15 abril 2018

Dicas para decoração e organização de um Chá de Bebê: Chá da Antonella- Parte 2

Decoração | Diário de Gestação | Festas | Gestação

Continuando a compartilhar a minha experiência com o chá de bebê das minhas filhas Lola e  Antonella, hoje falamos sobre decoração,  opções de brincadeiras, de lembrancinhas e de cardápio, entre outras dicas que poderão te ajudar a criar um chá de bebê moderno, prático, cheio de charme e com muio estilo (sem enlouquecer nem gastar muito por isso! kkkk).

cha-de-bebe-antonella-toca-lola

No post anterior, conversamos sobre todas as etapas do planejamento inicial para o evento. Ideia de decoração alinhada, convites emitidos, tudo certo! Agora sim, podemos passar para os detalhes práticos desse dia tão especial.

1- Decoração 

Quem acompanha o blog sabe o quanto eu amo uma decoração com significado. Recentemente, li um post que dizia “Menos tendência e mais essência!” Nossa, como acredito nisso! E é o que sempre  busco nas festinhas aqui em casa, como vocês já leram aqui, aqui e aqui.

Assim, para o chá de bebê, como comentei no post anterior, proponho que tente seguir a mesma linha de decoração do quarto da criança. Isso te permitirá aproveitar as peças que já possui em casa, economizando uma boa grana e ainda consegue conferir valor afetivo , charme e originalidade para a sua decoração.

Você pode utilizar algumas peças de família, como porta-retratos, aquele presente da avó guardado com tanto carinho, ou ainda peças do enxoval do bebê.

Essas foram algumas peças que usei na decoração do Chá da Antonella.

decoração-cha-de-bebe-toca-lola

Se decidir usar peças do enxoval, você pode também criar um varalzinho para pendurar algumas peças. Uma fofura!

varal

Outra opção muito simples e que sempre recorro por aqui é utilizar flores naturais.

vaso

Uma outra dica são os tags inspirados no tema da festa. Eles podem ter multi -funções, entre elas, enfeitar os docinhos, compor o décor, ou ainda, trazer um charme extra para as lembrancinhas escolhidas. Esses foram os tags utilizados no Chá da Antonella:

tags-decoracao-cha-de-bebe

II- Chá de bebê ou chá de fraldas? 

Essa é uma dúvida que, particularmente nunca tive… kkkk Acho que cabe aos convidados decidir qual presente gostaria de dar ao bebê. Mas, principalmente se você já está com o enxoval montado, não custa nada sugerir algo simples e fácil de encontrar para facilitar a vida da maioria, né? Por isso, acho as fraldas uma ótima sugestão de presente!

Assim, resolvi essa questão de forma muito simples: defino o evento como o Chá da Criança  (No caso, Chá da Lola / Antonella) e indico como sugestão de presente o tipo de fraldas que gostaria de receber.   Lembram do convite do post anterior? Exatamente daquele jeito. 🙂 A maioria traz realmente a fralda, mas outros preferem dar outro tipo de presente, como sapatinhos e roupinhas e está tudo certo! O importante é que seja dado com afeto:)

Independentemente da escolha, não esqueça de pensar em um lugar especial para acomodar os presentes dos convidados. Caso você tenha um mini-berço, uma boa dica é posicioná-lo em um lugar especial e de destaque para acomodar os presentes. Não pensei nisso no Chá da Lola e as fraldas ficaram amontoadas em uma caixa… Mas para o Chá da Antonella, o mini-berço foi posicionado em um cantinho especial lado da mesa e ficou muito legal! Pena que, na correria do dia, acabei esquecendo de fotografar … Sorry…

III- Brincadeiras

Esse é um assunto que gera controvérsias e que vai depender muito do estilo da família e dos seus convidados. Tem gente que adora, tem gente que odeia! Mas, como a minha ideia aqui é compartilhar a minha experiência pessoal, vou contar o que aconteceu nos meus dois chás:

Se decidir fazer brincadeiras, a dica é escolher uma amiga bem animada para coordenar os preparativos e a realização da brincadeira em si durante a festa. Parece simples, mas, acredite: na hora do chá, como as brincadeiras são normalmente feitas no final do evento, com o barrigão, você certamente estará cansada e essa ajuda será muito bem-vinda.

