facebook instagram twitter youtube youtube
Notice: Undefined index: feed in /home/priscil4/public_html/tocalola.com.br/wp-content/themes/tocalola/header.php on line 88
25 agosto 2017

Festa no Castelo (de Papelão!): os 3 aninhos da Lola

Diversos | Festas | Na Toca com a Lola

Você já pensou em usar o papelão como base para decorar a festa do seu filho? Essa foi a minha saída lúdica quando minha filha Lorena me contou que a sua festinha este ano seria em um Castelo com Dragões. kkkk… Embarque com a gente nessa história e se inspire também! 🙂

festa-castelo-dragao-princesa-papelao-toca-lola-10

Ontem chegaram as fotos que faltavam da festa… Que alegria poder relembrar esse dia tão especial!

Como boa ariana que não aguenta esperar, sei que já adiantei muita coisa da festa pelo instagram (aliás, você já me segue lá? @_tocalola) e por aqui, no blog: aqui e aqui,.

Desculpem-me o overposting, mas, como prometido, só agora posso dar um relato mais detalhado, com uma visão mais pessoal de todo o processo criativo da festa. Confira!

Como surgiu o tema da festa

O tema ida ser outro… Eu já estava com tudo pensado para a festa da Lola deste ano. Mas, quando contei a ela, rapidamente, fui corrigida: Não, mamãe! Minha festa vai ser do castelo com dragões. Hein!? 😳E foi aí que percebi que minha bebê já ia completar 3 anos!! Cheia de personalidade!! hahaha

Mas devo confessar que, em um primeiro momento, eu realmente não gostei do tema. Afinal, logo pensei em uma festa tradicional de princesa, com toda aquela ostentação que, infelizmente, estamos acostumados a ver…

festas-infantis-exageradas-2-toca-lola

Pronto, fui derrotada pelos contos de fadas! Ó céus, onde eu errei?😝 Com uma mãe feminista, como ela foi escolher esse tema? – pensei.

Então pedi para que me contasse como ia ser a festa e ela disse: vai ser no castelo com os meus amigos, mamãe, e vamos vencer o dragão malvado da floresta!

Uau! Que que original! De repente, percebi que, na verdade, ela não pediu uma “festa de princesa”, e sim, uma festa no castelo com os amigos. E nem príncipe tinha para salvá-la dos dragões. Ela mesma daria conta do recado com a ajuda dos seus super amigos! 🙂

E aí, eu tive que reconhecer: ela foi MUITO mais criativa do que eu!  Sim, minha filha, você pode ser quem você quiser e pode sim derrotar qualquer obstáculo pela frente! Pode ser até princesa! 🙂 E foi assim que me apaixonei pelo tema.

festa-castelo-princesa-toca-lola

Inspiração

Mas como resolver a decoração dessa festa sem cair na ostentação de uma festa tradicional de um castelo? Eu tinha que reforçar o lúdico e embarcar nessa viagem sob a perspectiva dos pequenos, não dos adultos.

E foi aí que me veio à mente usar a reciclagem e ter como base materiais baratos como o papelão e balões infantis.

Comecei então a pesquisar e lembrei que esse tipo de festas é muito comum no exterior. Isso porque, como normalmente as festas infantis por lá são mais simples, feitas em casa, só para as crianças e poucos amiguinhos, a intenção, normalmente, é a diversão. É preservar o lúdico e estimular as brincadeiras. Bem diferente do exagero que vemos por aqui, né gente?

festa-castelo-papelao-princesa-Toca-Lola-1a

castelo-papelao-festa-infantil-toca-lola castelo-papelao-festa-infantil-toca-lola-20 O castelo e o dragão

E foi com base nessas inspirações que idealizei todo o cenário da festa! Tudo em papelão pintado e decorado.

festas-infantis-papelao-castelo-toca-lola-16

Aliás, preciso me corrigir… Que cenário que nada, o castelo foi um verdadeiro parque de diversões para os pequenos! Como eles brincaram! 🙂

festa-castelo-papelao-dragoes-toca-lola-11

E olha o dragão aí, minha gente!

