Sobre: a autora e a Toca

StockSnap_RZCEN4EAHA-1-300x200

Oi! Que bom ver você por aqui! 🙂

Entre, pegue um café e uns biscoitinhos, sente confortavelmente, conecte-se com a sua criatividade e fique à vontade! Seja muito bem-vindo à Toca Lola!

A autora:

Para deixar a formalidade de lado e começarmos a nossa amizade, deixe eu me apresentar… Sou Priscila Guerreiro: carioca curiosa e inquieta por nascimento, administradora e especialista em gestão de pessoas por formação, designer de interiores por paixão, mãe da Lorena por vocação e blogueira por inspiração.

Adoro viajar, garimpar novidades, e viver cercada de arte, design, amigos, música, café, um bom vinho e de tudo mais que faça a vida ter mais beleza e leveza. Como deve ser, não é mesmo?

Amo o processo criativo e busco viver o design de forma plena, totalmente integrada ao meu  estilo de vida. Tudo vira inspiração que, no momento certo, é processada e transformada em algo completamente novo. E, definitivamente, sou uma pessoa movida à inspiração!

É… sou dessas! 🙂

foto2-1b-300x268

O Design e o universo infantil

Design não é só beleza, é funcionalidade, é processo, é solução dada pela criação. Portanto, longe de ser algo supérfluo, design é funcionalidade aliada à forma, buscando-se, ao mesmo tempo, uma harmonia estética e funcional. Assim, acredito o design pode realmente ajudar a vida das pessoas, proporcionando bem- estar e tornando-a mais prática, bela e agradável.

Foi pensando assim que, em 2008, pouco depois de me formar como designer de interiores, iniciei pesquisas buscando entender como a criança se relaciona com o ambiente em cada fase da infância e como o design pode contribuir para o pleno desenvolvimento do potencial cognitivo das crianças.

Comecei então a entender como o design poderia contribuir na criação de espaços residenciais e comerciais de forma adequada e flexível às necessidades da criança em cada faixa etária. Surgia aí a semente da Toca.

Na Toca da Lola

Apesar de pesquisar sobre design para crianças há algum tempo, tudo mudou há dois anos e meio, quando comecei a vivenciar o mais intenso, desafiador e encantador estágio prático da vida: ser a mãe da Lorena, a Lola.

Quando me tornei mãe, as minhas pesquisas ganharam outra dimensão. Aliás, a minha vida ganhou outra dimensão! De repente, me vi completamente imersa no mundinho da Lorena, ou na Toca da Lola, um mundo completamente novo, cheio de cores, cheiros, gargalhadas, imaginação, descobertas e muita diversão. Tem como não se apaixonar?

c-6-199x300

Mas nem tudo é tão rosa e suave na maternidade real… Nesse processo, como mãe, aprendi que a maternidade é um estágio prático sem manual, que cada filho é único e que cada família vivencia suas descobertas de uma forma muito particular.

Mas como designer, mãe e observadora atenta, percebi a real necessidade das famílias de encontrar, em um só lugar, inspiração e informação confiável sobre como criar um espaço criativo, lúdico e adequado ao desenvolvimento seus pequenos. Esse desafio poderia sim ser facilitado se os pais fossem orientados sobre dicas simples que os ajudariam a pensar sob a perspectiva de um designer de interiores, entender como funciona o processo criativo e, assim, sentirem-se mais seguros para criar espaços super especiais para seus filhotes.

Logo compreendi que nesse território, onde a educação se encontra com a diversão, a participação dos pais é insubstituível e o afeto é a mola mestra que potencializa toda aprendizagem. Hoje, aliando as pesquisas à vivência prática, tenho a convicção de que design e afeto são essencialmente complementares quando se fala em desenvolvimento infantil.

Assim, minhas pesquisas sobre a criação do espaço infantil migraram do olhar do designer sobre a criança para o olhar dos pais sobre a criança, com um auxílio técnico do designer. 

O início do Blog

Nesse processo, foi natural o surgimento da vontade de ajudar famílias compartilhando esses conhecimentos. experiências e descobertas. E assim surgiu a ideia de criar este blog, minha mais nova paixão e grande fonte de inspiração.favicon

Por falar nisso, tem coisa mais gostosa e inspiradora do que aquele papo entre amigos com uma boa música e um cheirinho de café no ar?

Esse é o clima que espero que que a gente construa por aqui: o de quem recebe amigos queridos para um gostoso papo de fim de tarde. Que seja um encontro sempre inspirador e que a gente sempre se despeça com aquela vontade de voltar para o próximo cafezinho!- É o meu maior desejo! Topa? 🙂

Espero, de coração, que minhas opiniões, vivências e pesquisas te inspirem de alguma forma. E que eu possa ser inspirada por cada um de vocês, meus queridos amigos leitores do blog. Obrigada pela visita! Sintam-se em casa!

texto

Toca Lola Club

Seja parte do Toca Lola Club: receba nossa newsletter e participe de promoções, dicas e eventos exclusivos!