No primeiro, mãe animada e com amigas super -empolgadas, decidi fazer 5 brincadeiras para o chá de bebê.  Começamos com as mais simples:

  1. Descobrir o peso da mãe;
  2. Descobrir o tamanho da circunferência da barriga;
  3. Descobrir quantas fraldas tinham no bolo de fraldas (que, em ambos os chás foi feito e presenteado por minha super-amiga e comadre Michelle. Obrigada Mi! :))bolo-cha-de-fraldas-toca-lola

Depois, partimos para brincadeiras mais elaboradas, que requerem uma maior participação dos convidados:

4. Descobrir os ingredientes das papinhas de bebê: brincadeiras-cha-de-bebe-toca-lola

Cada participante devera experimentar as papinhas oferecidas e descobrir quais são os principais ingredientes. É uma brincadeira bem divertida! 🙂

5. Trocar o bebê: Cada participante devera receber um boneco e um kit para troca contendo fralda, pomada, macacão, sapatinho e lacinho (caso seu bebê seja uma menina). O primeiro que trocar o bebê sem esquecer nada, ganha. Quem perde, é fantasiado com algumas peças de bebê. Eu perdi e olhem o resultado! kkkk

cha-de-bebe-brincadeiras-toca-lola

Todas as brincadeiras foram bem divertidas! Um barato! O que percebi, contudo, é que para as  as primeiras brincadeiras,foi tudo bem mais simples, não só pela logística em si, mas porque,  como todos participam é bem mais fácil conseguir a atenção de todos.

Nas duas últimas brincadeiras, como apenas quarto pessoas participavam e tínhamos cerca de oitenta pessoas no local, a coisa ficou um pouco confusa… principalmente depois dos primeiros minutos, pois a atenção das pessoas que não estão participando da brincadeira começa a dispersar…

Como no segundo chá era um espaço era menor e a proposta era mais simples e prática, decidi  fazer apenas as três primeiras brincadeiras, nas quais todos puderam participar.

Na minha opinião, as duas experiências foram ótimas e divertidas, cada uma adequada a um tipo proposta. Pense com carinho e escolha a sua! 🙂

IV) Cardápio do chá

Uma coisa que não pode faltar em um chá de bebê são os doces. Bolos, docinhos, biscoitos… São elementos que realmente combinam com a proposta de chá. Contudo, é bom lembrar que não é uma festa, e sim um chá. Desse modo, você pode optar doces caseiros e trazer aquele charme acolhedor do “feito em casa”.

Se essa for a sua proposta, certamente você economizará uma boa grana, sem perder em charme e originalidade. Coloque a mão na massa e envolva os familiares também (se eles tiverem disponibilidade e vontade de ajudar, claro).  Aproveite as habilidades que cada um tem e aposte nas receitas que fazem aquele sucesso em família! 🙂

Eu sempre faço a maioria dos docinhos das festas por aqui. São docinhos tradicionais, nada muito rebuscado, mas sempre fazem muito sucesso!:)

O bolo é sempre uma atração à parte!  No Chá da Lola, tivemos uma participação para lá de especial da Dinda Mi (sim, ela de novo!! 🙂 Como o tema era floresta encantada, ela criou um “naked cake” rústico com frutas vermelhas, que ficou uma delícia!

Mas é claro que, se puder, vale a pena investir em opções profissionais. No Chá da Antonella, optamos pelos “macarons”, aqueles tradicionais doces franceses que, com suas cores e sabores surpreendentes sempre são certeza do sucesso em qualquer mesa de chá. Escolhemos os Macarrons Lumiere (referência no final do post) e simplesmente amamos! Crocantes por fora, macios por dentro; uma delícia! 🙂

cha-de-bebe-decoracao-doces-macarons-toca-lola

Optamos ainda por um “naked cake” com flores naturais e recheio de doce de leite com nozes e por docinhos de paçoca feitos pela Cup&Cake Senna – doces artesanais (referência no final do post)  e foi um super- sucesso!! Só elogios!

bolo-cha-de-bebe-toca-lola-1

Para a mesa de salgados, como dissemos no post anterior, optamos por opções “finger food” e pequenos lanchinhos como mini cachorro-quente e alguns salgadinhos variados. Neste caso, você não precisará de garçons, mas sugiro que defina previamente uma pessoa para a função de conferir e repor a mesa.

V) Lembrancinhas

Neste quesito, vale lembrar que não se trata de uma festa infantil. Sendo assim, as lembrancinhas não são absolutamente necessárias. Mas é tão gostoso preparar algo especial para presentear os convidados, que muita gente não resiste. Eu sou uma delas!kkkk

Essa foi a lembrancinha do Chá da Antonella:

lembrancinha-cha-de-bebe-toca-lola

De todo modo, você pode optar por uma opção ainda mais prática e simples, utilizando os doces como lembrança para presentear os convidados, por exemplo.

Mas pode acreditar que o mais importante de tudo é receber seus convidados com muito carinho e afeto. Acredite: é isso o que realmente ficará na lembrança de todos! Tendo amor e pessoas queridas e especiais reunidas, tudo mais se torna apenas acessório para esse grande dia! Que seja um dia inesquecível e especial!

Lista Técnica:

Macarons: www.macaronslumiere.com/

Bolo: https://www.instagram.com/cupsenna/

Chaveiro de crochê: https://www.instagram.com/asjoanasartesanatos/

E aí, o que achou? Curtiu o post?

Tem dicas sobe a preparação do chá de bebê? Conte para a gente!

Um grande beijo!

Pri Guerreiro

coracao-rosa.png.semfundo-4

Deixe seu comentário!