decoracao-festas-infantis-criativas-dragao-castelo-toca-lola

Entrando no clima…

Como contei aqui, eu ainda sou analógica e curto muito o convite em papel para dar o clima da festa. Esse foi feito pela minha amiga Gerusa, da @Lu_fazendo_arte. Amei, Gê! Lindo demais.

decoracao-festas-infantis-castelo-papelao-toca-lola-2

As varinhas  foram feitas com canudos de papel.

convite-festa-castelo-toca-lola-3anos

A decoração 

E a decoração ficou assim…

festa-castelo-dragao-princesa-papelao-toca-lola-2-1

 

festa-castelo-dragao-princesa-papelao-toca-lola-9

decoracao-festas-infantis-castelo-papelao-toca-lola-5

Toopings: @Lu_fazendo_arte e @festinhasmanuais.

festa-castelo-dragao-princesa-papelao-toca-lola-4-1

festinhas-infantis-tooper-castelo-toca-lola-11-1.jpg-2-1

Acessórios e lembrancinhas 

Como eu também já contei aqui no blog, as coroinhas e as lembrancinhas foram feitas com rolo de papel higiênico. Foram três meses na campanha pelos rolinhos com os amigos e parentes. E viva a reciclagem! 🙂

decoracao-festas-infantis-castelo-papelao-toca-lola-3

festa-papelao-lembrancinhas-rolo-de-papel-higienico-toca-lola-1

Dentro das flores de papel, balas e docinhos fizeram a alegria da criançada (dia de festa pode!:)).

As espadas também foram feitas de papelão.

decoracao-festas-infantis-castelo-papelao-toca-lola

Colocamos as coroinhas, varinhas e espadas próximas do castelo para que as crianças entrassem no clima da festa assim que chegassem e deu super certo!

festa-infantil-castelo-papelao-princesa-dragao-toca-lola

Na foto acima, a alegria da Princesa Lola com a chegada no castelo do Príncipe Matheus, seu melhor amigo e fiel escudeiro na batalha para vencer o Dragão. 🙂

Até hoje ela conta essa história! Um amor…

festa-castelo-papelao-princesa-Toca-Lola-1

festa-castelo-papelao-princesa-Toca-Lola-4

Até a Dora entrou no clima! 🙂

festa-castelo-papelao-dragoes-toca-lola-13 As brincadeiras

Sei que essa minha opinião é polêmica, mas sou contra animação de festa infantil. Quem inventou que as crianças precisam de alguém para ensiná-las como brincar?

Alguém aí se lembra como eram as festas da nossa infância? Não me lembro de animadores, mas, certamente, não faltava diversão.

Acredito no livre brincar. Afinal, crianças são criativas por natureza! Dê espaço e liberdade e elas vão encontrar sua própria forma de se divertir.

Tem dado super certo nas festinhas por aqui.

Na festa da Lô deste ano, pela primeira vez, aluguei uma cama elástica e um brinquedo inflável e a criançada amou! Mas tenho certeza que, mesmo que não tivessem esses brinquedos, eles já se divertiriam bastante por si só… com as brincadeiras que estavam fazendo com os balões de gás, com o castelo de papelão, com a tenda da Lô, com o corre-corre, e com tudo mais que a mente fértil e criativa desses pequenos pudesse inventar! 🙂

festa-castelo-papelao-dragoes-toca-lola-16

Lola-3-anos-215

festa-castelo-princesa-toca-lola-2

E é claro que eu não resisti e aproveitei também, né? 🙂

festa-castelo-papelao-dragoes-toca-lola-15

Lola-3-anos-370

Além disso, assim como o castelo de papelão, todo o cenário da festa foi pensado para que as crianças pudessem brincar e interagir livremente. Sim, estava tudo liberado!

Lola-3-anos-233

O carrossel musical, a tenda de tecido e alguns outros elementos decorativos, farão parte do novo quarto da Lolô, que será adaptado para a nova fase, em que a gente se despede do mamá e das fraldas, como eu contei aqui. Sinceramente, já estou com saudades da minha bebê. Ops, desabafo de mãe apegada… 🙂

festa-castelo-tenda-tecido-toca-lola

A Toca de teto, que foi feita pela @Tecelinha, virou um dos cantinhos preferidos da criançada. Nela, os pequenos contavam historias, se escondiam, brincavam e descansavam…

festa-castelo-papelao-dragoes-toca-lola-12

Era um barato ver a minha pequena curtindo tanto a festa e com tanta liberdade!

