Como estimular seu bebê dos 3 aos 6 meses de acordo com o Método Montessori? Continuando o projeto Montessori para Bebês, hoje compartilho com vocês tudo o que aqui na Toca, com minha bebê Antonella, que completa 6 meses esta semana.
Como já contei aqui, o trabalho montessoriano com minha primeira filha Lorena só começou aos 8 meses, quando ela ingressou em uma escola montessoriana. Depois de quatro anos de pesquisa sobre o tema, já entendendo melhor o conceito de “mente absorvente”, com minha segunda filha, decidi começara desenvolver a proposta montessoriana desde o nascimento. E tem sido uma experiência incrível!
A mente absorvente e o bebê
A chamada “mente absorvente” refere-se à capacidade da mente da criança de receber informações e absorver sensações do mundo que a rodeia.
As crianças pequenas são um testemunho da incrível capacidade da mente humana em absorver estímulos. Do nascimento até os três anos, eles usam seus sentidos (mãos, olhos, orelhas, nariz e língua) para testar e entender tudo o que os cercam e aprendem com uma velocidade impressionante.
A criança faz isso naturalmente e sem pensar ou escolher. Maria Montessori referiu-se a esse período como “criação inconsciente”.
Para Montessori, as mãos dos pequenos são o canal direto com a aprendizagem. Assim, por meio do livre manuseio dos materiais em um ambiente preparado, as crianças devem poder experimentar, tocar e descobrir sensações.
E é justamente essa grande capacidade das crianças em absorver informações que permite que adquiram linguagem, habilidades físicas (caminhada, controle de suas mãos) e controle sobre seu corpo, o que será necessário para a independência futura.
Por volta dos três anos de idade, a criança passa da mente absorvente inconsciente para o estado da mente absorvente consciente.
Montessori desde o nascimento
Quem nos segue pelo Instagram– aliás, você já nos segue lá? – vem acompanhando a evolução dos estímulos com a nossa pequena segundo a proposta montessoriana.
Muitos dos vídeos que registramos nos “stories” ainda estão lá naquelas bolinhas de destaque, com temas: 0-3 meses e 3-6 meses. Se ainda não viu, vale a pena conferir aqui!
No primeiro post da série: Montessori para bebês, falamos sobre o estímulo visual nas primeiras 12 semanas de vida, com o uso dos móbiles montessorianos.
Por volta dos 3 meses / 4 meses, quando o bebê começa a ter controle sobre as mãozinhas, iniciamos um trabalho de estimulação para o desenvolvimento sensório- motor.
Nessa fase, o bebê não quer apenas ver. Agora ele deseja alcançar e agarrar os objetos e isso é um grande exercício físico e cerebral.
Não há uma data certa para essa mudança de fase. Por isso, é preciso estar atendo aos sinais do seu bebê. Assim que ele começar a levantar as mãozinhas tentando agarrar os mobiles, é hora de começar essa estimulação sensorial tátil.
Montessori para bebês: 3 a 6 meses
Coordenar cérebro e mãos não é tarefa nada fácil nessa fase. Mas bebês adoram desafios, acredite. E à medida que se esforçam para alcançar o que desejam, os bebês desenvolvem uma grande concentração.
Como já comentei no texto anterior, os adultos que cuidam do bebê podem observar de longe, mas não devem interferir enquanto o bebê está “trabalhando”. E é uma delícia perceber o semblante de concentração dos bebês enquanto trabalham e descobrem um material!
Primeira fase
No começo, o trabalho é alcançar e agarrar. Como nessa fase o bebê ainda fica deitado a maior parte do tempo, sugere-se que, inicialmente, sejam presas argolas em elásticos para que o bebê exercite a coordenação mão-olho para agarrar.
Primeiro, ele dará pequenos golpes aleatórios. Depois, ele começará a perceber que seu movimento teve um efeito. Com a repetição, ele começará a aprender a mover apenas a mão direita para um objeto à sua direita e o mesmo à esquerda.
Sugiro que utilize argolas de madeira para o estímulo sensorial. Você ainda poderá criar detalhes com linhas coloridas para torná-las ainda mais interessantes ao tato e à visão, como essas:
Essas argolas podem ser presas em um “baby gym”, como esse da Smirna Montesori, que uso com a Antonella, ou ainda no teto ou em outro suporte superior. O importante é que estejam firmes, em uma altura que o bebê consiga alcançar e puxar de forma segura.
