Continuando a compartilhar a minha experiência com o chá de bebê das minhas filhas Lola e Antonella, hoje falamos sobre decoração, opções de brincadeiras, de lembrancinhas e de cardápio, entre outras dicas que poderão te ajudar a criar um chá de bebê moderno, prático, cheio de charme e com muio estilo (sem enlouquecer nem gastar muito por isso! kkkk).
No post anterior, conversamos sobre todas as etapas do planejamento inicial para o evento. Ideia de decoração alinhada, convites emitidos, tudo certo! Agora sim, podemos passar para os detalhes práticos desse dia tão especial.
1- Decoração
Quem acompanha o blog sabe o quanto eu amo uma decoração com significado. Recentemente, li um post que dizia “Menos tendência e mais essência!” Nossa, como acredito nisso! E é o que sempre busco nas festinhas aqui em casa, como vocês já leram aqui, aqui e aqui.
Assim, para o chá de bebê, como comentei no post anterior, proponho que tente seguir a mesma linha de decoração do quarto da criança. Isso te permitirá aproveitar as peças que já possui em casa, economizando uma boa grana e ainda consegue conferir valor afetivo , charme e originalidade para a sua decoração.
Você pode utilizar algumas peças de família, como porta-retratos, aquele presente da avó guardado com tanto carinho, ou ainda peças do enxoval do bebê.
Essas foram algumas peças que usei na decoração do Chá da Antonella.
Se decidir usar peças do enxoval, você pode também criar um varalzinho para pendurar algumas peças. Uma fofura!
Outra opção muito simples e que sempre recorro por aqui é utilizar flores naturais.
Uma outra dica são os tags inspirados no tema da festa. Eles podem ter multi -funções, entre elas, enfeitar os docinhos, compor o décor, ou ainda, trazer um charme extra para as lembrancinhas escolhidas. Esses foram os tags utilizados no Chá da Antonella:
II- Chá de bebê ou chá de fraldas?
Essa é uma dúvida que, particularmente nunca tive… kkkk Acho que cabe aos convidados decidir qual presente gostaria de dar ao bebê. Mas, principalmente se você já está com o enxoval montado, não custa nada sugerir algo simples e fácil de encontrar para facilitar a vida da maioria, né? Por isso, acho as fraldas uma ótima sugestão de presente!
Assim, resolvi essa questão de forma muito simples: defino o evento como o Chá da Criança (No caso, Chá da Lola / Antonella) e indico como sugestão de presente o tipo de fraldas que gostaria de receber. Lembram do convite do post anterior? Exatamente daquele jeito. 🙂 A maioria traz realmente a fralda, mas outros preferem dar outro tipo de presente, como sapatinhos e roupinhas e está tudo certo! O importante é que seja dado com afeto:)
Independentemente da escolha, não esqueça de pensar em um lugar especial para acomodar os presentes dos convidados. Caso você tenha um mini-berço, uma boa dica é posicioná-lo em um lugar especial e de destaque para acomodar os presentes. Não pensei nisso no Chá da Lola e as fraldas ficaram amontoadas em uma caixa… Mas para o Chá da Antonella, o mini-berço foi posicionado em um cantinho especial lado da mesa e ficou muito legal! Pena que, na correria do dia, acabei esquecendo de fotografar … Sorry…
III- Brincadeiras
Esse é um assunto que gera controvérsias e que vai depender muito do estilo da família e dos seus convidados. Tem gente que adora, tem gente que odeia! Mas, como a minha ideia aqui é compartilhar a minha experiência pessoal, vou contar o que aconteceu nos meus dois chás:
Se decidir fazer brincadeiras, a dica é escolher uma amiga bem animada para coordenar os preparativos e a realização da brincadeira em si durante a festa. Parece simples, mas, acredite: na hora do chá, como as brincadeiras são normalmente feitas no final do evento, com o barrigão, você certamente estará cansada e essa ajuda será muito bem-vinda.
