natal-luz-gramado-com-criancas-5-762x1024

3.2 Parada de Natal

Toda sexta, sábado e domingo às 16h, acontece um desfile com mais de 40 componentes, entre músicos e artistas (que também participam dos shows pagos), que fazem um lindo desfile, animando a todos com músicas natalinas tocados de maneira descontraída.

Além do Papai Noel, é claro, a maior atração é a Roda Sinfônica, uma mini-roda gigante movida a pedal ocupada por três instrumentistas, que tocam sax, bateria e xilofone.

natal-luz-atracoes-gratuitas

O evento alegre e contagiante, acontece na Avenida Borges de Medeiros (próximo a Rua Coberta e o Palácio dos Festivais) sempre as sextas, sábados e domingos, às 16 horas.

33NatalLuzGramado_1195-1170x780-1-1024x683

4. O que saber antes de comprar ingressos para os shows do Natal Luz com crianças pequenas?

Em 2019, o Natal Luz contou com 4 principais espetáculos pagos:

  1. O Grande Desfile de Natal, na ExpoGramado
  2. A Lenda do Bosque de Natal, na ExpoGramado
  3.  Illumination, no Lago Joaquina Rita Bier

Os Shows são lindos, super bem produzidos (e caros)!

dicas-natal-luz-gramado-com-criancas-7

Sinceramente, eu tinha dúvidas se realmente valeria a pena pagar por ingressos tão caros, que começavam tarde (às 21:00h), tendo crianças pequenas que costumam dormir cedo.

Mas como sou daquelas que acredita que “se está na chuva é para se molhar”, comprei ingressos para O Grande Desfile de Natal e A Lenda do Bosque de Natal. 

Não comprei para o Illumination (apesar de achar que esse deveria ser o mais bonito de todos) pois fica em um local aberto, na beira de um lago (com histórico de muito frio), e, com crianças pequenas, eu realmente temia que que estivesse muito frio ou chovendo.

4.1 Dicas preciosas antes de comprar os ingressos: 

Na minha opinião, existem dois fatores que podem comprometer totalmente a experiência de famílias com crianças pequenas e que, por isso, deveriam ser  reavaliados pela organização do evento: o horário dos shows e a localização dos assentos.

4.2 O horário dos shows

Os shows começam pontualmente às 21: 00 h e possuem duração de cerca de uma hora e meia.

Contudo, como os ingressos são vendidos por área e não possuem assento marcado, mesmo tendo adquirido ingressos em um bom setor, você precisará chegar muito cedo (com, pelo menos, uma hora de antecedência) para aumentar suas chances de conseguir um bom assento.

Se você é pai de uma criança pequena, já deve estar imaginando o quanto esse programa pode começar a ficar complicado e requerer um planejamento estratégico para driblar o sono, dar banho, jantar, deslocamento,…

Por isso, deixo aqui a minha primeira sugestão para a organização do evento: Como os dois shows que acontecem no Expo Gramado são destinados às crianças, seria interessante que reservassem ao menos uma opção semanal com horário mais cedo, tipo 19:00h, para as famílias com crianças pequenas.

4.3 A localização dos assentos

Para escolher o melhor assento, a dica é sempre localizar onde está o Tapete Vermelho ou setor VIP (somente para convidados). Esses são os melhores locais do espetáculo, e também os mais caros. Por isso, a primeira dica é procurar sempre os setores que estejam mais próximos do Tapete Vermelho.

Mas devo avisar que isso não é garantia de conseguir um bom lugar, pois, como disse anteriormente, os ingressos são vendidos por áreas, sem assentos marcados.

Eu já tinha ouvido falar de tudo isso, mas devo confessar que subestimei a questão do horário pois estava em um bom setor…

Em nosso primeiro evento, O Grande Desfile de Natal, compramos ingressos para o setor imediatamente atrás do Tapete Vermelho (uhú, perfeito! :)) e chegamos na arquibancada às 20:15h. Foi o suficiente para sentarmos na região mais alta do setor, bem distante do local do desfile.

Uma imagem para vocês terem uma ideia (OBS: O vídeo está com zoom, mas acho que dá para entender…):

Grande parte da graça  e do encanto desse tipo de evento é sentir a alegria e a expressão contagiante dos atores, que interagem com o público durante o desfile. Mas estávamos tão longe, que perdeu boa parte do charme… Principalmente para minha filha, que ainda com sono e pediu para ir embora algumas vezes…  🙁

Devo confessar que ficamos um pouco decepcionados e só nos animamos mesmo no final, contagiados pela alegria das nossas pequenas ao ver a neve caindo no fim do desfile.

dicas-natal-luz-gramado-com-criancas-8

No próximo evento, A Lenda do Bosque de Natal, já maceteados, tivemos uma experiência foi totalmente diferente! Chegamos cedo e pegamos em excelente lugar em nosso setor bem próximo ao palco, o que nos permitiu ver todo o espetáculo sem perder nenhum detalhe.

dicas-natal-luz-gramado-com-criancas-3

Resultado? Minha filha amou! Interagiu com os personagens e até hoje canta e dança a música tema da peça!

Reparem a alegria da Lola quando a peça acabou:

 

dicas-natal-luz-gramado-com-criancas-2

4.4 Dicas quentes!

Por isso, a menos que os assentos passem a ser marcados para os próximos anos, caso opte por comprar algum dos eventos do Natal Luz, a dica é: Escolha o melhor setor que puder e chegue bem cedo! 

Mas, com ou sem shows, tenha certeza de que conhecer Gramado durante o Natal Luz é uma viagem encantadora e cheia de magia para todos nós: adultos e crianças.

dicas-natal-luz-gramado-com-criancas-6

Memórias inesquecíveis que guardaremos para a vida inteira!

dicas-natal-luz-gramado-com-criancas

Gostou das minhas dicas? 

Não deixe de contar aqui embaixo as suas dicas de Gramado com crianças!

Grande beijo!

Pri Guerreiro

coracao-rosa.png.semfundo-4-300x300

2 Comentários

  1. Viviane Mayer Guisard • em 29 de dezembro 2019

    Pri! Oiê! Como sempre suas dicas são ótimas…queria complementar com uma dica de restaurante incrível em Canela. Tanto para casais quanto para famílias. Chama Magnólia. É uma casa antiga, toda preservada, com espaço kids, cinema, um bar super diferente e comidas deliciosas.
    Vale muito a pena conhecer! Quem quiser ter uma ideia de valores e do espaço, só checar o site…
    E para presentes diferentes, típicos de Bali, indonésia etc, tem a loja Mãos do Mundo. Em Gramado e Canela. Super recomendo. Lenços, anéis, pulseiras, itens para casa…adoro tudo!
    Parabéns novamente pelos posts!
    Grande beijo, Vivi

    • Priscila Guerreiro • em 3 de janeiro 2020

      Obrigada, Vivi! Você sempre participando ativamente da Toca, que delícia de ver! Dica anotada! Com certeza passaremos por lá em nossa nova visita a Gramado. 🙂 Bjs,Pri

Deixe seu comentário!

           

Método Montessori

Receba conteúdos sobre o método Montessoriano e como criar filhos plenos, criativos e autoconfiantes.