Segunda fase
Em um segundo momento, é interessante aumentar o estímulo sensorial, mais um tipo de estímulo: o sonoro. Para isso, sugere-se prender guizos em fitas ou argolas. Os bebês amam o som quando movimentam os objetos! Mas a ideia aqui é um estímulo sonoro suave, na medida certa. Não exagere! 🙂
Ainda na ideia de variar o estímulo, você pode prender fitas para tornar as argolas , trazendo um novo estímulo visual que é sensorialmente bem interessante para os pequenos.
Terceira fase
Nessa fase, podemos bolas de tecidos ou de crochê. Com a Antonella, tenho usado essa maçã de tecido com guizos:
No início, os bebês normalmente começam a dar uma espécie de golpes para acertar o alvo. Depois, eles passam a segurar e apertar, experimentem a sensação física diferentes em suas mãos. Um barato!
No início, os bebês normalmente começam a dar uma espécie de golpes para acertar o alvo. Depois, eles passam a segurar e apertar, experimentem a sensação física diferentes em suas mãos. Um barato!
Quarta fase
Estamos chegando nos 6 meses. Seu bebê começará a girar o corpo, e, é provável que comece a fazer força para começar a sentar. A partir daí é natural que gradualmente diminua o interesse pelos objetos pendurados e passe a se interessar mais pelo entorno. Com a mudança de perspectiva, ele começará a ter cada vez mais interesse em explorar o ambiente ao seu redor.
É hora então de colocar um pequeno cesto com novos elementos sensoriais soltos. Eles permitirão que as crianças experimentem a sensação física de algo em suas mãos. Assim, o bebê poderá agarrar, soltar, agitar e sentir a relação de causa e efeito.
Por aqui, comecei com elementos sonoros. Mas, a partir de agora, vamos apresentando diversos tipos de materiais que proporcionem novas sensações e novos estímulos para nossa pequena.
Tem sido um barato registrar por aqui a evolução da nossa Tutuca! E o encantamento pelo Método Montessori só cresce!
Eu me aprofundo sobre os princípios Montessori e apresento o passo a passo para aplicar em casa no curso Montessori em Casa: do zero aos três anos – inscrições abertas agora.
Bom dia Priscila! Estou começando a ler sobre o método Montessori, pois estou grávida de 7 meses e quero entender melhor como funciona. Achei muito rica a tua colocação. Estou encantada. Neste período da gravidez e após o nascimento, já posso ir usando o método?
Tens indicação? E olha, parabéns pela sua iniciativa de compartilhar sua experiência e conhecimento.
Oi Rita! Fico muito feliz que esteja descobrindo o método montessori aqui na Toca! Durante a gestação, o que você pode fazer para fornecer estímulo sensorial de qualidade para o seu bebê é colocar sons agradáveis e conversar com ele de forma suave e gentil. A audição do bebê é bem apurada e existem diversos relatos de que os pequenos se acalmam e reconhecem sons que ouviam durante a gestação. Mas além disso, acredito que você já tenha dado o principal passo do método montessori neste período de gravidez: buscar conhecimento e se preparar para que o seu bebê nasça em “uma família montessoriana”. No blog você encontra um posts específico sobre o uso do método com os bebês de 0 a 3 meses. Grande beijo! Pri 🙂
Boa tarde, faz algumas semanas que descobri a educação montessoriana, na minha ignorância achava que era apenas o quarto. Me apaixonei pelo método, pois o que mais desejo é o melhor em desenvolvimento e independência para minha filha.
Demorei para achar conteúdo que realmente explicasse na prática e ne ajudasse, ainda mais que minha pequena já está aqui e já perdi tempo na introdução do método. Muito obrigado por compartilhar teus conhecimentos de forma voluntária e transformar a vida de outras famílias.
Obrigada pelo feedback tão carinhoso! São esses relatos que fazem tudo fazer ainda mais sentido! Grande beijo! Pri
Onde você acha essas argolas? Estou procurando e não acho 😞 Ótimo texto! Amei.
Comprei na Leroy Merlin, mas você acha fácil pela internet! 🙂
Oi….estou procurando atividades para o o meu bebê de 5 meses e a minha maior de 2 anos.
Você tem as atividades divididas por idade?
E que maravilha,encontrar um blog de qualidade em português.
Até um ano, tem sim, Kecia. Só compartilho o que já experimentei em casa. Por isso, vou alimentando aos poucos, conforme o crescimento da minha bebê. Bjs.
Tem problema em pular as atividades das 12 semanas iniciais? Bb com 3 meses!
Sem problemas, Ravenna. Comece onde você está, do jeito que você consegue, mas comece! Bjs
Não te localizei no insta ..
Só o desapego
Oi Denia! Meu insta mudou para @priscilaguerreirooficial. Te vejo la! 🙂