Notice: Undefined property: stdClass::$share in /home/priscil4/public_html/tocalola.com.br/wp-content/themes/tocalola/inc/functions/nexo-likes-facebook.php on line 5

Notice: Trying to get property of non-object in /home/priscil4/public_html/tocalola.com.br/wp-content/themes/tocalola/inc/functions/nexo-likes-facebook.php on line 5
facebook instagram twitter youtube youtube
Notice: Undefined index: feed in /home/priscil4/public_html/tocalola.com.br/wp-content/themes/tocalola/header.php on line 88
11 abril 2017

Criando o quarto do seu pequeno: 5 coisas que todo designer de interiores faz e você não

Criando a sua Toca | Planejando o espaço

Você já pensou inúmeras vezes em como seria bacana redecorar o quarto do seu filhote, criando um ambiente mais agradável, divertido e que tenha a carinha dele, não é mesmo?

Daí você vai para a internet, pesquisa mil coisas, faz mil planos …mas acaba se perdendo em meio à tanta informação e, sem saber por onde começar, acaba adiando o sonho mais uma vez…

duo-300x219

Se você está grávida, a coisa complica um pouquinho mais por causa de um pequeno detalhe chamado “hormônios” (sim, eles!)…

É muito comum que a descoberta da gravidez venha acompanhada de infindáveis pesquisas na internet sobre como montar o quarto dos sonhos para o seu bebê. Logo, logo, você já está  “pinando” loucamente as fotos dos ambientes apaixonantes que você vai encontrando pelo caminho-cada um com um estilo completamente diferente do outro.

Os meses vão passando e, em meio às 1.580 fotos salvas, a indecisão e a ansiedade vão só aumentando…  Daí a angústia começa a bater e você pensa: E agora?! O que fazer com tudo isso?!

IMG_99021-1000x666-300x200

Ok, eu juro que te entendo…afinal, sei muito bem o que uma de bomba de hormônios pode fazer na cabeça de uma mulher! 🙂 …

E é por isso que eu te proponho: sigamos juntas neste desafio! A minha missão é te ajudar a pensar como uma designer e, assim, tentar simplificar um pouco tudo isso e fazer com que você se divirta e curta ao máximo essa experiência. Topa?

Hoje começamos uma série de posts que vão nos guiar nesse processo. Mas, para começar, vamos pensar juntas sobre as 7 coisas que TODO designer faz em um projeto e você não.

Vem comigo!

favicon 1.     Designers se preparam.

A primeira etapa de qualquer projeto de interiores é o levantamento de dados e a elaboração de um programas de necessidades. Com um mapa nas mãos é mais fácil não se perder.

trena-3a-3-300x300

Basicamente, essa fase inicial significa:

a)   Medir TODO o espaço e os mobiliários a serem utilizados; e

b)    Realizar um briefing com o cliente, ou seja, receber as instruções e definições que balizarão a concepção de todo o projeto.

Um dos erros mais comuns que as famílias cometem na decoração de quartos infantis é se apaixonar pelas peças, não considerar as medidas do espaço e tentar colocar tudo o que viu na loja em um espaço onde simplesmente não cabe. É física: a conta não fecha. Mas a gente se empolga e acha que dá! 🙂

Pensar na circulação é um ponto chave em qualquer projeto pois está diretamente ligada à funcionalidade e ao bem estar no ambiente. Já ouviu falar em um lugar bem resolvido? É por aí!

Ninguém se sente bem em um ambiente apertado e mal resolvido. Em espaços infantis então, uma boa circulação é essencial pois mãe e bebê passarão longos períodos nesse ambiente e precisam de conforto e acolhimento.

Por isso, essas dicas são fundamentais: Meça o espaço e pense em cada atividade que será realizada no ambiente. Estabeleça uma hierarquia entre elas. Cabe tudo o que você precisa para realizá-las? Se não, priorize as atividades mais importantes. 

Quais são as suas reais necessidades para o ambiente que está sendo criado? Será mesmo necessário colocar uma enorme poltrona de amamentar em um quarto de 3,00 x 4,00 m se você tem uma poltrona super confortável na sala? A resposta é somente sua, e deverá ser dada de acordo com o estilo de vida da sua família; mas vale a reflexão.

 

favicon 2.     Designers seguem um checklist.

Quando se pensa em atividades criativas, é comum imaginar que a criação surge como mágica, quase como uma inspiração divina. Mas não é bem assim. Já ouviu aquela famosa frase?


slides-competncias-tae-4-728-300x225

É por aí… O processo criativo é justamente isso: Um processo. Sim, cada pessoa desenvolve o seu método próprio, mas todo designer de interiores seque uma sequência, um checklist- ainda que intuitivo- para a condução de seu processo criativo.

 Aqui no blog, vou te ensinar alguns passos importantes, que vão te ajudar a criar o quarto do seu pequeno. Ao se cadastrar no Toca Lola Club, você recebe gratuitamente, em seu e-mail o “Checklist: Como criar a sua Toca.”  Com nosso mapa nas mãos, sigamos juntas!

 

favicon 3.    Designers criam um clima e contam uma história.

Luz, cor, espaço, texturas, sensações, objetos… Todo ambiente conta uma história sobre quem vive ali. Um bom projeto traduz a personalidade e o estilo de vida dos seus moradores.

Em quartos de bebê, o ambiente fala muito sobre aquela família e sobre as características que se deseja passar para aquela criança. São calmos e preferem tons pastéis? São modernos e preferem o tom minimalista?  São extrovertidos e preferem cores mais animadas e toques de humor? Dedique um tempo para pensar na história você deseja começar a contar para o seu filho.

379f90cd4d38c18e3ef3a9492e528abc-200x300

 

favicon 4.    Designers simplificam as soluções e eliminam o desnecessário.

Você já ouviu aquele papo de que menos é mais? Pois é! Em quartos infantis essa máxima é ainda mais verdadeira. Tudo deve ter uma função (ainda que decorativa). Nada deve ser gratuito e aleatório. Tudo deve ser bem pensado e escolhido com muito carinho.

As crianças precisam de estímulos. Mas eles precisam ser dosados e adequados à fase de desenvolvimento em que ela se encontra.

O mundo já anda tão estressante! Definitivamente, crianças não precisam de um ambiente com excesso de informação, que gere angústia desorganização e confusão mental. O ambiente também se comunica com quem vive nele. Que mensagens vocêdeseja passar para o seu pequeno? Pense nisso!

1c05cefcbcafaed2fa0cc7f5ee6f3ad9-1-300x200

 

favicon 5.    Designers pensam fora da caixa.

Por que repetir o óbvio se você pode surpreender e criar uma solução nova, inusitada e criativa? Designers exercitam o “pensar fora da caixa” a todo o instante e buscam se inspirar e exercitar novas formas de olhar e pensar o mundo. Este blog é um bom exemplo dessa busca. 🙂

Ambientes infantis são fascinantes pois nos permitem criar sem amarras, dando asas à imaginação. Tem como não se apaixonar? 🙂 Liberte-se do lugar comum e divirta-se!

1-ok-4-200x300triangulosAgora acho que já podemos mudar o título do post para: 5 coisas que todo designer de interiores faz e você não fazia. 🙂

E aí? Essas dicas foram úteis para você? Compartilhe conosco as suas ideias e experiências e, se gostou, ajude-nos a divulgar o blog. Um grande beijo!  Pri Guerreiro favicon

Deixe seu comentário!

           

Método Montessori

Receba conteúdos sobre o método Montessoriano e como criar filhos plenos, criativos e autoconfiantes.