Notice: Undefined property: stdClass::$share in /home/priscil4/public_html/tocalola.com.br/wp-content/themes/tocalola/inc/functions/nexo-likes-facebook.php on line 5

Notice: Trying to get property of non-object in /home/priscil4/public_html/tocalola.com.br/wp-content/themes/tocalola/inc/functions/nexo-likes-facebook.php on line 5
facebook instagram twitter youtube youtube
Notice: Undefined index: feed in /home/priscil4/public_html/tocalola.com.br/wp-content/themes/tocalola/header.php on line 88
27 novembro 2018

Montessori para bebês: de 3 a 6 meses

Ambiente Montessoriano | Design e decor | Método Montessori | Quarto Montessoriano

✨Quer aprender como apoiar o desenvolvimento natural do seu filho e ajudá-lo a desenvolver o seu pleno potencial? 

➡️ Curso Gratuito: a Educação do Futuro: De 1º a 5 de março de 2021.Descubra na prática como educar filhos mais independentes, autoconfiantes e criativos!

➡️Inscreva-se já! Clique aqui 

Me acompanhe no instagram @priscila.guerreiro

————————————–

Como estimular seu bebê dos 3 aos 6 meses de acordo com o Método Montessori? Continuando o projeto Montessori para Bebês, hoje compartilho com vocês tudo o que aqui na Toca, com minha bebê Antonella, que completa 6 meses esta semana.

 

montesori-bebe-3-6-meses-mobiles-tateis-2

Como já contei aqui, o trabalho montessoriano com minha primeira filha Lorena só começou aos 8 meses, quando ela ingressou em uma escola montessoriana. Depois de quatro anos de pesquisa sobre o tema, já entendendo melhor o conceito de “mente absorvente”, com minha segunda filha, decidi começara desenvolver a proposta montessoriana desde o nascimento. E tem sido uma experiência incrível!

A mente absorvente e o bebê

A chamada “mente absorvente” refere-se à capacidade da mente da criança de receber informações e absorver sensações do mundo que a rodeia.

As crianças pequenas são um testemunho da incrível capacidade da mente humana em absorver estímulos. Do nascimento até os três anos, eles usam seus sentidos (mãos, olhos, orelhas, nariz e língua) para testar e entender tudo o que os cercam e aprendem com uma velocidade impressionante.

A criança faz isso naturalmente e sem pensar ou escolher. Maria Montessori referiu-se a esse período como “criação inconsciente”.

Para Montessori, as mãos dos pequenos são o canal direto com a aprendizagem. Assim, por meio do livre manuseio dos materiais em um ambiente preparado, as crianças devem poder experimentar, tocar e descobrir sensações.

montesori-bebe-3-6-meses-mobiles-tateis

E é justamente essa grande capacidade das crianças em absorver informações que permite que adquiram linguagem, habilidades físicas (caminhada, controle de suas mãos) e controle sobre seu corpo, o que será necessário para a independência futura.

Por volta dos três anos de idade, a criança passa da mente absorvente inconsciente para o estado da mente absorvente consciente.

Montessori desde o nascimento

Quem nos segue pelo Instagramaliás, você já nos segue lá? – vem acompanhando a evolução dos estímulos com a nossa pequena segundo a proposta montessoriana.

Muitos dos vídeos que registramos nos “stories” ainda estão lá naquelas bolinhas de destaque, com temas: 0-3 meses e 3-6 meses. Se ainda não viu, vale a pena conferir aqui!

No primeiro post da série: Montessori para bebês, falamos sobre o estímulo visual nas primeiras 12 semanas de vida, com o uso dos móbiles montessorianos.

mobiles-montessorianos-bebe

Por volta dos 3 meses / 4 meses, quando  o bebê começa a ter controle sobre as mãozinhas, iniciamos um trabalho de estimulação para o desenvolvimento sensório- motor.

