30 julho 2017

Decoração de festas infantis: dicas para criar uma festa criativa (sem gastar muito)- Parte 3

Diversos | Festas | Na Toca com a Lola

Já pensou em apostar no estilo Hi-Lo, investir em peças artesanais e utilizar materiais baratos e inusitados como o papelão para a criação das festinhas dos pequenos?

Hoje vamos ao terceiro e último post da série, em que compartilho com vocês as minhas dicas para a criação das festinhas infantis lúdicas e cheias de personalidade, que fazem o maior sucesso por aqui.

festas-infantis-papelao-castelo-toca-lola-15-300x163

  5. Aposte no estilo Hi-Lo

Você já ouviu falar nesse estilo? Uma tendência surgiu na moda, invadiu a decoração de interiores e chegou de vez na criação de festas e eventos.

O termo vem do inglês high-low e consiste em misturar peças mais sofisticadas com outras mais simples e despojadas, criando um resultado criativo, inusitado e cheio de personalidade.

Acredito na beleza presente no contraste, no diferente. Por isso, sempre curti muito essa ideia de unir simplicidade com sofisticação e costumo usá-la em meus projetos de interiores (infantis ou não).

Assim, naturalmente, esse gosto foi aparecendo na concepção das festinhas infantis aqui em casa. Adoro!

Adaptando o conceito às festas dos pequenos, é interessante notar que o estilo “faça vc mesmo” nunca esteve tão em alta. Sim, porque o Hi-Lo também permite isso: muita personalidade e amor aos detalhes; o “design com afeto” que vocês bem conhecem aqui no blog, não é mesmo?

Você pode, por exemplo, ter louças refinadas e lindíssimas na mesa, em uma composição decorada com alguns brinquedos pessoais da criança e alguns caixote de feira com flores no chão.

O contraste pode não estar exatamente no valor, mas no material das peças em si. Como vocês acompanharam por aqui, na última festa da minha filha, desde a concepção do tema, usei o papelão e o papel reciclado como material base.

Confiram algumas formas de usar o papelão: 

coracao-2-300x300 na decoração da festa:

festas-infantis-papelao-castelo-toca-lola-16-300x248

coracao-2-300x300 Nas peças CRIADAS para as crianças brincarem durante a comemoração:

decoracao-festas-infantis-castelo-papelao-toca-lola-225x300

decoracao-festas-infantis-castelo-papelao-toca-lola-3-200x300

decoracao-festas-infantis-castelo-papelao-toca-lola-4-270x300

coracao-2-300x300 Nas lembrancinhas:

decoracao-festas-infantis-castelo-papelao-toca-lola-8-300x200

Não sei se perceberam, mas, tanto as coroinhas, quando as lembrancinhas, foram feitas com rolos de papel higiênico.

Mas para ter um resultado harmônico e interessante em qualquer projeto , a dica é justamente saber equilibrar o uso do high-low. Como um contra-ponto ao uso de materiais reciclados  e de baixo custo, como o papelão, podemos utilizar algumas peças mais sofisticadas que você já tenha em casa.

No primeiro post desta série sobre decoração de festas infantis uma leitora comentou justamente o fato de que, apesar de eu falar em fazer festas sem gastar muito, tinham sim peças de custo elevado na festa. Sim, tinha. Por isso, eu disse a ela que ao final desta série de posts, ela entenderia.

Acredito que podemos usar peças com um custo mais elevado, desde que mantendo a ideia de reutilização, de modo a evitar a criação de um cenário descartável.

festacastelo-festaprincesas-tocalola-19-1-200x300

Como já contei, no caso da festa da Lola, as peças mais elaboradas- como a tenda, os bichos de crochê ou o carrossel musical com que as crianças estão brincando na foto-  irão compor a decoração do novo quartinho dela.

Já as louças da mesa são do meu uso pessoal, utilizadas em todas as festas anteriores, como eu já contei aqui. 😉

6. INVISTA EM Peças artesanais

Nessa tendência de um consumo mais consciente, nada mais interessante e gostoso do que saber que aquela peça é única, “feita à mão” por você ou por outra pessoa que dedicou o seu tempo em um trabalho que imprime afeto em cada detalhe. Poesia pura! coracao-2-300x300

Não sei se estou muito reflexiva ultimamente, mas acho que vale pensarmos juntos sobre o a questão da valorização do consumo no ramo das festas infantis padronizadas e descartáveis.

Um dia desses, meu microondas apresentou um problema e, para o meu espanto, o conserto era mais caro do que a compra de um novo, dá para acreditar?!

Estamos vivendo em um mundo tão descartável… Acredito que, justamente por isso, em meio à crise que assola o mundo desde 2008, as pessoas estão começando a parar para refletir mais sobre os seus padrões de consumo… O que e por que consumimos?

Muita reflexão para falar de festas infantis? kkkk … Mas, sério! Penso que esse seja um dos motivos do enorme sucesso que as peças artesanais estão fazendo, não só nos espaços residenciais, como também nas festinhas infantis. Como já disse, sou fã!

