Notice: Undefined property: stdClass::$share in /home/priscil4/public_html/tocalola.com.br/wp-content/themes/tocalola/inc/functions/nexo-likes-facebook.php on line 5

Notice: Trying to get property of non-object in /home/priscil4/public_html/tocalola.com.br/wp-content/themes/tocalola/inc/functions/nexo-likes-facebook.php on line 5
facebook instagram twitter youtube youtube
Notice: Undefined index: feed in /home/priscil4/public_html/tocalola.com.br/wp-content/themes/tocalola/header.php on line 88
04 fevereiro 2021

Educar com respeito é diferente de mimar

Diversos

Precisamos esclarecer isso de uma vez por todas!

Mimar “Tratar-se com carinho excessivo, geralmente satisfazendo todos os caprichos e vontades.”

Será que é deixar fazer o que quer? Dar liberdade de escolha e tratar seu filho com respeito é muito diferente de permitir que ele faça só o que tem vontade. Mas atenção: a liberdade dada à criança deve ser proporcional a sua capacidade de escolha.

As consequências: educar é preparar para a vida. Quando damos opções aos nossos filhos e respeitamos suas escolhas. Estamos ensinando também a lidarem com as consequencias de suas atitudes. Isso se aprende em casa, geralmente.

 

Mimar é querer poupar as crianças da frustração e isso é absolutamente inútil. Sabe por quê? Porque frustrações fazem parte da vida. A criança que não aprendeu a lidar com isso provavelmente será um adolescente (E talvez um adulto) que não saberá lidar com a frustração. E isso é perigoso.

Nosso papel, como pais, não é fazer nossos filhos felizes 100% do tempo e sim, prepará-los para a vida. E viver também é aprender a lidar com limites e com frustração para conseguir seguir em frente.

Confie, educar com respeito é considerar o que o seu filho e pensa mesmo nos momentos em que as correções se fizerem necessárias. Educar com respeito é ensinar ao seu filho que você confia nele e dessa forma, ele também aprenderá a confiar e si mesmo. Isso é muito diferente de mimar, concorda?

Já ouvi de diversas famílias ( e até da minha!) que “esse negócio de tratar criança com respeito e dar liberdade de escolha” vai deixá-la mimada.

Aproveite para fazer parte do Grupo de famílias – Voa Montessori e receba bônus exclusivos e participe das lives no instagram para ter uma Maternidade com mais leveza! É só clicar aqui para participar.

Me acompanhe no instagram @priscila.guerreiro

Quem aí já ouviu esse argumento? Quem aí já teve ou tem esse receio? Me conta! 👇🏻😉

Deixe seu comentário!

           

Método Montessori

Receba conteúdos sobre o método Montessoriano e como criar filhos plenos, criativos e autoconfiantes.