Nessa fase, o bebê não quer apenas ver. Agora ele deseja alcançar e agarrar os objetos e isso é um grande exercício físico e cerebral.

mobile-montessori-dancarinos-3

Não há uma data certa para essa mudança de fase. Por isso, é preciso estar atendo aos sinais do seu bebê. Assim que ele começar a levantar as mãozinhas tentando agarrar os mobiles, é hora de começar essa estimulação sensorial tátil.

Montessori para bebês: 3 a 6 meses

Coordenar cérebro e mãos não é tarefa nada fácil nessa fase. Mas bebês adoram desafios, acredite. E à medida que se esforçam para alcançar o que desejam, os bebês desenvolvem uma grande concentração.

Como já comentei no texto anterior, os adultos que cuidam do bebê podem observar de longe, mas não devem interferir enquanto o bebê está “trabalhando”. E é uma delícia perceber o semblante de concentração dos bebês enquanto trabalham e descobrem um material!

Primeira fase 

No começo, o trabalho é alcançar e agarrar. Como nessa fase o bebê ainda fica deitado a maior parte do tempo, sugere-se que, inicialmente, sejam presas argolas em elásticos para que o bebê exercite a coordenação mão-olho para agarrar.

Primeiro, ele dará pequenos golpes aleatórios. Depois, ele começará a perceber que seu movimento teve um efeito. Com a repetição, ele começará a aprender a mover apenas a mão direita para um objeto à sua direita e o mesmo à esquerda.

Sugiro que utilize argolas de madeira para o estímulo sensorial. Você ainda poderá criar detalhes com linhas coloridas para torná-las ainda mais interessantes ao tato e à visão, como essas:

montessori-mobiles-tateis-bebe

Essas argolas podem ser presas em um “baby gym”, como esse da Smirna Montesori, que uso com a Antonella, ou ainda no teto ou em outro suporte superior. O importante é que estejam firmes, em uma altura que o bebê consiga alcançar e puxar de forma segura.

montessori-baby-gym-bebe

Segunda fase 

Em um segundo momento, é interessante aumentar o estímulo sensorial, mais um tipo de estímulo: o sonoro. Para isso, sugere-se prender guizos em fitas ou argolas. Os bebês amam o som quando movimentam os objetos! Mas a ideia aqui é um estímulo sonoro suave, na medida certa. Não exagere! 🙂

Ainda na ideia de variar o estímulo, você pode prender fitas para tornar as argolas , trazendo um novo estímulo visual que é sensorialmente bem interessante para os pequenos.

montessori-tateis-guizo-bebe-3-6-meses

Terceira fase 

Nessa fase, podemos bolas de tecidos ou de crochê. Com a Antonella, tenho usado essa maçã de tecido com guizos:

montesori-materiais-montesorianos-bebe

No início, os bebês normalmente começam a dar uma espécie de golpes para acertar o alvo. Depois, eles passam a segurar e apertar, experimentem a sensação física diferentes em suas mãos. Um barato!

No início, os bebês normalmente começam a dar uma espécie de golpes para acertar o alvo. Depois, eles passam a segurar e apertar, experimentem a sensação física diferentes em suas mãos. Um barato!

Quarta fase 

Estamos chegando nos 6 meses. Seu bebê começará a girar o corpo, e, é provável que comece a fazer força para começar a sentar. A partir daí é natural que gradualmente diminua o interesse pelos objetos pendurados e passe a se interessar mais pelo entorno. Com a mudança de perspectiva, ele começará a ter cada vez mais interesse em explorar o ambiente ao seu redor.

É hora então de colocar um pequeno cesto com novos elementos sensoriais soltos. Eles permitirão que as crianças experimentem a sensação física de algo em suas mãos. Assim, o bebê poderá agarrar, soltar, agitar e sentir a relação de causa e efeito.

materiais-montessorianos-bebe-3-a-6-meses

Por aqui, comecei com elementos sonoros. Mas, a partir de agora, vamos apresentando diversos tipos de materiais que proporcionem novas sensações e novos estímulos para nossa pequena.

Tem sido um barato registrar por aqui a evolução da nossa Tutuca! E o encantamento pelo Método Montessori só cresce! E por aí? Como tem sido?

