29 junho 2017

Como criar um ambiente lúdico para os pequenos?

Ambiente Montessoriano | Criando a sua Toca | Decoração | Quarto Montessoriano

Se você me acompanha aqui no blog já deve ter visto muitas vezes as palavras “lúdico” e “ludicidade” nos posts relacionados à criação do ambiente infantil, não é mesmo?

Mas, afinal, o que é ser lúdico e por que isso é tão importante quando falamos de espaços para crianças? Como criar um ambiente lúdico para os pequenos?  Conto tudinho no post de hoje. Confira!

Hartendief-lamp-226x300

coracao-2-300x300 O que é “ lúdico”?

O termo “lúdico” se refere a tudo o que é relacionado à diversão e à brincadeira, evocando sentimentos de liberdade, de descontração e de espontaneidade.

coracao-2-300x300 Qual a importância do lúdico para as crianças?

Brincar é o principal modo de expressão da infância e uma das atividades mais importantes para que a criança se cresça e desenvolva plenamente as suas potencialidades.

Diversos estudos sobre educação já constataram que a criança aprende brincando. Ao brincar, a criança assimila o que percebe ao seu redor, e posteriormente, acomoda, para adaptar-se ao meio.

Assim, o brincar para a criança é a maior forma de interação e comunicação consigo, com o outro e com o meio. Por meio da brincadeira, a criança fantasia, imita os adultos e constrói seu próprio mundo e busca desvendar e entender o mundo em que vive.

Brincando ela compreende a realidade por meio do “faz de conta”, que, em muitos momentos, consiste em representações da vida adulta. Dessa forma ela vai se desenvolvendo e construindo a sua identidade, a imagem de si e do mundo que a cerca.

2017-06-29-02.29.16-1-300x300

Mas para existir ludicidade, não pode haver pressão nem obrigação. Assim, a brincadeira precisa ser espontânea e realizada com prazer. Assim, a criança passa a ser protagonista do seu aprendizado. E é aí que entra a importância do ambiente onde a criança está inserida.

coracao-2-300x300 O AMBIENTE LÚDICO

A criança brinca espontaneamente, independentemente do seu ambiente e contexto.

Contundo, quando inserida em um ambiente que estimule a imaginação e a ludicidade, a criança terá potencializado esse interesse natural de criar e de fantasiar; o que poderá contribuir de forma significativa na sua formação integral.

A criança só aprende se o que estiver fazendo for interessante e, ao mesmo tempo, desafiador.

Caso contrário, será apenas uma atividade rotineira e mecânica, não havendo o brincar lúdico, nem aprendizado significativo.

Quando está verdadeiramente interessada, a criança passa a ser protagonista de seu processo ensino/aprendizagem e é aí que ela aprende e cresce de verdade. 

19a-300x194

E é por isso que eu sou tão fã do método montessoriano, porque nele a criança é protagonista da sua aprendizagem e do seu desenvolvimento, o que se dá pelo estímulo à autonomia e a autoeducação, como eu já contei aqui, aqui e aqui.

coracao-2-300x300 A ludicidade em um quarto montessoriano

O quarto da criança deve ser um espaço divertido, que estimule a sua imaginação e que, ao mesmo tempo, inspire segurança e aconchego.

Quando pensamos em quartos infantis, normalmente, o que nos vem à cabeça são espaços super coloridos e cheios de informações, cores e brinquedos.

Mas, como vocês já descobriram aqui no blog, em um ambiente montessoriano, vale a máxima: Menos é mais! 

Isso porque, como você leu no post anterior os pequeninos captam através dos sentidos as impressões do mundo e vão arquivando todas essas percepções. Por isso, os hábitos internalizados nesta fase possuem uma importância tão grande.

Dessa forma,  o ambiente precisa ser organizado e ter estímulos na medida para proporcionar, ao mesmo tempo,  a concentração e o interesse pela exploração do espaço: nem menos, nem mais. 

E é por isso que a decoração montessoriana é minimalista , ou seja: só entra o essencial, sem excessos.

Nessa proposta, os elementos decorativos em um ambiente montessori são peças muito especiais  justamente porque são “escolhidos a dedo”, com todo o critério.

Às vezes, essa escolha é tãããããaão criteriosa, que gera ambientes que, para nós, brasileiros, que gostamos de cor e alegria, transmite quase uma sensação de quase frieza.

6a0147e1d4f40f970b01538e558a1b970b-800wi-300x200

m8-300x200

Como já contei aqui, essa, aliás, foi a minha única questão com a escola montessoriana na qual minha filha ingressou aos oito meses (e que eu AMO, aliás!). O espaço era, basicamente, um tatame azul com paredes brancas e só.

