15 julho 2019

Festa de 1 ano da Antonella: 5 Dicas para planejar o primeiro aninho do seu filho

Festas | Lifestyle | Na Toca com a Lola

A vida de qualquer família muda completamente depois da chegada de um bebê. Diante de tanta transformação, o que não faltam são motivos para comemorar esse primeiro ano ao lado das pessoas que amamos.  Alguns pais fazem questão de comemorar com uma super festa. Outros preferem uma celebração mais íntima, em casa. Outros optam por não comemorar porque acreditam que o bebê não aproveita. Será?!

Como vocês bem sabem, eu sou do time SUPER A FAVOR, mas com uma condição: que seja uma festa afetiva e que a criança seja respeitada para que a festa não perca seu real significado.

Assim, no post de hoje, eu conto como foi a comemoração do primeiro aninho da Antonella e dou dicas super especiais para você planejar a primeira festinha do seu pequeno.

festa-1-ano-dicas

Mas, antes de tudo, é importante lembrar que cada criança é única  e, assim, o que vale para as minhas filhas pode não valer para a sua, é claro. Por isso, é bom deixar claro que o que compartilho aqui é fruto apenas das minhas experiências pessoais como mãe de duas, madrinha de três e amiga de muitas famílias com crianças 🙂

Então, vamos lá!

Dica 1: Respeite o horário do seu pequeno.

Programe a festinha para o horário em que seu filho costuma estar acordado e bem disposto. Aqui em casa, minhas filhas acordam super cedo, e, nessa fase de bebê, almoçam por volta das 10:30h e tiram um soninho depois do almoço. Por isso, as festas de ambas foram marcadas para o início da tarde, depois da soneca, e deram super certo! 🙂

Ah! Atenção à duração. A festa também não precisa ser muito longa. Cuidado com a duração: mais do que 4 horas de festa pode ser muito cansativo para os pequenos.

Dica 2: Crie um ambiente confortável para seu filho

O ideal é que todos estejam à vontade, principalmente a criança, é claro! Sim, parece óbvio, mas muita gente só se dá conta disso na hora da festa, quando a criança começa a chorar. 🙁

E estar à vontade pode ser muito relativo, quer ver?

Minha primeira filha Lorena andou aos 10 meses. Por isso, foi muito tranquilo e natural para ela ter uma festa no salão do prédio, em frente ao parquinho infantil, onde ela já estava acostumada a brincar. Ela andou, correu e brincou a festa toda! Foi um barato!

Já minha segunda filha Antonella ainda não andava firme quando completou um ano. Sim, ela até dava alguns passinhos, como vocês acompanharam no nosso instagram, mas logo sentava e começava a engatinhar. Por isso, abolia a ideia de um ambiente externo e decidi fazer uma comemoração mais íntima, em casa, no ambiente dela, onde ficássemos mais à vontade para ela engatinhar à vontade. E bingo! Foi uma delícia! 🙂

Assim, como uma boa criança montessoriana, ela esteve livre durante toda a festa. Aliás, ela brincou antes, durante e depois da festa! hahaha

dicas-festa-1-ano

Essa foto foi tirada enquanto eu começava a arrumar a mesa, que logo virou uma casinha para ela e a irmã brincarem. Haja imaginação! 🙂

Aliás, esse clima de liberdade foi a coisa mais gostosa dessa festa! Antonella ia para a sala, para a varanda, para o quarto, …Uma graça! Ela brincava com um, brincava com outro,… tudo muito tranquilo, agradável e natural para todos.

Dica 3: A lista de convidados

Se a ideia for fazer uma festa mais íntima, como fizemos por aqui, a dica é chamar pessoas que realmente tenham participado da rotina e do desenvolvimento do bebê.

E não se preocupe se a grande maioria dos convidados for adultos, isso é muito comum pois o bebê ainda não tem um ciclo de amizades.

Dica 4: A escolha do tema

Enquanto ainda são bebês, o tema da festa está mais alinhado à personalidade da família. Por isso, use e abuse da criatividade!

Temas não são obrigatórios, é claro. Mas se você é uma mãe festeira, essa pode ser a sua única chance de escolher. hahaha Por isso, aproveite a liberdade para a escolha do tema enquanto eles ainda são pequeninos, pois depois provavelmente você não conseguirá dar muito palpite, né?! 🙂

Por falar em mãe festeira, por aqui, assim como no chá de bebê, escolhemos o tema Cactus Florido. Dessa forma, a minha opção foi seguir o tema do quartinho dela, como vocês acompanharam aqui e aqui.

Compondo o decor, tivemos ainda  o rosa chá e o poá dourado do quarto, que estão super presentes no quarto e se repetiram em algumas peças:

festa-cactus-1-ano

Além disso, flores naturais, porta-retrato com foto da criança e alguns elementos que façam parte do dia-a-dia do seu pequeno são dicas super charmosas e que caem bem com qualquer tema.

festa-1-ano-dicas

Com tanta economia no decor, resolvi investir um pouco mais em um bolo e em biscoitos decorados que seguissem o tema escolhido e foi uma delícia! Literalmente. 🙂

bolo-cactus-festa-1-ano

20190601_171946-2

Dica 5: Detalhes afetivos dão graça e personalidade à festa

Essa, com certeza, é a minha maior dica!  Quem me acompanha pelas redes sociais sabe que essa, com certeza, é a marca registrada de todas as nossas festinhas (e em tudo o que faço, aliás! hehe), como já contei aqui, aqui e aqui. Amo decoração com significado!

festa-cactus-1-ano-lembrancinhas-afetivas

Sabe aquela coisa de “menos tendência e mais essência”? Nossa, como acredito nisso! É o que sempre busco nas festinhas aqui em casa.

E se você está pensando em algo super elaborado, pode esquecer. A beleza desse tipo de festa está na simplicidade e afeto dos pequenos detalhes.

Na festa da minha pequena, o grande charme ficou por conta desses mini-cactus com a frase : “Cultive o amor!” Nada mais lindo para comemorar esse primeiro aninho do bebê, não? festa-cactus-dicas-lembrancinhas-festa-1-ano

Capriche em cada detalhe da sua festinha, mas não se esqueça que o mais importante serão as memórias afetivas desse dia, que ficarão para sempre guardadas no coração de cada um dos seus convidados.

festa-1-ano-dicas-5 festa-1-ano-dicas-3

Que seja um dia repleto de alegria e muito amor, como foi o nosso! 🙂 E foi tão bom que decidimos comemorar novamente um mês e meio depois, na comemoração pelos 5 anos da irmã, que virou a festa sereia das duas. Conto tudo no próximo post, prometo! 😉

E por aí? Como foi o primeiro aninho do seu pequeno? Tem dicas? Compartilhe com a gente!

Grande beijo!

Pri Guerreiro

coracao-rosa.png.semfundo-4

2 Comentários

  1. Meiry • em 19 de setembro 2019

    Seu blog é o melhor!! Linda festa, linda família, parabéns

Deixe seu comentário!

           

Método Montessori

Receba conteúdos sobre o método Montessoriano e como criar filhos plenos, criativos e autoconfiantes.