07 julho 2017

Como criar um quarto montessoriano com inspiração escandinava?

Ambiente Montessoriano | Decoração | Quarto Montessoriano

No post anterior falamos sobre como o design escandinavo vem conquistando o coração das famílias e se tornando o grande hit dos quartos infantis. No post de hoje, vamos conversar sobre  sobre como montar um quarto montessoriano com inspiração escandinava.

Parece difícil? Mas acredite: é bem mais simples do que você imagina! Confira!

quarto-infantil-montessoriano-escandinavo-toca-lola

O primeiro passo é identificarmos quais são as características essenciais de cada proposta:

coracao-2-300x300

o ambiente Montessoriano:

Como já falamos bastante sobre as premissas do método montessori na criação de espaços aquiaqui, aqui e aqui, vou resumir para este post não ficar longo demais, tá? 

–  Autoeducação

O método prioriza a autoeducação. Ou seja, o quarto deve oferecer elementos – posicionados na altura da criança – que estimulem o desenvolvimento e a autonomia de forma segura para que ela se sinta à vontade para explorar o espaço.

E não estamos falando só dos brinquedos. Tudo no quarto  (mobiliário, brinquedos e decoração) deve ser colocado de forma acessível e disponível à criança.

quarto-infantil-montessoriano-toca-lola2

Simplicidade:

O ambiente montessori valoriza o espaço e o uso de poucos elementos, para facilitar que a criança consiga explorar ao máximo o espaço e os materiais com interesse e concentração, sem aquela overdose de informações e brinquedos típica de ambientes infantis.

Dessa forma, dos brinquedos devem ser apresentados aos poucos, em sistema de rodízio no ambiente.

A decoração também deve ser simples, sem muitos elementos, porém apresentada de forma criativa e lúdica.

quarto-infantil-montessoriano-toca-lola-3

– Experiência sensorial:

Valoriza-se o uso de cores, texturas e formas que estimulem as experiências sensoriais dos pequenos, alimentando a sua curiosidade em descobrir o espaço.

– Organização:

Em um ambiente montessoriano tudo deve ter o seu lugar. A criança deve ser estimulada desde pequena a entender que tudo tem um processo de início meio e fim: pegou-brincou-guardou.

Mas lembre-se: não estamos falando aqui daqueles baús enormes com brinquedos amontoados. É tudo organizado mesmo.

Esse, aliás, é um dos aprendizados que eu mais gosto no método pois acredito que é muito mais simples ensinar o hábito da organização na infância do que na vida adulta.

coracao-2-300x300

o ambiente Escandinavo:

Relembradas as características de um espaço montessoriano, passemos então às características essenciais de um ambiente infantil nórdico (ou escandinavo).

Design Minimalista

Os espaços possuem uma pegada minimalista, com poucos móveis e adereços.

Prezando pela praticidade e funcionalidade, o design nórdico vale-se do conceito de que menos é mais: linhas retas e formas simples, compondo assim um ambiente clean, funcional e agradável.

O ambiente é visualmente menos poluído. Os espaços conseguem ser simples, porém muito sofisticados. Cada peça é valorizada e pensada com muito cuidado para ter design arrojado, porém sem grandes ornamentações ou riqueza de detalhes.

quarto-infantil-escandinavo-2

Ambientes claros e luminosos

O design escandinavo é conhecido principalmente por seus ambientes claros e arejados.

Como os países nórdicos possuem grandes períodos de frio rigoroso, com pouco sol, abusam do uso da cor branca, como forma de trazer luminosidade e claridade para dentro do ambiente.

quarto-infantil-montessoriano-escandinavo-toca-lola-3

 

Simplicidade e clima natural

O conforto é muito valorizado nesses ambientes.

Para tanto, buscam-se texturas com características mais artesanais, como o algodão, a sarja, o linho e a lã, tudo mais fosco.  Esses materiais estimulam o toque e trazem aconchego ao ambiente.

quarto-infantil-escandinavo-toca-lola-3

Nos revestimentos, é recorrente o uso de madeira clara, o que dá um toque rústico e natural, inspirando leveza e bem- estar no ambiente.

A simplicidade também está nos objetos e artigos de decoração. É muito comum o uso de bandeirinhas de tecido, cabaninhas, balanços e poucos brinquedos no ambiente.

quarto-infantil-escandinavo-toca-lola-4

A mistura entre o clean e o rústico; entre o tradicional e o moderno, trazem muita personalidade e identidade ao espaço.

Base neutra com toques de cor

Sim, o branco é a cor predominante nesses espaços, mas a cor, normalmente,vem associada a outras cores sóbrias, como preto, cinza, bege e suas variações.

quarto-infantil-escandinavo-toca-lola-5

O uso do branco,do preto e do cinza são sempre boas opções para deixar o ambiente com um ar mais contemporâneo. Contudo, dependendo da forma essas cores forem usadas, podemos ter uma sensação de frieza no espaço. Por isso, é importante fazer uso de pequenos pontos de destaque com cores mais vivas em objetos de decoração.

quarto-infantil-escandinavo-toca-lola-6

Assim, algumas linhas de ambientes escandinavos apostam no uso de cores vibrantes aplicadas de forma pontual, rompendo a sobriedade em pontos estratégicos, o que super recomendo em espaços infantis.

quarto-infantil-montessoriano-escandinavo-toca-lola-4a

 

pintura-parede-escandinava-toca-lola

Formas geométricas

Em ambientes com inspiração escandinava, abuse das formas geométricas.

 

quarto-infantil-escandinavo-toca-lola-8

Além de conferir modernidade e personalidade ao espaço, elas trazem um charme lúdico todo especial. Libere a criatividade e divirta-se!

Uma ótima dica, aliás, para quem busca ar descolado e contemporâneo no ambiente é misturar estampas geométricas com cores e texturas diversas no espaço.

 

decoração-infantil-descolada-toca-lola

Além de conferir muito charme, essa variedade de estímulos sensoriais é ótima para aguçar a curiosidade e a percepção dos pequenos, como não canso de repetir aqui no blog.

Já deu para perceber que esses dois estilos de decoração têm tudo a ver, não é?

 

quarto-infantil-escandinavo-toca-lola-9

Como este post já está bem grande e eu prometi me controlar 🙂 , no próximo post, a gente junta o dois estilos e traz dicas práticas de como criar um quarto montessoriano com inspiração escandinava.

Já curtiu a nossa página no Face? Já se cadastrou no blog? Inscreva-se e continue acompanhando tudo o que rola por aqui na Toca!

Informação e inspiração: para quem curte design com muito afeto!

coracao-2-300x300

Gostou deste post? Então não se esqueça de dar um “like” e deixar a sua opinião. 🙂

é muito importante para nós saber o que você está achando!

coracao-2-300x300

 

Fotos via  Pintterestshutterstock, e acervo pessoal. 

 

Deixe seu comentário!