Era quase um circuito de brincadeiras: Ela ganhava o presente e já começava a brincar ali mesmo! Dali, corria para o castelo e brincava com os amigos, depois, corria para o pula-pula, depois para piscina de bolinhas,… O mais difícil era fazê-la parar para comer ou beber algo. 🙂

festa-castelo-tenda-toca-lola-2

As crianças brincaram a festa toda, com total autonomia e liberdade no espaço, uma graça!

festa-castelo-toca-lola

E esse sorrisão dos pequenos? Não tem preço, né gente?

Sim, a festa deu um trabalhão!  Na véspera, o sono sumiu, foi uma correria louca e o cansaço foi grande (aliás, antes e depois da festa.).  Não dá para negar: criar comemorações afetivas e caseiras, com aquele carinho do manual, dá um trabalhão. Mas eu curto demais toda essa energia criativa. Simplesmente, amo!

festa-castelo-toca-lola-3anos

Eu não conseguiria simplesmente entrar em um salão com tudo pronto, curtir 4 horas e ir embora. Gosto de construir a festa e gosto que ela acompanhe. Sou do tempo em que as festas duravam dias, com toda a família nos preparativos, com cheiro de doce pela casa…

Sim, podem me chamar de “a louca das festinhas” hahaaha. Mas mesmo com toda essa correria que da vida moderna, não abro mão de preservar essas memórias afetivas na minha pequena. Quero que ela guarde em seu coração como o amor é criativo! Te amo demais, minha pequena!

coracao-rosa.png.semfundo-4

E vocês, o que acharam? Curtiram a ideia?

Deixem aqui os seus comentários e, se gostaram, compartilhem o post com os amigos queridos que vocês gostariam de ver por aqui, curtindo as histórias da toca!

designcomafeto

Fotos:  Acácio de Camargo e acervo pessoal.

10 Comentários

  1. Marilia • em 25 de agosto 2017

    que linda ela está Priscila, uma verdadeira mocinha, parabéns pela criatividade em todo o niver da filhota e parabéns pelo desenvolvimento dela. Beijos e saudades de vocês.

  2. Beth Scheiffer • em 25 de agosto 2017

    Amei todos os detalhes, sua dedicaçao e criatividade! Parabéns pras duas! Bjos ❤

  3. Gerusa • em 26 de agosto 2017

    Uma das coisas mais legais de trabalhar com o público infantil é a possibilidade de vê-los crescer. A cada ano aprender mais e mais com eles, viver em seus mundos, aprender a ouvi-los, interpretar e traduzir seus sonhos. Adoro fazer parte da vida dessa pequena desde a barriga, e você, Pri, a cada ano se supera! Essa festa ficou incrível! Obrigada por sempre me incluir nesse mundo lúdico da Lola!

    • Priscila Guerreiro • em 27 de agosto 2017

      Gê, querida! Muito obrigada pelo carinho de sempre! 🙂 E que a nossa amizade e parceria criativa floresça e se torne cada vez melhor, a cada ano que passa! Bjs …

  4. Eloá • em 9 de abril 2018

    Que lindo e original! Parabéns! Me dá uma dica de como você pintou o papelão pra fazer o castelo?

    • Priscila Guerreiro • em 10 de abril 2018

      Oi Eloá! Obrigada!! Que bom que gostou! Dúvida já respondida pelo Instagram. depois me envie fotos do seu.. Estou curiosa! Sucesso! Bjs, Pri

  5. maria • em 18 de setembro 2018

    amei, vc me deu boas idéias, a festa será mista, rei Davi e rainha Ester,será uma festa para o dia das crianças!

    • Priscila Guerreiro • em 19 de setembro 2018

      Uau! Adorei a ideia! Fico feliz que tenhamos te inspirado, Maria! Se puder, me envie as fotos da festa do Davi e da Ester, fiquei super curiosa aqui. Vai ser demais! Gde beijo! Pri

Deixe seu comentário!

           

Método Montessori

Receba conteúdos sobre o método Montessoriano e como criar filhos plenos, criativos e autoconfiantes.