Eu sentia falta de cor e alegria no ambiente onde minha filha permanecia por tantas horas. Considerando que eu acredito verdadeiramente que os pais devem ser parceiros das escolas, expressei o meu incômodo e, após algumas conversas, a escola acabou concordando e fez mudanças pontuais e simples, mas que fizeram toda a diferença no espaço!

Estou contanto isso apenas para destacar o meu ponto de vista como designer de interiores, mãe e pesquisadora do método: É possível sim inserir elementos que tragam ludicidade e alegria na medida, respeitando o método montessoriano; mantendo o visual minimalista, sem pesar o ambiente.

Como prometi reduzir meus textos  🙂 hoje falarei especificamente de um elemento que tem sido muito utilizado na decoração de quartos infantis: as chamadas tocas, tendas ou cabaninhas.

coracao-2-300x300 A PAIXÃO PELA TOCA

Crianças adoram cabanas! Quem nunca desejou ter a sua quando era pequeno?

4eb1bc0e4e9b38298e4900bf2e8fc18f-300x200

Cabanas estimulam a imaginação dos pequenos como um território de fantasia todo especial. Lá elas brincam, inventam histórias, lêem e se divertem! Uma toca é sempre sinônimo de diversão para os pequenos.

Assim, como contamos no post anterior, a Toca pode funcionar como um espaço com duas funções importantes no ambiente dos pequenos: o estímulo à brincadeira e à leitura. E, de brinde, o quarto do seu pequeno anida ganha doses extras de charme, ludicidade e estilo!

Está explicado o sucesso das Tocas nos quartos infantis, não?

E para quem acha que o bebê vai demorar para curtir o espaço, aqui vai uma dica:

Comprei a Toca da Lola ainda grávida e, como ela era grande e ocupava muito espaço, deixei para montar depois pois achei que ela só curtiria mesmo quando estivesse maiorzinha, com uns dois anos… Acabei montando aos 10 meses, quando ela começou a andar e hoje acho que poderia ter montado até antes… Na foto, o registro do primeiro dia em que ela brincou na Toca.

19642480_1439771022759390_896342236707440878_n-225x300

Ela ama brincar nesse espaço especial, que é só dela! Agora, com quase três anos, ela está na fase de brincar de se esconder e, por algum motivo, ela acredita que ninguém a encontrará lá, o seu esconderijo preferido! Um barato! 🙂

coracao-2-300x300 Selecionamos alguns ambientes bem bacanas para você se inspirar, confira! coracao-2-300x300

cabana-no-quarto-montessoriano-min-300x300

images-1-2

IMG-20160829-WA0006-240x300

Caso prefira, existem ainda as tendas em modelos circulares, que são um charme e podem ocupar menos espaço no ambiente.

450xN-2-163x300

Falar de ludicidade em ambientes infantis é realmente a minha paixão! Prometo que não vai faltar inspiração por aqui! Continue acompanhando o blog e sigamos junto na Toca: inspirando famílias a inspirarem seus pequenos.

coracao-2-300x300

Se gostou do post, não se esqueça de curtir o post, deixar o seu comentário ( Ah! O campo comentário do blog já está em funcionamento! Contribua com a sua opinião! 🙂 ) e compartilhá-lo com aquelas pessoas super especiais que você adoraria ter conosco aqui na Toca!

Um grande beijo!

Pri Guerreiro

coracao-2-300x300

Fonte de imagens: arquivo pessoal, Pinterest e Tecelinha.

2 Comentários

  1. Laryssa Machado • em 30 de junho 2017

    Oii Pri, amo quartos com decoração montessoriana ( não sabia que se chamava assim), além de sair da mesmice, a criança acaba criando outros mundo e se desenvolvendo muito mais. Não tenho filhos, mas amei o post.

    abraços
    http://www.larydilua.com

    • Priscila Guerreiro • em 30 de junho 2017

      Oi Laryssa! Meu coração se enche de alegria ao saber que mesmo uma pessoa que ainda não tem filhos curtiu o post e que está aprendendo e se interessando por saber mais sobre o método montessoriano a partir da Toca Lola.
      Minha alegria ainda é maior ao saber que se trata de uma pessoa tão criativa como você ( vi seu blog, bem interessante! Parabéns!). 🙂 Continue se inspirando conosco aqui na Toca! Obrigada pela participação! Um grande beijo, Pri

Deixe seu comentário!