05 dezembro 2017

A escolha do nome do bebê

Café na Toca | Gestação | Pessoalidades

A escolha do nome para o bebê é sempre uma alegria para os pais! Mas nem sempre é uma tarefa fácil, afinal, ela é permanente e acompanhará o seu filho ou filha para toda a vida. No post de hoje, eu compartilho como uma experiência pessoal mudou a minha percepção sobre essa escolha, conto como foi a escolha dos nomes das minhas filhas e ainda dou dicas preciosas para te ajudar nessa difícil e deliciosa missão.

escolha-do-nome-do-bebe-toca-lola

Há muitos anos um astrólogo e numerólogo começou a fazer a numerologia do meu nome. Na hora, eu disse: desculpe-me , mas isso não faz muito sentido para mim… Afinal, quem escolheu o meu nome foram os meus pais, não eu. Sendo assim, acredito que o nome tenha muito mais a ver com os pais do que com a pessoa propriamente dita. E eu nunca mais esqueci a resposta dele: “Entendo. Mas e se você estiver errada? E se a escolha dos nome for resultado uma forte inspiração emanada pela energia daquele bebê que já faz parte daquela família que ele escolheu para vir ao mundo?”

Ainda não sei se ele estava certo, mas achei uma ideia tãão linda, que resolvi ser menos cética e  acreditar de verdade nessa possibilidade. E posso garantir para vocês que ela funcionou perfeitamente bem para minha primeira filha. Quanto à segunda, prometo contar a vocês quando ela nascer, combinado? 🙂

Mas é claro que esse processo de escolha é muito particular e varia de acordo com cada família. Não há certo ou errado. Assim como não há dicas infalíveis. Por isso, o que compartilho por aqui é simplesmente um relato da minha mais pura experiência pessoal.

Talvez, por confiar muito nessa conexão energética da família com o bebê, nossas decisões por aqui foram até bem rápidas. Mas conheço casais que só conseguiram se decidir pela escolha do nome quando olharam para o bebê ( e com a pressão da enfermeira que precisava colocar um nome na plaquinha da porta do quarto da maternidade! kkk :))

Como boa ariana, devo confessar que acho que eu não conseguiria esperar tanto tempo. 🙂 Aliás, acho que tudo muda na gestação quando começamos a chamar o bebê pelo nome, a conversar sobre ele e com ele. Parece que ele vai começando a ocupar o seu lugar na rotina da família mesmo antes de nascer. Acho um barato como tudo tudo vai tomando forma e cores… Mas o fato é que cada família é única, assim como cada história também o é.

Dito isso, vamos a minha história. 🙂

coracao-rosa.png.semfundo-4

A escolha do nome Lorena

Não sou daquelas mães que já sabia qual seria o nome dos filhos desde pequena … Na verdade, até tinha alguns nomes preferidos – que, por sinal, não foram os escolhidos 😜-, mas nada decidido.

Talvez por ter alguns critérios muito claros, ambas escolhas aconteceram muito rapidamente: exatamente no dia em que soubemos o sexo, após o exame de sangue (sexagem fetal). 

Em ambas gestações, na busca pelo nome, já sabendo que seria uma menina, eu desejava:

um nome forte, pouco comum e com personalidade, porém doce, com um significado bacana e, se possível, com um apelido bem simpático.

Sou muito visual, e, quando engravidei pela primeira vez, uma coisa muito curiosa aconteceu: eu só conseguia pensar em uma cor quando imaginava a decoração do quarto dela: vermelho.

Devo confessar que essa nunca foi uma das minhas cores favoritas. Além disso, vamos combinar que essa não é uma cor muito associada à decoração de quartos de bebê, não é mesmo? Seria um grande desafio!

Mas confiei na minha intuição. Lembram da criação do “moodboard” que contei aqui? Comecei bem esse processo! E essa foi a primeira peça do “moodboard” da minha primeira filha: A cor vermelha.

bebe-a-caminho-toca-lola-2

Quando comecei a pesquisar os nomes, um chamou muito a minha atenção por atender a todos esses critérios que eu já havia estabelecido: Lorena. Quando vi o significado, então, fiquei pasma! Afinal, tinha tudo a ver com a cor vermelha que eu tanto vinha pensando! Além disso, amei o apelido Lola de cara! ❤:)

O nome Lorena tem origem grega e significa energia e forçaIndica tranqüilidade e integridade de ânimo, em especial nos momentos de tomar decisões definitivas.

