Notice: Undefined property: stdClass::$share in /home/priscil4/public_html/tocalola.com.br/wp-content/themes/tocalola/inc/functions/nexo-likes-facebook.php on line 5

Notice: Trying to get property of non-object in /home/priscil4/public_html/tocalola.com.br/wp-content/themes/tocalola/inc/functions/nexo-likes-facebook.php on line 5
facebook instagram twitter youtube youtube
Notice: Undefined index: feed in /home/priscil4/public_html/tocalola.com.br/wp-content/themes/tocalola/header.php on line 88
20 junho 2017

Quarto montessoriano: a importância do espelho no quarto do bebê

Ambiente Montessoriano | Criando a sua Toca | Mobiliário | Quarto Montessoriano

No post anterior falamos sobre o espaço de dormir em um quarto montessoriano. Você deve ter reparado a presença de espelhos em várias imagens, não? Pois é! Eles são tão importantes em um quarto montessoriano, que resolvi fazer um post só sobre eles. E o mais interessante, é que mesmo que você tenha optado um quarto tradicional, depois de ler este post, tenho certeza que vai querer incluir um espelho na altura do seu bebê. Confira!quarto-montessoriano-espelhos-toca-lola

Em um quarto montessoriano, o espelho serve para que a criança possa se conhecer e entender que é uma pessoa distinta da mãe. Assim, ao se enxergar, a criança começa a se reconhecer como indivíduo, auxiliando no desenvolvimento da autonomia e da força de vontade.

Mas os motivos não param por aí! A criança pequena gosta muito do rosto humano. Por algum motivo biológico mesmo, é algo que lhe agrada. Assim, poder ver um rosto humano a qualquer momento sempre é bom.

Fora isso, é importante para o bebê reconhecer seu próprio rosto, identificar as suas expressões, bem como as possibilidades de movimento dele e de seu corpo. Isso não se dá de forma consciente, é um processo… E não é preciso pressa! Respeitar o tempo de cada criança é uma das premissas do método montessori. O tempo da criança é interno a ela e nossa tarefa é só ajudar.

espelho-montessoriano-tocalola

Aos poucos, você perceberá como o bebê irá se divertir com a própria imagem no espelho. É um barato! 🙂

espelho-acrilico-quarto-montessoriano-toca-lola

Se você acompanha o blog, certamente já entendeu que o primeiro primeiro passo para a montagem de um ambiente montessoriano é adotar o ponto de vista da criança. Tudo deve estar na altura dos seus olhos, ao alcance de suas mãos e no comprimento de suas pernas.

Por isso, o quarto montessoriano deve ser um ambiente especialmente preparado para a criança, onde tudo precisa ser pensado de forma que ela fique segura e livre ao mesmo tempo.

 

E aí entram duas peças- chave nesse ambiente especial: a barra de apoio e o espelho de acrílico. 

quarto-montessoriano-espelho-acrilico-toca-lola-2

coracao-2-300x300 Barra de apoio

A barra fixa na parede tem a função de ajudar a criança a se levantar ( e, depois, facilitar o começar a andar) sem depender da ajuda direta de um adulto.

Com a ajuda dela, aos poucos, a criança consegue se levantar sozinha e se locomover de acordo com sua vontade, o que contribui para a evolução motora.

Uma dica super bacana é pendurar objetos nessa barra de forma espaçada, para que a criança se sinta estimulada a alcançá-lo e , assim, tentar caminhar.

espelhos-barra-quarto-montessori-toca-lola

Foto: Marlon Falcão/Fotoarena

barra ideal é aquela fixa, tipo “ballet”. Uma opção mais barata são aquelas de sustentação de cortina, desde que bem presas a mais ou menos 50cm do chão. Claro que a altura pode variar de acordo com a altura de seu filho, mas, de modo geral, essa distância atende bem à fase em que o bebê começa a ficar de pé.

quarto-montessoriano-bebe-espelho-toca-lola

O espelho também deve acompanhar essa evolução da criança. Se for um espelho retangular, enquanto ela ainda engatinha, pode ser instalado na horizontal.

quarto-montessoriano-espelho-acrilico-toca-lola-3

Mais tarde, quando a criança começar a andar, o ideal é colocá-lo na vertical.

espelho-acrilico-quarto-montessoriano-toca-lola-1

coracao-2-300x300 Segurança

O quarto montessoriano precisa ser um ambiente seguro que ofereça liberdade àquela criança. Assim, para garantir a segurança dos pequenos, é MUITO IMPORTANTE que esse espelho seja de acrílico e fique muito bem fixado na parede. Algumas pessoas optam por usar espelho comum, porém, bem colado em uma placa firme de madeira.
Quarto_Montessoriano_O_Que_É_e_Como_Fazer_toca-lola

