08 maio 2018

Decoração infantil: o quarto montessoriano da Antonella

Ambiente Montessoriano | Criando a sua Toca | Decoração | Quadro de Inspirações (Moodboard) | Quarto Montessoriano | Tendências

Hoje tem um post para lá de especial aqui no blog! Embarque comigo nessa vigem incrível que foi criar o quarto da minha filha Antonella! Um quarto montessoriano moderno, pensado nos mínimos detalhes para atende todas as necessidades do bebê do nascimento aos 3 anos. Design com muito afeto! 🙂

quarto-antonella-2

Decorar um quarto de bebê é uma missão para lá de especial! E a minha paixão pelo assunto é tão grande, que criei um blog para contar cada detalhe desse delicioso processo. Assim surgiu a Toca Lola.

Agora imaginem o tamanho do desafio que foi criar o quarto da Antonella, depois de taaanta pesquisa e informação compartilhada com vocês aqui no blog? Sim, um delicioso desafio!

Nesse período, precisei mergulhar de cabeça para vivenciar a gestação e alcançar a conexão de que eu tanto precisava… durante essa fase, acabei me afastando um pouco do blog, o que não foi nada fácil. Mas o resultado foi tão bacana, que certamente valeu todo o esforço! Eu amei! espero que curtam! 🙂

Por onde começar? 

O início do projeto é para mim a parte mais difícil. Encontrar o tom e a inspiração que transmitam uma emoção única e que realmente faça sentido para aquela família que recebe seu novo membro é realmente um grande desafio. E não foi diferente por aqui…:)

Comecei de um jeito, e fui mudando, mudando, até que, finalmente, o moodboard tomou forma! Foi uma alegria enorme, que compartilhei com vocês nesse post aqui  onde mostrei todos os detalhes do moodboard da minha pequena, lembram?

moodboard-quarto-do-bebe-antonella-toca-lola-p1

 

moodboard-quarto-do-bebe-antonella-toca-lola-p2

o projeto

Bases da decoração definidas, o foco agora seria a construção do layout do quarto. Um quarto montessoriano moderno e funcional, que atendesse bem as necessidades da minha pequena do nascimento aos 3 anos; essa era a diretriz do projeto, que ficou assim:

quarto-do-bebe-montessoriano-moderno-toca-lola-7

Circulação e espaço livre garantidos para que a minha pequena possa explorar seu quarto com muita liberdade e segurança.

quarto-do-bebe-montessoriano-moderno-toca-lola-9

Cama baixa, espelhos, livros e materiais montessorianos posicionados de forma acessível, permitindo a livre exploração do quarto.

quarto-do-bebe-espelho-montessoriano-moderno-toca-lola-

A escolha da estampa

Moodboard e layout  prontos, partimos para outro desafio: encontrar a estampa e as composições que dariam o clima de modernidade e de aconchego que eu buscava para o ambiente que receberia a minha pequena.

E essa foi a escolha: Uma releitura moderna da flor do mandacarú. Poesia pura! Paixão à primeira vista! 🙂

estampa-quarto-antonella-toca-lola

O QUARTO 

Quem acompanha tudo o que acontece aqui na Toca pelo Instagram , já sabe que essa foi a primeira peça decorativa que recebemos. Emoção pura ver o nome dela ocupando o quartinho, que começava a tomar forma.

quarto-do-bebe-montessoriano-antonella-toca-lola

Uma outra peça super- especial foi o móbile cactus, criado em parceria com o atelier criativo Hija de la Madre especialmente para o quarto da Antonella. Um charme!

quarto-do-bebe-montessoriano-toca-lola

Complementando o decór, temos a almofada cactus de crochê, criada pelo atelier As Joanas Artesanatos.

quarto-do-bebe-montessoriano-moderno-cactus-florido-toca-lola

 

quarto-do-bebe-montessoriano-moderno-toca-lola

A composição das estampas foi um processo estrategicamente pensado para dar o tom de modernidade, descontração e ludicidade que eu tanto desejava para o projeto. O enxoval da cama foi encomendado para a Pakatuti.

quarto-do-bebe-montessoriano-moderno-toca-lola-6

Já as almofadas metalizadas foram produzidas pela Liten Landa.

