17 agosto 2018

Festa de aniversário montessoriana: a celebração dos 4 anos da Lola na escola!

Ambiente Montessoriano | Método Montessori

Como acontece a celebração do aniversário de acordo com o Método Montessori?

O método montessoriano incentiva a autonomia, a liberdade e a auto-aprendizagem da criança. Assim, a celebração do aniversário é mais uma oportunidade para estimular a criatividade, e consequentemente, o aprendizado e a evolução dos pequenos.

Simplicidade, afetividade, diversão e aprendizagem- um ritual cheio de significado, uma celebração à vida !

No post de hoje, conto como foi a comemoração dos 4 aninhos da Lola, que aconteceu esta semana na escola montessoriana. Confiam!

 

Aproveite para fazer parte do Grupo de famílias – Voa Montessori e receba bônus exclusivos e participe das lives no instagram para ter uma Maternidade com mais leveza! É só clicar aqui para participar.

Me acompanhe no instagram @priscila.guerreiro

 

aniversario-montessori-toca-lola

Os posts sobre o método montessoriano sempre fazem muito sucesso aqui no blog! É realmente impressionante o interesse crescente das pessoas em conhecer mais sobre o sistema montessori.

Recentemente, compartilhei no stories do Instagram (aliás, você já nos segue por lá? Se não, clique aqui!) um pouco da “Linha da Vida” da Lorena. Esse é o nome dado ao  lindo e emocionante ritual do aniversário a la montessori.

Logo comecei a receber muitas mensagens pedindo para que eu contasse mais sobre essa forma de comemoração ao estilo Montessori.

Assim, hoje compartilho com vocês como acontece essa linda celebração cheia de significados chamada de “Linha da Vida”.

A preparação da Linha da Vida

Entre os inúmeros ensinamentos educacionais que Maria Montessori nos deixou, está a festa de aniversário das crianças, que vai muito além da nossa tradição de festejar apagando velinhas e recebendo presentes. Para Montessori, a criança deve ser a protagonista da celebração da sua história de vida.

Assim, a festa de aniversário no estilo Montessori procura aprofundar a compreensão do tempo e, gradualmente, introduzir os conceitos de dias, meses, planetas , estrelas, assim como a rotação da Terra ao redor do Sol. O objetivo desse ritual de aniversário, é ajudar as crianças à reconhecer como eles têm crescido e evoluíram desde que nasceram.

montessori-birthday-toca-lola-2

Foto: diycorporatemom

A preparação do material para a comemoração já foi uma delícia!

No início do mês de agosto, mês de aniversário da Lô, recebemos da escola um envelope contendo 4 folhas. Cada uma delas representava um ano de vida da nossa pequena.

Nossa missão, portanto, seria representar cada ano de vida por meio de fotografias e de uma breve biografia destacando eventos importantes da vida da criança.

Esse material, foi restituído à escola a fim de servir de base para que compartilhássemos com todos os colegas a história de vida da Lorena; a sua Linha da Vida.

O presente 

Um aspecto muito interessante da celebração montessoriana é que o aniversariante não ganha presente, ele é quem presenteia no dia do seu aniversário.

Um dia especial pensado só para a criança e sua história sendo contada pela família para toda a classe são os verdadeiros presentes dos quais ela certamente se lembrará por toda a vida.

Assim, em uma festa de aniversário à maneira Montessori, como forma de agradecimento, é o aniversariante quem presenteia a sala e os amigos com um objeto que será usufruído por todos

A escola destaca que não importa o valor comercial — o que importa é o valor do significado de “presentear” a classe e seus amigos. Uma bonita caixa, um cd de musica clássica para relaxamento, um livro de histórias para o canto de leitura, um vaso de flores, um quadro com reprodução da obra um pintor reconhecido, um material confeccionado pela família ou um enfeite para a classe são alguns dos presentes sugeridos pela escola.