No primeiro, mãe animada e com amigas super -empolgadas, decidi fazer 5 brincadeiras para o chá de bebê. Começamos com as mais simples:
- Descobrir o peso da mãe;
- Descobrir o tamanho da circunferência da barriga;
- Descobrir quantas fraldas tinham no bolo de fraldas (que, em ambos os chás foi feito e presenteado por minha super-amiga e comadre Michelle. Obrigada Mi! :))
Depois, partimos para brincadeiras mais elaboradas, que requerem uma maior participação dos convidados:
4. Descobrir os ingredientes das papinhas de bebê:
Cada participante devera experimentar as papinhas oferecidas e descobrir quais são os principais ingredientes. É uma brincadeira bem divertida! 🙂
5. Trocar o bebê: Cada participante devera receber um boneco e um kit para troca contendo fralda, pomada, macacão, sapatinho e lacinho (caso seu bebê seja uma menina). O primeiro que trocar o bebê sem esquecer nada, ganha. Quem perde, é fantasiado com algumas peças de bebê. Eu perdi e olhem o resultado! kkkk
Todas as brincadeiras foram bem divertidas! Um barato! O que percebi, contudo, é que para as as primeiras brincadeiras,foi tudo bem mais simples, não só pela logística em si, mas porque, como todos participam é bem mais fácil conseguir a atenção de todos.
Nas duas últimas brincadeiras, como apenas quarto pessoas participavam e tínhamos cerca de oitenta pessoas no local, a coisa ficou um pouco confusa… principalmente depois dos primeiros minutos, pois a atenção das pessoas que não estão participando da brincadeira começa a dispersar…
Como no segundo chá era um espaço era menor e a proposta era mais simples e prática, decidi fazer apenas as três primeiras brincadeiras, nas quais todos puderam participar.
Na minha opinião, as duas experiências foram ótimas e divertidas, cada uma adequada a um tipo proposta. Pense com carinho e escolha a sua! 🙂
IV) Cardápio do chá
Uma coisa que não pode faltar em um chá de bebê são os doces. Bolos, docinhos, biscoitos… São elementos que realmente combinam com a proposta de chá. Contudo, é bom lembrar que não é uma festa, e sim um chá. Desse modo, você pode optar doces caseiros e trazer aquele charme acolhedor do “feito em casa”.
Se essa for a sua proposta, certamente você economizará uma boa grana, sem perder em charme e originalidade. Coloque a mão na massa e envolva os familiares também (se eles tiverem disponibilidade e vontade de ajudar, claro). Aproveite as habilidades que cada um tem e aposte nas receitas que fazem aquele sucesso em família! 🙂
Eu sempre faço a maioria dos docinhos das festas por aqui. São docinhos tradicionais, nada muito rebuscado, mas sempre fazem muito sucesso!:)
O bolo é sempre uma atração à parte! No Chá da Lola, tivemos uma participação para lá de especial da Dinda Mi (sim, ela de novo!! 🙂 Como o tema era floresta encantada, ela criou um “naked cake” rústico com frutas vermelhas, que ficou uma delícia!
Mas é claro que, se puder, vale a pena investir em opções profissionais. No Chá da Antonella, optamos pelos “macarons”, aqueles tradicionais doces franceses que, com suas cores e sabores surpreendentes sempre são certeza do sucesso em qualquer mesa de chá. Escolhemos os Macarrons Lumiere (referência no final do post) e simplesmente amamos! Crocantes por fora, macios por dentro; uma delícia! 🙂
Optamos ainda por um “naked cake” com flores naturais e recheio de doce de leite com nozes e por docinhos de paçoca feitos pela Cup&Cake Senna – doces artesanais (referência no final do post) e foi um super- sucesso!! Só elogios!
Para a mesa de salgados, como dissemos no post anterior, optamos por opções “finger food” e pequenos lanchinhos como mini cachorro-quente e alguns salgadinhos variados. Neste caso, você não precisará de garçons, mas sugiro que defina previamente uma pessoa para a função de conferir e repor a mesa.
V) Lembrancinhas
Neste quesito, vale lembrar que não se trata de uma festa infantil. Sendo assim, as lembrancinhas não são absolutamente necessárias. Mas é tão gostoso preparar algo especial para presentear os convidados, que muita gente não resiste. Eu sou uma delas!kkkk
Essa foi a lembrancinha do Chá da Antonella:
De todo modo, você pode optar por uma opção ainda mais prática e simples, utilizando os doces como lembrança para presentear os convidados, por exemplo.
Mas pode acreditar que o mais importante de tudo é receber seus convidados com muito carinho e afeto. Acredite: é isso o que realmente ficará na lembrança de todos! Tendo amor e pessoas queridas e especiais reunidas, tudo mais se torna apenas acessório para esse grande dia! Que seja um dia inesquecível e especial!
Lista Técnica:
Macarons: www.macaronslumiere.com/
Bolo: https://www.instagram.com/cupsenna/
Chaveiro de crochê: https://www.instagram.com/asjoanasartesanatos/
E aí, o que achou? Curtiu o post?
Tem dicas sobe a preparação do chá de bebê? Conte para a gente!
Um grande beijo!
Pri Guerreiro