Eu sou medrosa mesmo. Rapidamente os bebês entram em uma fase em que curtem bater com objetos no espelho e aí … Melhor não contar com a sorte, né? 🙂

Por isso, quando se trata da segurança das crianças, prefiro não arriscar e, assim, só indico os modelos de acrílico.

coracao-2-300x300 Uso criativo do espelho 

Por fim, se você optar pelo uso de espelhos, te convido a usar a criatividade e, quem sabe, fugir do padrão de uso comum.

espelho-acrilico-quarto-montessoriano-2-toca-lola

Hoje m dia existe a opção de corte à laser, o que facilita a produção de modelos sob medida, em diversos formatos.      espelho-acrilico-montessoriano-toca-lolaespelho-acrilico-nuvem-toca-lola

Por tudo isso, espelhos de acrílico são itens essenciais em quartos infantis, montessorianos ou não. E você, o que acha?  Consegui te convencer? 🙂

coracao-2-300x300

Gostou do post? Se gostou, não esqueça de curtir, deixar os seus comentários e indicar a leitura àquelas pessoas super especiais que você gostaria de ter conosco aqui na Toca. 

Um grande beijo!

Pri Guerreiro

coracao-2-300x300

Fonte fotos: childhood101.com , pinterest.com e larmontessori.com, designsforeducation,  worthingtondirect.com

16 Comentários

  1. Juliana jardim • em 20 de junho 2017

    Priscila, que felicidade a descoberta do seu blog ! Os textos são bem informativos , tenho um bebe em casa e as dicas que você compartilha tem me auxiliado. !

    • Priscila Guerreiro • em 26 de junho 2017

      Oi Jú! Quanto carinho, obrigada! 😊
      Saber que a Toca Lola está contribuindo com as famílias na criação de um universo lúdico e estimulante para os nossos pequenos não tem preço! Isso realmente aquece o meu coração e me mantém firme no meu propósito.
      Muito obrigada pelo carinho e pela participação no blog! Continue conosco contribuindo para que a Toca seja esse espaço de compartilhamento tão verdadeiro e especial. Um grande beijo! Pri Guerreiro

  2. Alcione Kruger • em 18 de outubro 2017

    Estou amando, cada detalhe desses quartos montessorianos. Estou em duvida do tamanho do espelho. Minha filha tem atraso motor e agora q esta começando a ficar de pé, ela tem dois anos. Tem alguma dica? obg bjus

  3. Rafaela • em 24 de fevereiro 2018

    Oi Pri! Como muitas de suas leitoras, sou mãe de primeira viagem e pensando em montar o quartinho nessa metodologia. Como não posso gastar muito e o espaço do quartinho da minha primeira filha que está por vir eh pequeno, preciso planejar bem os móveis e acredito que a cômoda para trocas e um armário grande serão essenciais.
    Qual o lugar ideal para se colocar o espelho? No início proximo a cama mesmo para o bebê se ver ou junto a barra para brincar?
    Me preocupo se o espelho na cama não irá atrapalhar ou distrair o sono da criança….

    • Priscila Guerreiro • em 2 de março 2018

      Oi Rafaela! Essa sua dúvida é muito interessante justamente porque não existe certo e errado, mas existem algumas dicas que podem ajudá-la a encontrar o melhor espaço , de acordo com a rotina da sua família e do seu bebê:
      1º) É importante que você entenda os benefícios que o espelho pode proporcionar ao seu filho, como já tratamos neste post.
      2º) Entendido isso, vc perceberá que, independentemente onde o espelho estiver, ele trará benefícios ao seu pequeno; por isso, não há certo ou errado, entende?
      3º) Mas como uma das principais funções do espelho é estimular o movimento e a coordenação do bebê, se tiver que escolher, eu recomendo que o coloque próximo a um tapete firme de atividades, ou sobre um cobertor dobrado ao lado do espelho; não sobre um lugar muito macio ( como um colchão), entende? Assim, você dará mais firmeza e segurança para que ele explore os movimentos, além da liberdade de estar em um espaço maior. Para estimular ainda mais o movimento, sugiro que coloque alguns materiais de agarrar presos a uma barra de proteção na frente do espelho. Isso estimulará ainda mais o movimento do seu pequeno.
      Espero que essas dicas tenham ajudado!:) Um grande beijo! Pri

    • Ana Paula • em 6 de março 2018

      Ola! Sobre a dúvida da Rafaela , eu tambem optei por comprar cômoda (o trocador) e guarda roupa. Embora eu esteja usando muito , ocupa muito espaço no quarto do bebê e as coisas não ficam ao alcance dele. O quartinho Montessori me parece ser bem minimalista né Pri, com muito espaço para a criança , mas pouco para as coisas dela. Se seguir a linha Montessori mesmo , qual seria a outra alternativa pra trocador e guarda roupa? Trocar o bebê no quartinho dele fica inviável porque no chão quebra as costas. Sendo assim , talvez deixar todos os pertences do bebê( roupas, fraldas , pomadas , kit higiene) em outro quarto?