É uma linda forma de aprender a agradecer e marcar, com pequenas lembranças, os momentos importantes da vida!- Um belo ensinamento, não?

Minha filha escolheu um lindo vasinho de plantas e seguiu toda orgulhosa para a sala levando o seu presente.

aniversario-montessori-toca-lola-1

Método Montessori- o ritual de aniversário 

É impressionante como os pequenos aguardam ansiosamente essa data! Ficamos encantados com a alegria da Lô! Ela já acordou perguntando: hoje é a minha linha da vida? E fez a maior festa! Ao chegar na escola, ela dizia a todos com o maior orgulho: hoje é o dia da minha linha da vida! – Um barato!

A celebração acontece logo no início do dia. Quando chegamos, o ambiente já estava todo preparado. As crianças estavam sentadas em um círculo e, no centro, haviam doze marcadores identificando os meses do ano. No meio, havia um sol e, sobre ele, uma vela.

aniversario-montessori-toca-lola-3-1

Eu e o pai fomos convidados a sentar na roda e Lorena já se posicionou de pé com um globo terrestre na mão. A professora acendeu a vela sobre o sol (simbolizando o momento do nascimento da Lô) e nos convidou a iniciar a leitura da linha da vida, contando um pouco da história da nossa pequena.

aniversario-montessoriano-toca-lola-1

Lorena iniciou sua caminhada a partir de agosto, mês do seu nascimento. Enquanto falávamos sobre fatos marcantes do seu primeiro ano, toda orgulhosa, ela ia caminhando ao redor do sol. Assim, com a terra girando ao redor do sol, ela simbolizava a passagem do tempo. Ao final de cada volta completa, finalizávamos um ano de vida e passávamos para o próximo ano. 

aniversario-montessoriano-toca-lola-2

Lorena estava concentrada na sua participação e parecia estar curtindo muito o seu dia. Foi aí que entendi toda a ansiedade e animação dela: ela esperou bastante por esse momento enquanto participava da Linha da Vida dos amigos ao longo do ano.

Eles realmente valorizam e respeitam esse ritual. Enquanto contávamos as histórias, as crianças comentavam e perguntavam; pareciam muito interessadas a todo momento. Foi realmente muito prazeroso!

Ao final da leitura do 4º ano, todos cantamos parabéns e minha filha apagou a vela que estava no centro do círculo.

Para nós, infelizmente a participação dos pais na festa tinha acabado. Mas, para eles, a festa estava só começando! Despedimo-nos da turma, que logo começou a se preparar para a segunda parte da celebração: a finalização do bolo e dos docinhos para o lanche especial da turma.

Nós não pudemos ficar, mas deixei minha máquina com a querida professora Mira, que fez muitos dos lindos registros que hoje compartilho com vocês.

O Lanche Especial

Como vocês sabem e já contei por aqui,  não curto festa pronta.Sabe aquela coisa padronizada de casa de festa, em que o aniversariante é quase um convidado no seu próprio aniversário? Não curto mesmo…

Não sei cozinhar, mas, até hoje, não abro mão de fazer os docinhos das festinhas aqui em casa. Acredito que isso contribua para a criação de lindas memórias afetivas da infância! Amo o cheirinho de brigadeiro pela casa, amo enrolar os docinhos na véspera, amo aquela baguncinha gostosa de preparação para a festa!

Assim, amei a proposta da escola para o lanche especial de aniversário: nada de embalagens plásticas, nada de decoração de personagens, nada de saquinhos de presente. Nada de estímulo ao consumo!

