Notice: Undefined property: stdClass::$share in /home/priscil4/public_html/tocalola.com.br/wp-content/themes/tocalola/inc/functions/nexo-likes-facebook.php on line 5

Notice: Trying to get property of non-object in /home/priscil4/public_html/tocalola.com.br/wp-content/themes/tocalola/inc/functions/nexo-likes-facebook.php on line 5
facebook instagram twitter youtube youtube
Notice: Undefined index: feed in /home/priscil4/public_html/tocalola.com.br/wp-content/themes/tocalola/header.php on line 88
06 abril 2017

Você conhece o Método Montessoriano?

Ambiente Montessoriano | Método Montessori

O Método Montessoriano foi criado no início do século passado pela médica e educadora italiana Maria Montessori e nunca esteve tão atual!

Baseado no exercício da autonomia e da autoeducação, a partir de um ambiente estruturado, o método estimula o desenvolvimento da iniciativa, da criatividade, da concentração,  do pensamento crítico, e da inovação na resolução de problemas.

metodo-montessoriano-toca-lola2-300x250

A educação Montessoriana tornou-se muito popular recentemente por ter sido a escolha de William e Kate como linha pedagógica para o Príncipe George, matriculado na Westacre Montessori School. George seguirá os passos do pai  e do tio, que também estudaram em escolas montessorianas.

metodo-montessoriano-princepe-george-toca-lola-1

Muito além da cama casinha

Nos últimos anos, o método também tem se destacado pela popularização da cama casinha, onde o colchão fica na altura do chão, sem obstáculos à criança. Mas quem resolve se aprofundar no tema, descobre que um quarto montessoriano vai muito além do gosto estético pela peça…

Curiosamente, quando pesquisamos mais sobre o assunto, é interessante constatar que algumas das maiores personalidades do mundo moderno também foram alunos montessorianos.

Entre eles, estão os fundadores da Google, Larry Page e Sergei; o fundador da Amazon,Jeffrey Bezos; o Co-fundador da Wikipedia,Jimmy Wales; o incrível Gabriel García Marquez, escritor premiado com o Nobel de Literatura; e a talentosíssima Beyoncé Knowles (sim, ela!! coracao-pretopngsemfundo-300x300). Coincidência?!

Se você ficou curioso, vale a pena ler a lendária entrevista de Larry Page e Sergei Brin, na qual os fundadores do Google testemunham que a educação infantil Montessori foi mais importante para eles do que terem estudado na Universidade de Stanford.

Minha experiência com o método

Conheci o método em 2010, quando pesquisava sobre como o ambiente pode auxiliar o desenvolvimento infantil e me apaixonei! coracao-pretopngsemfundo-300x300

Virei uma fã do método montessoriano. E assim, foi natural a escolha da filosofia montessori para a criação do quartinho da minha filha Lorena e, do mesmo modo, para a escolha de sua primeira escola.

Na época, ela tinha apenas oito meses de idade e, apesar da pouca idade, os resultados foram notados muito rapidamente. Até o pai, que nunca ligou muito para o assunto, se encantou pelo método e passou a participar do processo de uma forma mais consciente.

Prometo que compartilharei toda essa nossa experiência aqui no blog. Mas hoje, nossa proposta é começarmos a pensar juntos sobre esse método, criado em 1907, e ainda tão atual nos dias de hoje!

Como surgiu o MÉTODO 

Maria Montessori foi uma das primeiras mulheres a se formar em medicina na Itália (mais precisamente, a terceira. :)) e, ainda jovem, foi trabalhar com crianças que tinham necessidades especiais.

A partir dessa experiência, desenvolveu um método pedagógico (chamado por ela de Pedagogia Científica), que revolucionou a forma como a criança é compreendida e respeitada. 

A confiança no método fez com que a médica  inscrevesse seus alunos nos testes nacionais de educação da Itália. E nos exames, os alunos de Montessori, que enfrentavam as mais variadas dificuldades para aprender, se saíram melhor do que boa parte da população infantil italiana, que tinha a cognição perfeita e era educada em escolas normais.

Assim, Montessori, que já havia cursado Pedagogia, decidiu dedicar-se integralmente à Educação. Os resultados foram tão incríveis que passaram a ser aplicados em escolas de educação infantil, na Itália e logo o método se espalhou pelo mundo.

quarto-montessoriano-toca-lola-1-300x187

Conhecendo o Método

Para Montessori, o ensino deve ser ativo. Assim, a criança desenvolve um senso de responsabilidade por seu próprio aprendizado.

A pedagogia montessoriana enfatiza a concentração individual, por meio da manipulação de objetos próprios do método, organizado em um ambiente estruturado sob a perspectiva da criança, não do adulto.

Desse modo, o ambiente possui importância fundamental. Como designer de interiores, foi fascinante entender como o chamado ambiente estruturado é preparado para ser seguro e convidar o aluno a explorá-lo. Tudo de forma muito simples e natural.

 

.metodo-montessoriano-toca-lola-1-300x231

A partir da exploração do ambiente, o método busca que a criança aprenda a fazer escolhas, exercitando a autonomia, a liberdade, a autoeducação.

A finalidade é ajudá-las a pensar, agir e decidir por si mesmas

Para isso, na sala de aula, a atenção do aluno é desviada do professor para as tarefas a serem cumpridas. O professor é um “guia” que remove obstáculos à aprendizagem e isola as dificuldades da criança.

E não se engane: a liberdade em uma escola montessoriana não é sinônimo de algazarra e falta de limites; muito pelo contrário.

Um dos detalhes que mais surpreendem ao se entrar em uma instituição que segue a linha Montessori  é o silêncio  que reina nas salas de aula(acredite!), algo que tradicionalmente não combina com um espaço repleto de crianças.

Os professores dizem que se respira mais tranquilidade se for permitido às crianças escolherem com liberdade a atividade que mais lhes interessa. Encantador, não?

Aqui, no blog, compartilharei com vocês as minhas pesquisas e vivências práticas com o método montessori, e darei dicas super especiais sobre como criar um ambiente montessoriano na sua casa.

E você, já conhececia o método? Compartilhe conosco sua experiência!

Grande beijo!

Pri Guerreiro , coracao-pretopngsemfundo-300x300

Fontes: Organização Montessori do Brasil,Lar Montessori, Aldeia Montessoritelegraph.co.uk,

1 Comentário

  1. MARISTELA CAMPOS • em 20 de novembro 2017

    Oi Priscila, acabei de conhecer seu blog (ultima meia hora) e já estou amando, li vários posts já. Sou fã das metodologias de ensino alternativas a tradicional.

    Quero chamar sua atenção para o link do seu texto abaixo que não está mais funcionando:
    Se você ficou curioso, vale a pena ler a lendária entrevista de Larry Page e Sergei Brin, na qual os fundadores do Google testemunham que a educação infantil Montessori foi mais importante para eles do que terem estudado na Universidade de Stanford.
    Encontrei esse no Google: https://www.youtube.com/watch?v=0C_DQxpX-Kw

    Espero poder ler mais e mais posts e quando minha hora de ser mãe chegar, compartilhar minha experiência por aqui também.

    Abraço!

Deixe seu comentário!

           

Método Montessori

Receba conteúdos sobre o método Montessoriano e como criar filhos plenos, criativos e autoconfiantes.