No post anterior falamos sobre como o design escandinavo vem conquistando o coração das famílias e se tornando o grande hit dos quartos infantis. No post de hoje, vamos conversar sobre sobre como montar um quarto montessoriano com inspiração escandinava.
Parece difícil? Mas acredite: é bem mais simples do que você imagina! Confira!
O primeiro passo é identificarmos quais são as características essenciais de cada proposta:
o ambiente Montessoriano:
Como já falamos bastante sobre as premissas do método montessori na criação de espaços aqui, aqui, aqui e aqui, vou resumir para este post não ficar longo demais, tá?
– Autoeducação
O método prioriza a autoeducação. Ou seja, o quarto deve oferecer elementos – posicionados na altura da criança – que estimulem o desenvolvimento e a autonomia de forma segura para que ela se sinta à vontade para explorar o espaço.
E não estamos falando só dos brinquedos. Tudo no quarto (mobiliário, brinquedos e decoração) deve ser colocado de forma acessível e disponível à criança.
– Simplicidade:
O ambiente montessori valoriza o espaço e o uso de poucos elementos, para facilitar que a criança consiga explorar ao máximo o espaço e os materiais com interesse e concentração, sem aquela overdose de informações e brinquedos típica de ambientes infantis.
Dessa forma, dos brinquedos devem ser apresentados aos poucos, em sistema de rodízio no ambiente.
A decoração também deve ser simples, sem muitos elementos, porém apresentada de forma criativa e lúdica.
– Experiência sensorial:
Valoriza-se o uso de cores, texturas e formas que estimulem as experiências sensoriais dos pequenos, alimentando a sua curiosidade em descobrir o espaço.
– Organização:
Em um ambiente montessoriano tudo deve ter o seu lugar. A criança deve ser estimulada desde pequena a entender que tudo tem um processo de início meio e fim: pegou-brincou-guardou.
Mas lembre-se: não estamos falando aqui daqueles baús enormes com brinquedos amontoados. É tudo organizado mesmo.
Esse, aliás, é um dos aprendizados que eu mais gosto no método pois acredito que é muito mais simples ensinar o hábito da organização na infância do que na vida adulta.
o ambiente Escandinavo:
Relembradas as características de um espaço montessoriano, passemos então às características essenciais de um ambiente infantil nórdico (ou escandinavo).
Design Minimalista
Os espaços possuem uma pegada minimalista, com poucos móveis e adereços.
Prezando pela praticidade e funcionalidade, o design nórdico vale-se do conceito de que menos é mais: linhas retas e formas simples, compondo assim um ambiente clean, funcional e agradável.
O ambiente é visualmente menos poluído. Os espaços conseguem ser simples, porém muito sofisticados. Cada peça é valorizada e pensada com muito cuidado para ter design arrojado, porém sem grandes ornamentações ou riqueza de detalhes.
Ambientes claros e luminosos
O design escandinavo é conhecido principalmente por seus ambientes claros e arejados.
Como os países nórdicos possuem grandes períodos de frio rigoroso, com pouco sol, abusam do uso da cor branca, como forma de trazer luminosidade e claridade para dentro do ambiente.
Simplicidade e clima natural
O conforto é muito valorizado nesses ambientes.
Para tanto, buscam-se texturas com características mais artesanais, como o algodão, a sarja, o linho e a lã, tudo mais fosco. Esses materiais estimulam o toque e trazem aconchego ao ambiente.
Nos revestimentos, é recorrente o uso de madeira clara, o que dá um toque rústico e natural, inspirando leveza e bem- estar no ambiente.
A simplicidade também está nos objetos e artigos de decoração. É muito comum o uso de bandeirinhas de tecido, cabaninhas, balanços e poucos brinquedos no ambiente.
A mistura entre o clean e o rústico; entre o tradicional e o moderno, trazem muita personalidade e identidade ao espaço.
Base neutra com toques de cor
Sim, o branco é a cor predominante nesses espaços, mas a cor, normalmente,vem associada a outras cores sóbrias, como preto, cinza, bege e suas variações.
O uso do branco,do preto e do cinza são sempre boas opções para deixar o ambiente com um ar mais contemporâneo. Contudo, dependendo da forma essas cores forem usadas, podemos ter uma sensação de frieza no espaço. Por isso, é importante fazer uso de pequenos pontos de destaque com cores mais vivas em objetos de decoração.
Assim, algumas linhas de ambientes escandinavos apostam no uso de cores vibrantes aplicadas de forma pontual, rompendo a sobriedade em pontos estratégicos, o que super recomendo em espaços infantis.
Formas geométricas
Em ambientes com inspiração escandinava, abuse das formas geométricas.
Além de conferir modernidade e personalidade ao espaço, elas trazem um charme lúdico todo especial. Libere a criatividade e divirta-se!
Uma ótima dica, aliás, para quem busca ar descolado e contemporâneo no ambiente é misturar estampas geométricas com cores e texturas diversas no espaço.
Além de conferir muito charme, essa variedade de estímulos sensoriais é ótima para aguçar a curiosidade e a percepção dos pequenos, como não canso de repetir aqui no blog.
Já deu para perceber que esses dois estilos de decoração têm tudo a ver, não é?
Como este post já está bem grande e eu prometi me controlar 🙂 , no próximo post, a gente junta o dois estilos e traz dicas práticas de como criar um quarto montessoriano com inspiração escandinava.
Já curtiu a nossa página no Face? Já se cadastrou no blog? Inscreva-se e continue acompanhando tudo o que rola por aqui na Toca!
Informação e inspiração: para quem curte design com muito afeto!
Gostou deste post? Então não se esqueça de dar um “like” e deixar a sua opinião. 🙂
é muito importante para nós saber o que você está achando!
Fotos via Pintterest , shutterstock, e acervo pessoal.