Quer aprender sobre neurociência e desenvolvimento infantil, conhecer o que é o Método Montessori e entender se esse é o estilo de educação que você busca para sua família? Clique no link abaixo e conheça o meu curso MONTESSORI ALÉM DO QUARTO: INTRODUÇÃO AO MÉTODO MONTESSORI:

https://priscilaguerreiro.com.br/introducao-metodo-montessori

É um prazer ter você conosco aqui na Toca!

Curtiu o post? Ficou alguma dúvida? Tem alguma dica?

Deixe uma mensagem para mim nos comentários!

leio e respondo todas! Prometo!

Grande beijo!

Pri Guerreiro

coracao-rosa-1.png.semfundo-4-1

12 Comentários

  1. Rita Corrêa • em 3 de janeiro 2019

    Bom dia Priscila! Estou começando a ler sobre o método Montessori, pois estou grávida de 7 meses e quero entender melhor como funciona. Achei muito rica a tua colocação. Estou encantada. Neste período da gravidez e após o nascimento, já posso ir usando o método?
    Tens indicação? E olha, parabéns pela sua iniciativa de compartilhar sua experiência e conhecimento.

    • Priscila Guerreiro • em 8 de janeiro 2019

      Oi Rita! Fico muito feliz que esteja descobrindo o método montessori aqui na Toca! Durante a gestação, o que você pode fazer para fornecer estímulo sensorial de qualidade para o seu bebê é colocar sons agradáveis e conversar com ele de forma suave e gentil. A audição do bebê é bem apurada e existem diversos relatos de que os pequenos se acalmam e reconhecem sons que ouviam durante a gestação. Mas além disso, acredito que você já tenha dado o principal passo do método montessori neste período de gravidez: buscar conhecimento e se preparar para que o seu bebê nasça em “uma família montessoriana”. No blog você encontra um posts específico sobre o uso do método com os bebês de 0 a 3 meses. Grande beijo! Pri 🙂

  2. Uine Monteiro Evangelista • em 18 de agosto 2019

    Boa tarde, faz algumas semanas que descobri a educação montessoriana, na minha ignorância achava que era apenas o quarto. Me apaixonei pelo método, pois o que mais desejo é o melhor em desenvolvimento e independência para minha filha.
    Demorei para achar conteúdo que realmente explicasse na prática e ne ajudasse, ainda mais que minha pequena já está aqui e já perdi tempo na introdução do método. Muito obrigado por compartilhar teus conhecimentos de forma voluntária e transformar a vida de outras famílias.

    • Priscila Guerreiro • em 2 de setembro 2019

      Obrigada pelo feedback tão carinhoso! São esses relatos que fazem tudo fazer ainda mais sentido! Grande beijo! Pri

  3. Rafaela • em 18 de novembro 2019

    Onde você acha essas argolas? Estou procurando e não acho 😞 Ótimo texto! Amei.

  4. Kecia • em 26 de novembro 2019

    Oi….estou procurando atividades para o o meu bebê de 5 meses e a minha maior de 2 anos.
    Você tem as atividades divididas por idade?
    E que maravilha,encontrar um blog de qualidade em português.

    • Priscila Guerreiro • em 6 de dezembro 2019

      Até um ano, tem sim, Kecia. Só compartilho o que já experimentei em casa. Por isso, vou alimentando aos poucos, conforme o crescimento da minha bebê. Bjs.

  5. Ravenna • em 27 de novembro 2019

    Tem problema em pular as atividades das 12 semanas iniciais? Bb com 3 meses!

    • Priscila Guerreiro • em 6 de dezembro 2019

      Sem problemas, Ravenna. Comece onde você está, do jeito que você consegue, mas comece! Bjs

  6. Dênia • em 30 de abril 2020

    Não te localizei no insta ..
    Só o desapego

Deixe seu comentário!

           

Método Montessori

Receba conteúdos sobre o método Montessoriano e como criar filhos plenos, criativos e autoconfiantes.