Organização é um hábito. Então, nada melhor do que estimular esse hábito desde pequeno, alguém duvida?
No post de hoje, aprenda como estimular a organização e a autonomia dos pequenos com a criação de um espaço de brincar e de vestir um quarto montessoriano.
O principal objetivo ao criar um ambiente montessoriano é oferecer um espaço seguro, com móveis e objetos na altura dos olhos da criança para que ela possa desenvolver a sua autonomia com liberdade.
Mas um aspecto super importante -e que muita gente esquece- é que, quando falamos de autonomia, estamos falando também da capacidade da criança de cuidar e organizar o próprio espaço.
Quem me acompanha aqui no blog, já percebeu que a organização em um ambiente montessoriano é um importante hábito para a o desenvolvimento dos pequenos.
Devo confessar: não sou uma pessoa muito organizada por natureza. E durante um bom tempo acreditei no charme do caos criativo. :I
Mas hoje entendo que a vida é muito mais prática para quem tem a organização como um hábito. Por isso, há alguns anos, a busca por essa prática passou a fazer parte da minha vida de uma forma consciente. E continua sendo um exercício diário…
Ter a organização como um dos pilares talvez tenha sido um dos motivos para o meu encantamento com o Método Montessori. Nessa pedagogia, há sempre a ideia do começo, meio e fim de todas atividades.
Em uma brincadeira: pegou, brincou, guardou. E, pela repetição, as crianças internalizam esse processo e tudo se torna mais fácil. Em pouco tempo, elas passam a repetir o processo de forma natural. A arrumação deixa de ser um momento chato para ser mais uma etapa da brincadeira.
Tem como não se encantar?
No post anterior, prometi trazer dicas super fáceis e práticas, no melhor estilo “faça você mesmo! – DIY”, para criar um espaço contemporâneo, lúdico e cheio de estilo para o seu pequeno. E o melhor: gastando pouco.
Assim, nossa tarefa de hoje é criar os espaços de brincar e de vestir do quarto dos pequenos.
E para começar, sua primeira missão é setorizar as atividades, como você já leu por aqui .
Separando uma área para organizar os brinquedos, outra as roupas, outra para os sapatos, outra os livros, a criança passa a ter a clara ideia de que cada coisa deve ir para o seu lugar após sua utilização. Simples assim.:)
Mas antes de falarmos desses espaços, vamos relembrar três regras básicas para a criação do de um ambiente montessoriano?
1- Tudo deve estar na altura da criança;
2- Os estímulos devem ser controlados, ou seja: você não precisa expor todas as opções de brinquedos ou roupas ao mesmo tempo, e sim, dar uma gama de opções para que a criança pequena possa escolher e desenvolver sua autonomia.
3- Ambiente simples, design sem excessos.
Checklist básico feito, vamos à criação dos espaços setorizados:
Espaço de brincar
Para criar a área dos brinquedos, é importante ter em mente que você precisará apresentar os brinquedos de forma separada e organizada, de modo que cada brinquedo tenha o seu lugar.
Os brinquedos menores devem ser agrupados em pequenos cestos, com peças de uma mesma família. Depois de brincar, é importante que ele reúna as peças afins para guardar no cesto correto, que deve retornar ao seu devido lugar. Ex: o cesto dos animais de borracha, cesto das frutas de madeira.
Para bebês, sugere-se a apresentação de cerca de cinco a oito tipos de brinquedos para evitar o excesso de estímulos.
Para melhor organizar, existem diversas opções de mobiliários no mercado, mas você também pode criar o seu!
Hoje em dia, com a expansão das lojas de bricolagem, tipo “Leroy Merlin” (e este não é um Publipost 🙂 ) é muito simples comprar as peças de madeira já cortadas nas medidas do seu espaço e, com o auxílio de qualquer pessoa com o mínimo de habilidade com uma furadeira, você conseguirá realizar a fixação das peças de uma forma bem simples e rápida.
Caso prefira, uma opção ainda mais simples é utilizar caixotes empilhados, como esses:
Mas atenção: caso eles não estejam tratados, é importante lixá-los e passar algum tipo de revestimento atoxico- tinta ou cera incolor- para garantir que nenhuma farpa poderá ferir o seu pequeno. Outra dica é as peças para não correr o risco de que a criança as desloque e possa acabar se machucando.
Espaço de vestir
Como você já deve ter visto, é muito comum esse tipo de armário baixo em quartos montessorianos.
Sim, é uma marcenaria bem simples e fácil de fazer, mas o que mais intriga a maioria das mãe ao ver esses armários é: Onde colocar o restante das mil coisas dos pequenos? Onde ficam fraldas, mantas, roupas extras e as mil coisas que toda mãe precisa guardar?
Calma gente, não é preciso destruir o armário que você já tem no quarto! Sabemos o quanto esse espaço é importante, não é mesmo? Então, proponho que sejamos práticas!
Precisamos garantir a autonomia dos pequenos no espaço na hora de se vestir. Assim, caso queira manter o armário,você pode:
- simplesmente adaptar a parte de baixo do armário, de modo a acomodar as peças de maior uso de forma adaptada ao tamanho ao seu pequeno. A parte superior fica destinada ao armazenamento das peças que não fazem parte do dia-a-dia da criança. ; ou
- manter o armário fechado, deixando disponível para a criança uma área de vestir com dimensões reduzidas, nas proporções do seu pequeno, onde ficarão as peças mais utilizadas no dia-a-dia.
Fonte: montytribe
Fonte: Tadah
Para ocupar ainda menos espaço, sugiro essas araras, que são super práticas, simples de fazer e não ocupam muito espaço no ambiente.
Se quiser produzir a sua, apresentamos dois tutoriais bem simples:
Fonte: smileandwave
Tutorial aqui : stylecurator.com.au
E aí? Já se animou para preparar as suas peças? Solte a criatividade e compartilhe suas criações com a gente!!
Nos próximos posts vamos falar sobre como criar uma cama casinha e uma tenda de brincar para os seus pequenos. Design com muito afeto!
Me aprofundo sobre esses princípios no curso Montessori em Casa: do zero aos três anos. Também apresento o passo a passo para todas as aquisições de independência do bebê. Conheça: https://priscilaguerreiro.com/curso-montessori
Esse é meu curso mais completo sobre a filosofia de educação Montessori para que você saiba preparar o quarto, a casa, e se preparar para apoiar o pleno desenvolvimento do seu filho.
Um grande beijo!
Pri Guerreiro
Fonte imagens: Pinterest
Tdo mto lindo, gostei das araras para também fazer parte das roupas para bonecas.
Nunca tinha pensado nisso, mas é uma ideia bacana! Acho que as pequenas vão gostar! 🙂