 

festas-infantis-croche-amigurumi-toca-lola-194x300

Esse unicórnio fofo, por exemplo, foi feito pela Dani, do atelier @asjoanasartesanatos e ficou um encanto na mesa da festa e já está no quarto da Lô.coracao-2-300x300

E aí vai a próxima dica:

6. Avalie terceirizar a produção de algumas peças e serviços.  

Não é porque a gente quer fazer uma festa original, íntima e afetiva que precisa dar conta de tudo sozinha.

Recebi algumas mensagens de mães me perguntando como eu fazia para dar conta dessa festa porque elas optam por buffet justamente por não dar conta de tanta coisa para pensar.

Fiquei pensando sobre isso e achei importante destacar:

Na festa de um ano da minha filha eu resolvi fazer tudo. Resultado? Eu estava montando sanduíches e enrolando docinhos faltando 30 minutos para a festa começar… Imaginem o estado da pessoa!:)

Por isso, acho importantíssimo esclarecer: A menos que você queira ter uma grande chance de estar estressada e descabelada- como eu no começo da festa de um ano da minha filha-, pense em terceirizar algumas coisas.

E quando falo em terceirizar, não precisa ser só pagando, né gente? Tá valendo pedir ajuda às amigas e familiares mais próximos! Aqui em casa, meu braço direito costuma ser a Dinda da Lola, minha “quase- irmã” Michelle (Minha eterna gratidão por TUDO, amiga!), que até bolo já fez.coracao-2-300x300

Não abro mão de realizar algumas etapas, como a concepção e todo o planejamento da festa, a preparação das lembrancinhas (que normalmente são bem simples), de algumas peças de decoração, dos docinhos e só. No mais, conto com a ajuda de pessoas incríveis.

Este ano, por exemplo, como a festa foi às 10:00h da manhã e tínhamos realmente pouco tempo, foi incrível ter alguém responsável por finalizar a decoração e encher todos os balões enquanto eu e a minha pequena nos arrumávamos. Pela primeira vez eu estava pronta antes da chegada do primeiro convidado. kkkkk. Obrigada, Súlima!

A única coisa que sempre terceirizei foi a papelaria da festa. Quando digo papelaria, leia-se: convite e alguns toopers para os docinhos.

Sim, eu sei que hoje em dia, com a internet, convite impresso não é mais tão necessário… Talvez eu esteja meio analógica ultimamente, mas acho uma delícia receber um convite  bem feito e já ir entrando no clima da festa bem antes…

Eu adoro e não abro mão! Curto mesmo.

E dei sorte, pois há cerca de três anos e meio encontrei a Gerusa, da @lu_fazendo_arte, uma parceria criativa que consegue me surpreender mais e mais a cada ano. Falamos a mesma língua, o que é perfeito! Dou as minhas referências, o conceito da festa e o que eu estou imaginando; trocamos algumas ideias on line mesmo e o resultado é sempre incrível.

Esse foi o convite e alguns toopers da festinha deste ano.

decoracao-festas-infantis-castelo-papelao-toca-lola-2-229x300

Esses foram os convites e o tooper da festinha do ano passado. Fofuuura!! E essa mini Lolô, que ela fez?! Uma graça! Amei!!coracao-2-300x300

festinhas-infantis-castelo-toca-lola-21.jpg-300x230

Por falar em tooper, este ano descobri a @festinhasmanuais ,que faz toopers com fotos liiindos de viver!!  Olhem que encanto esse feito para a festa da Lô! Amei!!coracao-2-300x300

festinhas-infantis-tooper-castelo-toca-lola-11.jpg-2-169x300

E assim chegamos ao fim desta série de post com dicas sobre como criar a decoração de festinhas infantis cheias de personalidade. Espero que tenham gostado e que essas dicas realmente possam te ajudar na criação de festas repletas de afeto, com muita ludicidade e cheias de encanto para os seus pequenos.

Para finalizar só gostaria de lembrar que, apesar de amarmos todo esse universo apaixonante da decoração infantil, o que as crianças precisam mesmo é de amor e da nossa presença para serem realmente felizes na vida (e em qualquer festinha!).

No fim, é isso o que realmente conta para aquele sorrisão, não é mesmo?

festas-infantis-fazendinha-toca-lola-4-225x300

Um grande beijo!

Pri Guerreiro

2 Comentários

  1. Tatiana Amaral • em 2 de agosto 2017

    Olá Pri!
    Amei o blog…Amei o post. A tendência high-low, o alerta sobre consumo consciente, o aproveitamento de descartes aliado à fazer as peças a mão (afetividade total)…tudo junto resultando em festa linda e crianças felizes.
    PArabéns!!!

    • Priscila Guerreiro • em 3 de agosto 2017

      Obrigada, Tatiana! É isso aí! Por um mundo com festas menos descartáveis e crianças mais felizes! 🙂 Grande beijo! Pri

Deixe seu comentário!

Toca Lola Club

Seja parte do Toca Lola Club: receba nossa newsletter e participe de promoções, dicas e eventos exclusivos!