Uma outra peça super importante (e que não poderia faltar): o espelho montessoriano, um xodó do quarto. Um encanto, não?

espelho-montessoriano-quarto-bebe-toca-lola

As peças de marcenaria desenhadas por mim, foram produzidas em parceria com a marcenaria Farpa Design.

O peso de porta cactus foi produzido pelo atelier criativo Hija de la Madre.

E completando o decór, uma peça que não poderia faltar é a luminária da coelhinha Miffy, um ícone mundial do design infantil, produzida pela Mr. Maria e uma paixão antiga, como vocês acompanharam por aqui. Simplesmente, AMO!

quarto-do-bebe-montessoriano-antonella-miffy-toca-lola-5

Ela será nossa companheira nas mamadas da madrugada, ao lado da nossa amada cadeira de balanço. Aliás, quem acompanha o blog, sabe que a cadeira de balanço tem grande um valor afetivo na história da minha família e que também não poderia faltar. Como contei aqui, ela estava presente na casa da minha avó quando eu era bebê, no quarto da minha filha Lorena e, agora, no quarto da Antonella. Design com muito afeto!:)

quarto-do-bebe-montessoriano-moderno-toca-lola-5

E vencendo de uma vez por todas a polêmica do uso do trocador em um quarto montessoriano: sim, tem trocador, minha gente!
quarto-do-bebe-montessoriano-antonella-toca-lola-4

Segui a mesma concepção utilizada no quarto da Lorena, como contei aqui.

Diante das muitas trocas de um bebê, realmente acho o trocador uma peça essencial para garantir a praticidade e a funcionalidade da rotina do dia-a-dia. E, para quem ainda duvida, posso garantir: não afeta em absolutamente nada o conceito montessoriano do quarto, como já expliquei aqui.

Apesar de importantíssimo, assim como utilizamos com a Lô, ele terá um uso provisório, sendo utilizado apenas para os primeiros meses, em que a criança não se movimenta tanto.

Mas é claro que devemos ter um cuidado redobrado com a segurança do bebê para evitar quedas, por isso, tudo deve estar à mão para evitar qualquer possível descuido. Falarei mais sobre isso em um post específico, prometo!

trocador-quarto-montessoriano-bebe-toca-lola-01

cabideiro-cactus-toca-lola

Materiais montessorianos

E se você está se perguntando o que tem dentro dos cestos de palha posicionados na estante de nichos e no carrinho … vamos desvendar o mistério: materiais montessorianos, é claro!!:)

materiais-montessorianos-quarto-do-bebe-toca-lola-3

quarto-do-bebe-montessoriano-moderno-toca-lola-2

quarto-do-bebe-montessoriano-moderno-toca-lola-3

Todos esses materiais foram produzidos pela Smirna Marcenaria e serão explicados um a um aqui no blog, em uma nova série de posts sobre os materiais montessorianos e o desenvolvimento infantil. Aguardem! 🙂

Fotos: Acervo pessoal- reprodução não autorizada sem autorização do Blog


coracao-rosa.png.semfundo-4

Me aprofundo sobre esses princípios no curso Montessori em Casa: do zero aos três anos. Também apresento o passo a passo para todas as aquisições de independência do bebê. Conheça: https://priscilaguerreiro.com/curso-montessori

Um grande beijo!

Pri Guerreiro

coracao-rosa.png.semfundo-4

15 Comentários

  1. Pri Martins Stolemberger • em 8 de maio 2018

    Amo o toca com a Lorena e e estou amando acompanhar o quarto da Antonela. Sabe que foi a partir daqui que eu fui me informar mais e melhor sobre.o método!?
    Claro que tentando administrar os recursos disponíveis tenho tentado adaptar por aqui (qualquer hora te mando uma foto! RS) um beijo pra família toda e boa hora com a Antonella. Deus abençoe.

    • Priscila Guerreiro • em 9 de maio 2018

      Oi Pri!! Que delícia começar o dia com essa sua mensagem!! 🙂 Nosso lema, desde a criação da Toca é: Inspirando famílias a inspirarem seus pequenos. E como é gostoso ver que estamos conseguindo! 🙂 Mande a foto sim! Vou adorar! Muito obrigada pelo carinho! Grande beijo! Pri

  2. Mônica Andrade • em 24 de maio 2018

    Pri, olhe, quero te agradecer por compartilhar tudo isso! Você deveria escrever um mini-livro-guia com o que estudou, vivenciou e praticou sobre montessori. Você escreve muito bem e as imagens são ótimas. Vou tirar muitas dicas para os planos com minha bebê, e o papai está adorando tudo que eu compartilho com ele; agora vou em busca do apoio dos avós, a família toda envolvida 🙂 Grande abraço!