A família só pode levar um bolo caseiro (que deve vir assado, recheado e com cobertura.) e massa de brigadeiro ou qualquer outro docinho, para enrolar.

aniversario-montessori-toca-lola-2-1

Os confeitos e granulados são enviados à parte e servirão para a finalização do lanche pelo aniversariante e seus colegas.

aniversario-montessori-toca-lola-2

aniversario-montessoriano-toca-lola

aniversario-montessori-toca-lola-3

Também não são levados pratinhos, copinhos e todos aqueles descartáveis de festas. Todos utilizam seus próprios talheres, copos e pratos de vidro.

aniversario-montessori-toca-lola-5

E quer saber? Nada daqueles adereços que costumamos usar nas festinhas fez falta. Nem mesmo os presentes. aniversario-montessori-toca-lola-4

Afinal, eles tinham o essencial: a companhia dos amigos, a alegria pela celebração de mais um ano de vida, e um belo bolo de chocolate para festejar. O que precisariam mais? 🙂

E aí? O que acharam?

Já conheciam a celebração montessoriana?

Contem para a gente!

Um grande beijo!

Pri Guerreiro

coracao-rosa.png.semfundo-4

11 Comentários

  1. Ana Maria da Silveira • em 17 de agosto 2018

    Sou tia daJuliana, e desde sempre, recebo através da Carla, coisas importantes, como está que acabei de ler. Como eu gostaria, que minha filha, hoje com 34 anos, tivesse tido a oportunidade de vivenciar toda esta esperiencia. Parabéns pela oportunidade, que e dada a cada criança, de conhecer o verdadeiro valor da vida. Obrigada

    • Priscila Guerreiro • em 22 de agosto 2018

      Oi Ana!! Fico muito feliz que tenha gostado do blog! Acredito que sempre temos a oportunidade de aprender e vivenciar novas experiências. Que você viva experiências incríveis agora com a Jú! Grande beijo! Pri

  2. ventsi • em 22 de agosto 2018

    obrigado !! consegui aqui me ajudou pakas.

  3. Camila Borges • em 1 de março 2019

    Acabei de encontrar o Blog e já chorei no “Linha da Vida”. Imagina se fosse com meu filho, os papéis estariam encharcados na hora da festa! HAHAHAHA
    Amei!!!

    • Priscila Guerreiro • em 5 de março 2019

      Ai que lindo, Camila! 🙂 Imagine a mãe aqui na Linha da Vida da filha! Foi difícil segurar a emoção. Lindo demais!:)

  4. cinthia • em 6 de maio 2019

    Ahhh que inspiração!!! irei celebrar em casa com minha filha, que por acaso se chama Lorena e faz aniversário em Agosto também… esse ano irá celebrar 5 aninhos… Busco por em prática em minha casa esse método que nos traz muita esperança e respeito com a criança
    Obrigada pelo seu post.

  5. Maria • em 23 de fevereiro 2020

    Quanta sensibilidade e afeto nesse dia tão especial para o aniversariante.
    Que todas as crianças pudessem viver um dia assim no seu aniversário que é muito mais significativo e deixa lindas memorias.

  6. Renata • em 28 de outubro 2020

    Muito bacana esse post, não conhecia a festa de aniversário montessoriana. Valoriza-se o que realmente é importante na vida a meu ver!!!

  7. Natália • em 5 de novembro 2020

    Quanto mais leio sobre Montessori mais me apaixono.

    • Priscila Guerreiro • em 5 de março 2021

      Eu também Nati! A filosofia se mostra na prática de uma forma incrível, vai além da festa, quarto e brinquedos, não é mesmo!? E você já viu que as inscrições para o Curso Montessori em Casa estão abertas até segunda? 😍😍😍

      Sei bem que a vida de mãe é uma eterna loucura, ninguém nasce sabendo tudo… Por isso eu criei um passo a passo pra livrar vocês desses excessos de informações, para ter mais respeito, tempo de qualidade, leveza e doçura no seu lar.

      Além de tudo isso, Ter segurança de que você está propiciando tudo que é necessário para seu filho crescer de forma natural e positiva. Não tem coisa melhor né?

      Vem com a gente! 👉 priscilaguerreiro.com.br/curso-montessori-em-casa

Deixe seu comentário!

           

Método Montessori

Receba conteúdos sobre o método Montessoriano e como criar filhos plenos, criativos e autoconfiantes.