Quem conhece a Lola sabe o quanto esse nome e essa cor tem a ver com ela! Realmente impressionante! Minha pequena é energia pura!!! ❤

Acontece que o bebê não é só meu, é do meu marido também.  Então, o nome ainda não estava escolhido. Resolvi deixar de lado o meu lado “ariana decidida” e, sem fazer qualquer tipo de comentário que influenciasse a decisão dele, fiz uma relação com outros quatro nomes que eu também gostava para que escolhêssemos juntos. E qual foi o nome escolhido por ele? Lorena! Assim, de cara, sem nem hesitar. 🤜🤛

logo-Lorena-toca-lola

coracao-rosa.png.semfundo-4A escolha do nome Antonella

Na segunda gestação, os critérios para a escolha continuavam os mesmos: um nome forte, pouco comum e com personalidade, porém doce, com um significado bacana e, se possível, com um apelido bem simpático.

Antes de engravidar, eu gostava muito do nome Millenade origem grega e que, além de ser sonoramente parecido com Lorena, também tem um é um nome com significado belíssimo:  “graciosa”, “querida”, “senhora soberana reluzente”.

Mas, de alguma forma, ao engravidar, minha inspiração me indicava referências bem diferentes… E, novamente, vamos ao nosso quadro de inspirações 😉:  Desde o começo, quando pensava na possibilidade de ser uma menina, já imaginava algo mais moderno, minimalista, com a cor preta, branca e uma outra cor bem alegre … além disso, surgiu um elemento super importante no meu “moodboard”, mas os detalhes eu vou contar melhor para vocês depois, e outro post, combinado? 

O fato é que ainda não sei se a decoração será realmente como estou imaginando, mas esse está sendo o meu processo criativo. Sentindo a inspiração para traduzi-la em cor e forma. Bem intuitivo, como sempre!

Voltando à escolha do nome da minha bebê, pensando nessas referências, o único nome que fazia sentido e me soava familiar era Antonella.

Antonella tem origem no latim antonius (um sobrenome romano que significava “de valor incalculável”, “precioso”). Pode vir também do grego anthos (“flor”). Ambos significados me pareciam encantadores: flor preciosa. Lindo, não? 

Antonella-vem-aí-.TOA-LOLA

O nome só não atendeu a um dos meus critérios: ter um apelido legal. Antonella é um nome que não tem um apelido clássico. Mas conversando com uma amiga, ela me lembrou algo que fez todo o sentido: apelido surge no dia-a-dia, com a rotina com a criança, não necessariamente estará atrelado ao nome. Vocês encontrarão um apelido carinhoso que será do jeitinho dela!

É claro! Ela estava certíssima! Tudo fez sentido e abracei a essa escolha com todo o amor do mundo! ❤

Mas vocês devem estar se perguntando: mas e o pai? Qual foi a escolha dele dessa vez? Então, dessa vez, nem precisei fazer uma listinha pois sabia que ele amaria o nome de cara; afinal ele se chama Antonio. Quer homenagem melhor? 😉

Para quem está buscando inspiração para os nomes, ou quer saber as principais tendências de nomes de bebês, indico o Baby Center, é só clicar aqui.

Por aqui, seguimos felizes com as nossas escolhas. E como tem sido gostoso ver a Lorena falando sobre a irmã com as pessoas, fazendo carinho na barriga e conversando com a Antonella à noite. É uma delícia ver esse amor de irmãs surgir de uma forma tão linda e tão forte. Tenho certeza que esse é o maior presente que poderíamos dar a ela na vida!❤

E por aí? Como foi ou está sendo a escolha do nome do seu bebê? Qual o significado do nome dos seus pequenos? Tem alguma dica para compartilhar com a gente? Conte, conte!! A gente adora boas histórias na Toca 🙂

Grande beijo, 

Pri Guerreiro

coracao-rosa.png.semfundo-4

2 Comentários

  1. Raquel • em 5 de dezembro 2017

    Bem, o nome que eu escolhi para minha filha que tem quase três anos foi Helena. Ao contrário de você sempre quis um nome para minha filha mas não era esse. Kkkk. Muito antes de casar eu ouvi esse nome em uma novela, sim, do Manoel Carlos e achei tão lindo. Quando soube o significado não tive dúvidas. Reluzente, tocha, luz. Isto que ela é para mim. Se tiver mais uma menina será Olívia e se tiver um menino será João. Não estou grávida ainda vou. Kkkk

    • Priscila Guerreiro • em 6 de dezembro 2017

      Que lindo, Raquel! Adorei saber o significado de Helena! Lindo mesmo! Obrigada por compartilhar!! Gde beijo!!:)

Deixe seu comentário!

Toca Lola Club

Seja parte do Toca Lola Club: receba nossa newsletter e participe de promoções, dicas e eventos exclusivos!