      • Priscila Guerreiro • em 19 de março 2018

        Oi Ana!! Sim, o espaço livre é fundamental em um ambiente montessoriano, de modo que a criança tenha liberdade para explorar o espaço e e poucos objetos para que ela consiga se concentrar ao explorar a potencialidade de cada material. Em espaços pequenos como a maioria dos quartos infantis, armário e trocador realmente tomam muito espaço! Quem me acompanha aqui no blog já sabe que não sou nada radical. Se você não deseja trocar seu bebê no chão e dispõe de um espaço para essa finalidade em um outro ambiente, essa pode sim ser uma boa opção! Uma outra opção é utilizar o espaço sobre a estante organizadora de brinquedos para as trocas, que, por sinal, foi a opção escolhida por mim para quarto da minha bebê que nascerá em breve. Continue acompanhando com a gente tudo o que rola por aqui, na Toca! Grande beijo, Pri.

  4. Vânia Fiacadori • em 17 de junho 2018

    Adorei o post! Gostaria de compartilhar uma experiência: para as pessoas que optam pelo espelho convencional, uma dica de segurança é colocar adesivo vinílico transparente. Assim, se o mesmo se quebrar os cacos ficam presos, garantindo a segurança do bebê. Encontram em lojas especializadas em comunicação visual.

  5. Ana Paula sene • em 22 de junho 2018

    Olá Priscila bom dia. Tenho uma filha especial que tem 4 anos e não anda! Posso montar o quarto da mesma maneira. Só que de acordo com a altura dela?

    • Priscila Guerreiro • em 25 de junho 2018

      Oi Ana! Tudo bem? Tenho poucas informações sobre sua pequena para te afirmar com certeza. Como designer, acredito que seria ideal um estudo do seu espaço e das necessidades específicas dela. Mas já posso te adiantar que Maria Montessori começou a desenvolver o método justamente para crianças consideradas especiais, e que, após serem submetidas aos testes de aprendizagem italianos da época, essas crianças tiveram um desempenho acima da média das crianças com cognição considerada normal. A partir desses resultados incríveis é que o método passou a ser ser um sucesso e se espalhou pelo mundo. Por isso, sem sombra de dúvidas, o método é perfeitamente aplicável para sua filha. Sucesso e conte para a gente como foi, tá? 🙂 Gde beijo! Pri

  6. Bianca • em 4 de julho 2018

    Olá!!! Que bacana essas dicas!!!! O quarto do baby aqui é beeem grande! Bem maior que o meu, até… rs… tem um armário e uma cômoda super grandes mas ainda sim sobra bastante espaço e to querendo colocar caminha no chão, espelho, prateleiras na altura dele…. mas continuar com o armário e a cômoda, que não seguiriam esse método …. ficaria meio misturado rsrsrs atrapalharia em alguma coisa??

    • Priscila Guerreiro • em 4 de julho 2018

      Oi Bianca! Fico feliz que tenha gostado do conteúdo criado aqui na Toca!:) Quanto à sua dúvida, ela é super comum e já falei sobre essa questão em alguns posts. Sugiro que coloque a palavra “trocador” na lupa de pesquisa do blog. Se ainda tiver alguma dúvida, não deixe de entrar em contato, tá? Grande beijo! Pri

  7. Ana Rubia Ana Rubia • em 28 de janeiro 2019

    Olá,
    Estou organizando o quarto do Rafael, que nasce em abril.
    Estamos preocupados com a questão do espelho. temos medo de que ele quebre, pois pensando que ele pode jogar alguma coisa contra, o bata no espelho com a mão.
    Para não ficar trocando de espelho toda hora pensamos até em comprar um maior, mas logo ficamos em dúvida por conta dos possíveis riscos.
    Qual a tua opinião???

    • Priscila Guerreiro • em 28 de janeiro 2019

      Oi Ana! Em quartos montessorianos geralmente usamos espelhos de acrílico, que não quebram facilmente. Quando à ideia de um espelho maior, acho ótimo, pois poderá acompanhar o crescimento do bebê. Inicialmente, você pode usar na horizontal e depois, quando ele começar a andar, você pode passar para a vertical. Sucesso com o quarto do Rafael! Depois mande uma foto para a gente! Grande beijo, Pri. 🙂

Deixe seu comentário!

           

Método Montessori

Receba conteúdos sobre o método Montessoriano e como criar filhos plenos, criativos e autoconfiantes.