18 julho 2017

DIY: Como criar um espaços de brincar e de vestir em um quarto montessoriano?

Ambiente Montessoriano | Faça você mesmo (DIY) | Quarto Montessoriano

Organização é um hábito. Então, nada melhor do que estimular esse hábito desde pequeno, alguém duvida?

No post de hoje, aprenda como estimular a organização e a autonomia dos pequenos com a criação de um espaço de brincar e de vestir um quarto montessoriano.

armarioroupas-quartomontessoriano-tocalola11-194x300

O principal objetivo ao criar um ambiente montessoriano é oferecer um espaço seguro, com móveis e objetos na altura dos olhos da criança para que ela possa desenvolver a sua autonomia com liberdade.

Mas um aspecto super importante -e que muita gente esquece- é que, quando falamos de autonomia, estamos falando também da capacidade da criança de cuidar e organizar o próprio espaço.

quarto-montessoriano44-300x201

Quem me acompanha aqui no blog, já percebeu  que a  organização em um ambiente montessoriano é um importante hábito para a o desenvolvimento dos pequenos. 

quarto-montessoriano26-240x300

Devo confessar: não sou uma pessoa muito organizada por natureza. E durante um bom tempo acreditei no charme do caos criativo. :I

Mas hoje entendo que a vida é muito mais prática para quem tem a organização como um hábito. Por isso, há alguns anos, a busca por essa prática passou a fazer parte da minha vida de uma forma consciente. E continua sendo um exercício diário…

Ter a organização como um dos pilares talvez tenha sido um dos motivos para o meu encantamento com o Método Montessori. Nessa pedagogia, há sempre a ideia do começo, meio e fim de todas atividades.

Em uma brincadeira: pegou, brincou, guardou. E, pela repetição, as crianças internalizam esse processo e tudo se torna mais fácil. Em pouco tempo, elas passam a repetir o processo de forma natural. A arrumação deixa de ser um momento chato para ser mais uma etapa da brincadeira.

Tem como não se encantar?

 

No post anterior, prometi trazer dicas super fáceis e práticas, no melhor estilo “faça você mesmo! – DIY”, para criar um espaço contemporâneo, lúdico e cheio de estilo para o seu pequeno. E o melhor: gastando pouco.

Assim, nossa tarefa de hoje é criar os espaços de brincar e de vestir do quarto dos pequenos.

E para começar, sua primeira missão é setorizar as atividades, como você já leu por aqui .

Separando uma área para organizar os brinquedos, outra as roupas, outra para os sapatos, outra os livros, a criança passa a ter a clara ideia de que cada coisa deve ir para o seu lugar após sua utilização. Simples assim.:)

Mas antes de falarmos desses espaços, vamos relembrar três regras básicas para a criação do de um ambiente montessoriano?

1- Tudo deve estar na altura da criança;

2- Os estímulos devem ser controlados, ou seja: você não precisa expor todas as opções de brinquedos ou roupas ao mesmo tempo, e sim, dar uma gama de opções para que a criança pequena possa escolher e desenvolver sua autonomia.

3- Ambiente simples, design sem excessos.

Checklist básico feito, vamos à criação dos espaços setorizados:

coracao-2-300x300 Espaço de brincar

Para criar a área dos brinquedos, é importante ter em mente que você precisará apresentar os brinquedos de forma separada e organizada, de modo que cada brinquedo tenha o seu lugar.

estudiobarbarella_cuchi_ensaio3-27_900-2-300x200

Os brinquedos menores devem ser agrupados em pequenos cestos, com peças de uma mesma família. Depois de brincar, é importante que ele reúna as peças afins para guardar no cesto correto, que deve retornar ao seu devido lugar. Ex: o cesto dos animais de borracha, cesto das frutas de madeira.

cestinha-croche-montessori-montessori-300x214

04a2fb240082ea484ff7d97cdbebb9d7-300x218

Para bebês, sugere-se a apresentação de cerca de cinco a oito tipos de brinquedos para evitar o excesso de estímulos.