    • Priscila Guerreiro • em 25 de maio 2018

      Owwwwnn!!❤❤❤ Que delícia começar o dia lendo essa sua mensagem, Mônica! Fico muito feliz em poder inspirar famílias compartilhando os meus conhecimento e experiências. Quanto ao livro, sabe que eu já pensei nisso mesmo? Escrever um livro está na lista dos meus projetos futuros. Enquanto isso, vou aprendendo, compartilhando e amadurecendo todos esses conhecimentos por aqui com vocês. Continue aqui com a gente na Toca e sucesso com a família no projeto montessori com a pequena. Grande beijo! Pri

  3. Marcelo Bezerra • em 4 de agosto 2018

    Bom dia! Bem interessante e gratificante esse post, em um quarto montissoriano, cabe o cantinho da leitura? Posso fazer uma árvore genealógica?

  4. Meiry • em 6 de agosto 2018

    Olá! Você fez mais de um móbile ou utilizou apenas esse que postou na foto? Ficou lindo!

  5. Glaucia Lopes • em 30 de dezembro 2018

    nossa adorei seus videos, adorei sua dicas, eu tenho um bebê de 1 ano e durmia no meu quarto desde o nascimento (foi mais fácil na época, nasceu prematuro), agora queremos montar o quartinho dele, e comecei a estudar sobre o método pra montar de maneira simples e prática.
    Só tenho a te agradecer pelas dicas e pelo impulso a me aprofundar mais neste método, mesmo porque, notamos que as industrias só visam o lucro e não no método em si, sendo que pra funcionar o adulto tem que estar preparando, senão só vai gerar stress.
    Mais uma vez Obrigada.

    • Priscila Guerreiro • em 3 de janeiro 2019

      Nossa! Que alegria ler esse seu feedback, Gláucia! 🙂 Pode mergulhar no método Montessori com a gente! Tenho certeza que você ficará impressionada com as respostas do seu pequeno. Eles amam! Grande beijo! Pri

  6. Nayana • em 3 de abril 2019

    Oi, Priscila! Muito bom o conteúdo do seu blog. Parabéns! Gostaria de saber como fez o dossel da cama, já que não tem a estrutura de casinha tradicional? Obrigada!

    • Priscila Guerreiro • em 9 de abril 2019

      Comprei um suporte de parede de ferro para dossel em formato de meia lua. No Elo 7 você encontra.:)

  7. Janira • em 11 de abril 2019

    Olá Priscila! Amei o quarto de sua filhota! Estou doida atrás de uma estante assim. Talvez mandar fazer seja o jeito mais fácil mesmo! E quero desse jeitinho: que possa ser usada como trocador. As que encontro prontas ou são baixas demais ou altas demais para isso… Pode me passar as medidas da sua estante (dos nichos) e o material usado na confecção (tipo de madeira/ compensado). Ficou lindo! Obrigada!!

  8. Natalia Leal • em 19 de novembro 2019

    Olá.. estou amando ler seu blog.. Cada matéria mais linda que a outra. Uma coisa me preocupa na cama no chão, os insetos, vi que vc tem um mosqueteiro, mas n sei de vc usa p realmente proteger de insetos ou só p decorar. Rsrs

    • Priscila Guerreiro • em 26 de novembro 2019

      Oi Natália! Fico feliz em saber que esteja curtindo o que compartilho por aqui, no blog! 🙂 Essa sua preocupação é bem comum e deve ser realmente avaliada de acordo com as condições de sua residência. Como moro em apartamento e ele é todo telado (tela mosquiteiro) o dossel que eu uso no quarto da Antonella é só decorativo mesmo… Achei mais eficiente colocar as proteções contra mosquitos em todas as janelas do que só na área da cama. 🙂 Grande beijo! Pri

  9. Klicia • em 21 de janeiro 2020

    Priscila que demais seu blog! De qual loja são os móveis?

    • Priscila Guerreiro • em 30 de janeiro 2020

      Fico feliz em saber, Klicia! A maioria dos moveis foi desenhada por mim e feito em marcenaria. Bjs

Deixe seu comentário!