23 novembro 2018

Chile com crianças: Rota do Vinho – hospedagem afetiva e vinícola Kids Friendly

Lifestyle | Na Toca com a Lola | Passeios e viagens com crianças

Continuando o post anterior sobre nossa passagem pela  Rota do Vinho em nossa viagem com crianças pelo Chile, hoje conto um pouco sobre a nossa chegada no Vale do Colchágua e como foi a nossa visita à viña MontGras, uma vinícola “kids friendly” que amamos! Diversão para toda a família.

chile-com-criancas-rota-do-vinho-colchagua-montgras

coracao-rosa.png.semfundo-4

Hospedagem afetiva

Depois de algumas horas de estrada partindo de Pucón, no sul do Chile, foi uma delícia chegar em um lugar tão aconchegante como o Hotel Boutique Quinta Maria! Um ambiente calmo, relaxante e cheio de energia. Além de lindo, é claro!

quinta-maria-hotel-rota-do-vinho-chile

Fomos recebidos pelo Sr. Juan, proprietário do hotel, uma pessoa encantadora. Por falar em encanto, sabe aqueles lugares que te fazem se sentir em casa? Pois é! E era exatamente isso que estávamos precisando ao chegarmos ao meio da viagem.

chile-cim-crianças-hotel-rota-do-vinho-quinta-maria

Ao chegar no quarto, algumas surpresas:  O aquecedor já estava ligado. Ambiente quentinho e chocolates artesanais nos aguardavam como um carinhoso boas vindas. Uma delícia! O quarto era bem amplo, com uma decoração afetiva, no estilo country provençal.

Parecia que estávamos visitando a casa de um familiar muito querido. Sentimo-nos abraçados. Em meio àquele ambiente acolhedor e cheio de charme, tiramos o fim do dia para descansar.

hotel-quinta-maria-santa-cruz-chile-colchagua

No outro dia, acordamos ao som das ovelhas e das galinhas da Quinta. Nem preciso dizer o quanto a Lorena amou, né? 🙂

20181011_112311

Acordamos com calma e nos dirigimos ao café.  Para a nossa surpresa, nosso café-da-manhã estava sendo preparado pelo próprio  Sr. Juan. Entre uma xícara de café e outra, ele nos contou que cresceu na Quinta, que tinha um grande amor pelo lugar e que esse amor foi a razão de querer manter o lugar vivo e bem cuidado, mesmo depois que os filhos cresceram.

chile-cim-crianças-montgras-rota-do-vinho-colchagua-7

Hoje ele vive em Santiago, mas faz questão de vir à Quinta receber pessoalmente os hospedes e deixá-los à vontade nesse lugar tão especial. Pronto: apaixonamo-nos de vez por essa experiência de hospedagem afetiva.

Após o café, seguimos para a Viña MontGras. Estávamos muito ansiosos para conhecer essa vinícola Kids Friendly.

coracao-rosa.png.semfundo-4

Vinícola MontGras

IMG_4029

Lorena estava muito animada e cheia de energia! Devo confessar que fiquei um pouco apreensiva… Será que esse programa realmente daria certo com ela?

rota-dos-vinhos-montgras-chile-com-criancas-5jpg-1

Mas logo ao chegar, entendemos que a proposta de receber famílias com crianças ia muito além de disponibilizar papel e lápis de cor: eles realmente sabem criar um ambiente acolhedor para as famílias! Ficamos bem à vontade. E isso faz toda a diferença!

Assim que chegamos, fomos encaminhados a uma sala bem aconchegante, com uma  b nz x numa lareira quentinha e tudo preparado para iniciar nossa degustação.

rota-dos-vinhos-montgras-chile-com-criancas

Não sei se todos os guias de lá são assim, mas ficamos muito impressionados pela qualidade de atendimento do Nicolás, nosso anfitrião. Com muita simpatia, bom humor, educação e grande qualidade técnica, nosso guia nos proporcionou uma experiência de degustação perfeita.

Foi fácil se apaixonar pelos vinhos da MontGrass! Realmente muito bons!

chile-cim-crianças-montgras-rota-do-vinho-3

Naquele ambiente gostoso, Lorena ficou assistindo um desenho enquanto Antonella brincava tranquila no carrinho. Conseguimos fazer nossa degustação com calma; em um clima de muita harmonia.

chile-cim-crianças-montgras-rota-do-vinho-1

Dali partimos para o tradicional tour pelos vinhedos, onde aprendemos a história da vinícola e aspectos bem  interessantes sobre a cultura do vinho. A propósito, vocês sabiam que podemos  identificar os diferentes tipos de uvas por suas folhas?

ROTA-DO-VINHO-CHILE-COM-CRIANCAS

Lola amou passear pelos vinhedos na companhia de seu novo melhor amigo! Um barato! 🙂

chile-cim-crianças-montgras-rota-do-vinho-5

Como estávamos no início de outubro, os parreirais já estavam verdinhos mas ainda sem uvas. Lolô ficou intrigada tentando encontrar os cachinhos… Uma fofura!

