05 junho 2020

Festa lúdica em casa: a festa montessoriana de aniversário da Antonella

Decoração | Diversos | Festas | Na Toca com a Lola

Já pensou em fazer uma festa de aniversário lúdica, intimista, e cheia de memórias afetivas para o seu pequeno? Tudo isso você encontra em uma festa montessoriana!

No post de hoje, eu conto como foi a comemoração pelos 2 anos da minha filha Antonella. Uma festa montessori um pouco diferente, adaptada a nesses novos tempos de pandemia, mas com a mesma essência: simplicidade, afetividade, diversão e aprendizagem- um ritual cheio de significado, uma celebração à vida! Confira!

festa-aniversario-montessori-montessoriana-ludica

A Festa Montessori de 2 anos da Antonella

Obs: Se você quer conhecer todos os detalhes de uma festa montessoriana autêntica, antes de começar a ler este post, sugiro que leia esse post, onde registrei a comemoração dos quatro anos da minha filha Lorena.

Festa para os pequenos: fazer ou não fazer?

Se você é pai ou mãe de uma criança pequena, provavelmente já se deparou com o dilema da festa de aniversário: Fazer ou não fazer festa? Se sim: uma comemoração grande ou pequena?

Eu adoro festas, como vocês bem sabem! 🙂 Então, para mim, a comemoração nunca foi uma questão. Mas, sempre optei por comemorações menores para as minhas pequenas, só com os familiares e amigos mais próximos.

Nunca fizemos comemorações em “casas de festa” e, de modo geral, optamos por comemorar em ambientes ao ar livre, durante o dia, para que a criança pudesse realmente se divertir e aproveitar bastante o seu dia.

Mas, mesmo assim, as festas nunca eram tão pequenas quanto inicialmente imaginávamos… Familiares e amigos não cabem em uma festa com menos de 50 pessoas. Isso sempre me incomodou um pouco… Por isso, neste ano, já tínhamos decidido fazer uma festa montessoriana autêntica em nossa casa (o que, por si só, já limitaria o número de convidados).

Mas é aquela velha história: fazemos planos, e aí vem a vida e modifica todos eles… 🙂 A Pandemia mudou tudo por aqui (assim como por aí, certamente). Como fazer uma festa em meio a um isolamento social?

E foi aí que decidi levantar a bandeira da alegria e do otimismo, e manter a nossa comemoração, porém com uma Festa Montessori adaptada a esses novos tempos “on line”.

Acompanhe os detalhes:

1º) A preparação da festa:

E foi assim que, mesmo em pleno isolamento social, decidimos enviar os convites para uma comemoração “on line”,  juntamente com um link, para que todas as pessoas que amamos pudessem comemorar e cantar o parabéns com a gente (mesmo à distância).

Em uma festa montessori normalmente preparamos o bolo e os docinho junto com o convidado. Eu amo essa ideia! Mas como Antonella ainda é muito pequena e estamos fazendo muitos bolos caseiros nesse período, resolvi caprichar na surpresa e fazer algo diferente, encomendando um mini-bolo tradicional de festa e alguns docinhos.

Encomendei também a entrega de alguns balões de gás.

E sim, essa foi TODA a minha preparação para a festa: um link, um mini-bolo, uns docinhos e alguns balões de gás! Em tempos de repensarmos o consumo e os excessos, nada mais atual!:)

2º) A criança como protagonista.

Tudo foi pensado para a Antonella, inclusive a altura da mesa, a escolha dos doces e dos balões (que ela tanto ama!).

Assim, começamos a festa com um lindo “Bom Dia!”, cercado de alegria e ludicidade com a chegada dos balões de gás. Nem preciso dizer que ela adorou, né?! 🙂

montessori-party-festa-aniversario-ludica

Antonella e seus balões.

Jamais esquecerei a carinha dela quando viu os balões chegarem! 🙂

Festas Montessori não têm personagens. Ponto.

Além de toda a questão de não apresentar fantasia à criança antes dos 5-6 anos (porque ela ainda não é capaz de separar fantasia e realidade), existe um aspecto aina mais importante: a criança é a protagonista, não os personagens. 

Mas como mãe e designer, que ama decoração e ludicidade, a alternativa que encontrei foi utilizar elementos decorativos que já fazem parte do quarto e da vida da minha pequena desde que ela nasceu. Utilizei a luminária Miffy e um porta-retrato. E só!

Aproveitamos ainda as cadeiras cubo e a mesa que ela já usa no dia-a-dia para montar a festinha sob a perpectiva da Antonella, exatamente na sua altura, e foi um barato!

festa-aniversario-montessori-montessoriana-ludica-em-casa

Decoração afetiva (com tudo o que já tínhamos em casa): Mesa e cadeira cubo e elementos do quarto na decoração da festa

3º) A surpresa!

Enquanto ela tirava o soninho da tarde, minha filha Lorena e eu preparamos s surpresa!

festa-ludica-em-casa-montessoriana

A essência de uma festa montessoriana é a simplicidade e o afeto. Por isso, os detalhes da decoração foram feitos com itens que já tínhamos em casa, e já faziam parte do quarto dela.

Foi uma delícia ver o seu rostinho quando acordou e viu a surpresa:

festa-aniversário-ludica-em-casaSim, ela não resistiu e foi logo colocando o dedinho no bolo e experimentando os docinhos. 🙂 Para quem não costuma ver açúcar em casa, esse foi um grande presente!! kkkk

4º) Memórias afetivas: A Linha da Vida!

Na hora marcada, todos os nossos convidados estavam lá! Eu tinha receio de que ela talvez não entendesse bem, mas que nada! Ela reconheceu todos e interagiu com alegria chamando todos pelo nome! Um barato!

Que alegria! Estava dando tudo certo! 🙂

festa-de-aniversario-on-line

Mas o ponto alto de uma festa montessori é a realização da cerimônia da Linha da Vida, uma espécie de retrospectiva da vida da criança em fotos e histórias contadas pelos pais.

A ideia da Linha da Vida é, essencialmente, que a criança entenda o passar do tempo, o seu crescimento e perceba que a vida dela é a razão daquela comemoração. Conexão, amor e afeto. 

Como os convidados não estavam presentes, optei por fazer uma Linha da Vida adaptada, de forma “on line”, com fotos e vídeos. Sério, gente! Foi IN-CRÍ-VEL! Uma grande emoção para nós, para ela (que ia reconhecendo as pessoas no vídeo) e para cada convidado (que também faz parte da história dela).

Memórias para a vida!

festa-montessori-linha-da-vida

Quer aprender sobre neurociência e desenvolvimento infantil, conhecer o que é o Método Montessori e entender se esse é o estilo de educação que você busca para sua família? Clique no link abaixo e conheça o meu curso MONTESSORI ALÉM DO QUARTO: INTRODUÇÃO AO MÉTODO MONTESSORI:

https://priscilaguerreiro.com.br/introducao-metodo-montessori

E você, já conhecia uma festa montessoriana?

Gostou da nossa comemoração montessori adaptada?

Já pensou em fazer uma?

Me conte! Vou amar saber! 🙂

Grande beijo!

Pri

Deixe seu comentário!

           

Método Montessori

Receba conteúdos sobre o método Montessoriano e como criar filhos plenos, criativos e autoconfiantes.