Para melhor organizar, existem diversas opções de mobiliários no mercado, mas você também pode criar o seu!

 

armariobrinquedos-quartomontessoriano-tocalola1-300x214

armariobrinquedos-quartomontessoriano-tocalola4-300x192

Hoje em dia, com a expansão das lojas de bricolagem, tipo “Leroy Merlin” (e este não é um Publipost 🙂 ) é muito simples comprar as peças de madeira já cortadas nas medidas do seu espaço e, com o auxílio de qualquer pessoa com o mínimo de habilidade com uma furadeira, você conseguirá realizar a fixação das peças de uma forma bem simples e rápida.

armarioroupas-quartomontessoriano-tocalola7-300x200

Caso prefira, uma opção ainda mais simples é utilizar caixotes empilhados, como esses:

armariobrinquedos-quartomontessoriano-tocalola3-200x300

Mas atenção: caso eles não estejam tratados, é importante lixá-los e passar algum tipo de revestimento atoxico- tinta ou cera incolor- para garantir que nenhuma farpa poderá ferir o seu pequeno. Outra dica é as peças para não correr o risco de que a criança as desloque e possa acabar se machucando.

coracao-2-300x300 Espaço de vestir

Como você já deve ter visto, é muito comum esse tipo de armário baixo em quartos montessorianos.

5b6e10b14d940b99238a39f778d99964-181x300

Sim, é uma marcenaria bem simples e fácil de fazer, mas o que mais intriga a maioria das mãe ao ver esses armários é: Onde colocar o restante das mil coisas dos pequenos? Onde ficam fraldas, mantas, roupas extras e as mil coisas que toda mãe precisa guardar?

Calma gente, não é preciso destruir o armário que você já tem no quarto! Sabemos o quanto esse espaço é importante, não é mesmo? Então, proponho que sejamos práticas!

Precisamos garantir a autonomia dos pequenos no espaço na hora de se vestir. Assim, caso queira manter o armário,você pode:

  • simplesmente adaptar a parte de baixo do armário, de modo a acomodar as peças de maior uso de forma adaptada ao tamanho ao seu pequeno. A parte superior fica destinada ao armazenamento das peças que não fazem parte do dia-a-dia da criança. ; ou

images-5

  • manter o armário fechado, deixando disponível para a criança uma área de vestir com dimensões reduzidas, nas proporções do seu pequeno, onde ficarão as peças mais utilizadas no dia-a-dia.

armarioroupas-quartomontessoriano-tocalola1-300x296

armarioroupas-quartomontessoriano-tocalola8-300x300

Fonte: montytribe

665a42a1a94c72f30ef5dc81c76ebc60-300x300

Fonte: Tadah

Para ocupar ainda menos espaço, sugiro essas araras, que são super práticas, simples de fazer e não ocupam muito espaço no ambiente.

armarioroupas-quartomontessoriano-tocalola6-186x300

Se quiser produzir a sua, apresentamos dois tutoriais bem simples:

armarioroupas-quartomontessoriano-tocalola2-147x300

Fonte: smileandwave

79140ff5696c1b5543e3776f3d10d65e-200x300
Tutorial aqui : stylecurator.com.au

 

E aí? Já se animou para preparar as suas peças? Solte a criatividade e compartilhe suas criações com a gente!!

Nos próximos posts vamos falar sobre como criar uma cama casinha e uma tenda de brincar para os seus pequenos. Design com muito afeto!

coracao-2-300x300

Se gostou do post, não se esqueça de curtir, deixar o seu comentário e compartilhar essas informações com pessoas queridas que você gostaria de ver por aqui, na Toca.

Grande beijo!

Pri Guerreiro

coracao-2-300x300

Fonte imagens: Pinterest

Deixe seu comentário!

Toca Lola Club

Seja parte do Toca Lola Club: receba nossa newsletter e participe de promoções, dicas e eventos exclusivos!