ROTA-DO-VINHO-CHILE-COM-CRIANCAS-2jpg

Depois seguimos em visita pelas instalações, com explicações sobre o processo de elaboração do vinho: da colheita ao engarrafamento e repouso.

coracao-rosa.png.semfundo-4

Enólogos por um dia

Após o tour, seguimos para a cave subterrânea da vinícola, onde realizaríamos a próxima atividade: “Faça seu próprio vinho!” (“Haz Tu Proprio Vino”), uma experiência muito interessante, onde o visitante tem a oportunidade de elaborar seu próprio assemblage.

rota-do-vinho-chile-montgras

Acontece assim:

1- Nosso guia explica os tipos de uvas e as principais características de cada uma.

chile-cim-crianças-montgras-rota-do-vinho-colchagua-6

2- Degustamos e anotamos as nossas impressões.

rota-dos-vinhos-montgras-chile-com-criancas-6jpg

3-Depois, criamos o nosso próprio blend, com os respectivos cortes , nas proporções dos vinhos que achamos mais interessantes.

IMG-20181103-WA0059

4- E voilá! Criamos nosso próprio vinho.

IMG-20181103-WA0074

O meu foi 70% Carmenére, 20% Merlot e 10% Cabernet Sauvignon.  E o seu, qual seria?

5- Depois, colocamos a rolha e o lacre.

chile-rota-dos-vinhos-com-criancas

6- E, por fim, o rótulo. Feito pela Lola!!

chile-com-criancas-vinícolas-kids-friendly

chile-cim-crianças-montgras-rota-do-vinho-6

chile-cim-crianças-montgras-rota-do-vinho-colchagua-4

Sim, tinha um espaço separado para ela desenhar. Mas o que achei mais legal nessa proposta é que a ideia não é isolar os pequenos em uma área restrita, e sim, integrá-los durante toda a atividade. As crianças também recebem um avental e têm liberdade para participar do processo.

chile-cim-crianças-montgras-rota-do-vinho-colchagua-2

O clima era realmente inclusivo para as crianças. Percebia-se a preocupação para  que elas pudessem participar e se sentir realmente bem-vindas. Nada de olhares tortos do tipo: o que esta criança esta fazendo aqui?

chile-cim-crianças-montgras-rota-do-vinho-colchagua

chile-cim-crianças-montgras-rota-do-vinho-8

chile-cim-crianças-montgras-rota-do-vinho-7

No final, somos todos presenteados com o avental que usamos e com o vinho que criamos. Já tínhamos o nosso próprio vinho, mas ficamos tão encantados pela MontGras que não resistimos e saímos de lá carregados de vinhos da lojinha.

Já visitamos muitas vinícolas, mas essa, com certeza, foi a melhor experiência que já tivemos. Super recomendo!

E você, curtiu o post? Já esteve em vinícolas com crianças?

Conhece a MontGras? O que achou?

Conte para a gente! 

Grande beijo!

Pri Guerreiro

coracao-rosa.png.semfundo-4

7 Comentários

  1. Andrea • em 17 de dezembro 2018

    Olá, vcs fizeram esse passeio em grupo ou foi individual? Obrigada.

    • Priscila Guerreiro • em 20 de dezembro 2018

      O passeio na vinícola foi com um pequenos grupo: dois casais ( que conhecemos na hora), meu marido, eu e nossas filhas. E foi ótimo!! Super recomendo!

  2. Ariana • em 13 de janeiro 2019

    Kd a continuação?

  3. Viviane • em 19 de julho 2019

    Pri! como escrevi no ultimo post, acabei de voltar do Chile e me baseei no seu blog para programar os passeios com a minha filha. Foram ótimas dicas e a Montgras realmente foi incrível. Como estava muito frio e chegamos quase no final da tarde, só combinamos o piquenique, que foi servido nessa mesma sala da lareira. Que delícia! Que atenção, que cuidado! O Gonzalo, que eu acho que é gerente ou algo assim da vina foi super querido conosco, e até nos levou rapidamente para conhecer os tanques e barris. E nos deixou provar o vinho diretamente do tanque! Foi demais! Só não segui sua dica de hospedagem porque conheci o Hotel Santa Cruz e achei que no nosso caso seria mais interessante pois eles têm uma piscina aquecida e brinquedoteca. Abraços e parabens pelos posts!

    • Priscila Guerreiro • em 22 de julho 2019

      Oi Vivi! Que coisa boa ler esse seu relato! 🙂 Vou repetir o convite que fiz no outro comentário: Se quiser me enviar o seu relato sobre a sua experiência, será um prazer publicá-lo. Se curtir a ideia, envie um texto e fotos para contato@tocalola.com.br Grande beijo! Pri

Deixe seu comentário!