18 janeiro 2020

Quarto montessoriano para bebê recém-nascido: ter ou não ter berço?

Ambiente Montessoriano | Quarto Montessoriano

No post de hoje, respondemos as dúvidas da Cínthia, uma querida leitora do blog, que me perguntou assim:

Tenho muita vontade de aplicar esse método com o meu futuro bebê. Só tenho dúvida se devo começar desde o nascimento ou se espero ele estar um pouco maior…

Atualmente, penso em fazer cama compartilhada (mini berço ao lado da minha cama) nos primeiros meses e depois já passar o bebê para a caminha no chão. O que você acha?” 

cama-compartilhada-cosleeper-toca-lola-10

Continue Lendo

23 outubro 2019

Método Montessori para bebês: dos 9 aos 12 meses

Ambiente Montessoriano | Criando a sua Toca | Método Montessori | Quarto Montessoriano

Como estimular seu bebê dos 9 aos 12 meses segundo o Método Montessori? Continuando o projeto Montessori para Bebês, hoje compartilho com vocês como foi o quarto trimestre de descobertas da nossa bebê Antonella.

No período anterior, 6 aos 9 meses, além de aperfeiçoar o controle cérebro-mão, mudando de movimentos bruscos para uma ação cada vez mais precisa, o bebê começa a se deslocar no ambiente, como você acompanhou aqui.

Agora, dos 9 aos 12 meses, além de continuar o aperfeiçoamento do controle cérebro-mão, o bebê ganha cada vez mais confiança para se deslocar no espaço: seja engatinhando (em uma velocidade cada vez mais impressionante!) ou dando os primeiros passinhos.

“Para ajudar uma criança, devemos fornecê-la um ambiente que lhe permita desenvolver-se livremente.”

Maria Montessori

Montessori-para-bebes-9-a-12-meses-dicas-toca-lola-3

Continue Lendo

30 julho 2019

Montessori para bebês: 6 a 9 meses

Método Montessori

Como estimular seu bebê dos 6 aos 9 meses segundo o Método Montessori? Continuando o projeto Montessori para Bebês, hoje compartilho com vocês como foi a experiência com minha bebê Antonella nesse período encantador. 

Como você acompanhou aqui, na fase anterior, dos 3 aos 6 meses, o grande desafio do bebê era começar a ter controle sobre as mãozinhas. Agora, aos 6 meses, além de aperfeiçoar o controle cérebro-mão, mudando de movimentos bruscos para uma ação cada vez mais precisa, o bebê começa a querer se deslocar no ambiente; um desafio encantador!

“Dar às crianças a oportunidade de despertar a vida e deixá-las livre para descobrir.”

Maria Montessori

metodo-montessori-para-bebes-6-a-9-meses-toca-lola-4

Continue Lendo