25 julho 2017

Decoração de festas infantis: dicas para criar uma festa criativa (sem gastar muito)- Parte 1

Festas | Na Toca com a Lola

Se, assim como eu, você anda assustada com o exagero, o alto custo e a falta de originalidade da festinhas realizadas nos buffets caóticos e barulhentos que se espalham pelo país e, como conversamos aqui, também anda se perguntado: O que aconteceu com as festinhas infantis? 

Se, assim como eu, você vive correndo contra o tempo e precisa ser prática, mas ama festas e não abre mão de criar uma decoração lúdica, criativa, original e afetiva,  que contribua para a criação de memórias afetivas inesquecíveis para o seu pequeno…

E se, mesmo com todos esses critérios, você também não abre mão de buscar custos reduzidos, que não pesem no seu orçamento familiar, então, definitivamente, você faz parte da minha “tchurma”, e este post foi escrito para você.

Confira essas dicas incríveis que uso em todas as festinhas aqui em casa e que têm sido um sucesso!

festa-jardim-encantado-toca-lola

Mas, antes que a minha caixa de mensagens comece a lotar de reclamações magoadas das minhas queridas leitoras, deixe-me esclarecer:  É claro que entendo a praticidade necessária na correria da vida atual… Eu também vivo correndo (e como!)!

Por isso, quem sabe um dia eu acabe me rendendo a um dos muitos buffets excelentes que estão surgindo e que buscam uma proposta mais natural e afetiva, que se relacione de uma forma mais acolhedora com os nossos pequenos.

Não somos super- mulheres! Não dá para dar conta de tudo… eu sei! Estamos no mesmo barco, pode acreditar!

Mas, ainda que se opte pela praticidade de um buffet, eu me pergunto: é necessário terceirizar tudo? É realmente necessário abrir mão do envolvimento familiar e do planejamento de todos os preparativos para o grande dia? É realmente necessário abrir mão do cheiro do doce pela casa, da montagem do saquinho de lembrancinhas, enfim, das memórias afetivas que tornam aquela comemoração realmente única e que poderão acompanhar a criança pela vida? Posso estar enganada, mas penso que não…

Tenho visto por aí muita gente que compartilha desse mesmo sentimento e que não abre mão da criatividade e, por isso, vem buscando formas de resgatar o tom lúdico e original das festas infantis.

E nessa proposta, para começarmos a falar sobre decoração infantil, é importante lembrar: decorar uma festa normalmente não é barato e dá algum trabalho, não se engane. Mas dá muita alegria e lembranças maravilhosas e cheias de afeto também, pode apostar!

Por isso, o que proponho aqui é compartilhar a minha experiência com as festinhas que realizo em casa desde o Chá de Bebê da minha filha,  e trazer dicas que eu realmente aplico,  com o objetivo de reduzir esses custos sem perder o encanto, a criatividade e a ludicidade do design de espaços para crianças. Confira!

1. A escolha do tema.

Fujo enquanto posso dos personagens da Disney. Pode ser uma percepção muito particular, mas acredito que o principal personagem da festa é o aniversariante e é ele quem deve ser valorizado, destacado e comemorado nesse dia especial.

Além de, normalmente, não curtir muito o design das peças licenciadas de personagens da Disney e de achar tudo muito caro, acho que elas acabam limitando o potencial criativo da história que se pretende contar. No fim, acabam sendo previsíveis e  sempre trazendo mais do mesmo.

Mas entendo que, com crianças maiores, pode ser realmente mais difícil fugir do tema Disney. Contudo, acredito que vale tentar pois o resultado pode ser lindo, surpreendente e encantador!

Recentemente, minha filha se encantou pelo filme A Bela e a Fera, e fiquei pensando em como faria caso ela pedisse algo assim para a próxima festinha… Comecei a pensar naquele cenário encantador e super charmoso da França antiga, dos livros que a Bela ama, da Rosa vermelha, das louças do jantar encantado… Não necessariamente precisam ser peças de verdade… Minha imaginação voou rápido e tive a certeza: sim, é possível fazer uma festa  surpreendente com esse tema sem ter que trazer literalmente os personagens da Disney.

Assim, sempre indico inspirações mais lúdicas e temas mais amplos, que permitam criar uma ambientação com referências mais criativas.

Além do mais, temas assim, te dão mais liberdade e  permitem utilizar peças que você já tem em casa, mas esse já é papo para a dica número dois..:)

decoracao-de-festas-infantis-criativas-toca-lola-7

Ainda quanto ao tema, uma outra ideia bem bacana, que pode trazer muita originalidade a sua comemoração, é juntar dois temas diferentes. Ah! E é  bom lembrar que você não precisa criar temas mirabolantes. A criatividade está na forma de contar a história.

Se a sua filha ama cozinhar e adora o filme A Bela e a Fera, por exemplo, por que não criar uma festa com o tema “Chá no Castelo” e convidar as amigas para criar cupcakes e biscoitos decorados? Certamente será muito divertido e elas irão amar!

E se o seu pequeno já tem idade para escolher, aposte na imaginação dele! Tenho certeza que você irá se surpreender.

Nesta última festa, quando minha filha completou 3 anos, o tema escolhido por mim seria outro, mas, quando contei, ela logo disse: Não mamãe, minha festa será do castelo com dragões e amigos. Foi a primeira vez que ela escolheu uma tema e devo confessar que ela foi muito mais criativa do que eu! 😊

2. Que tal usar peças que você já tem em casa ? 

Como designer de interiores, apaixonada pela ambientação dos espaços, para mim sempre foi natural optar pelo uso de peças que eu já tinha em casa para compor a decoração da festa.

O uso de objetos de família traz personalidade, reduz custos e cria um clima mais intimista para a sua festa.

Na festinha do primeiro ano da minha filha, que teve o tema “Fábulas na Floresta Encantada da Lola”, por exemplo, quis trazer o clima encantado da contação de histórias.

Para isso, como já contei aqui,  usei a cadeira de balanço que foi a cadeira de amamentação da Lorena.

decoracao-de-festas-infantis-criativas-toca-lola3

Usei ainda várias peças que decoraram o quarto dela nesse primeiro ano: as corujinhas, o abajour de cogumelo, os livros de história,os álbuns de fotografia, as bandeirinhas decorativas… Ficou realmente um encanto e as pessoas não se cansavam de me dizer o quanto aquilo era diferente de tudo o que já haviam visto…

No segundo ano, foi a mesma coisa: já tínhamos uma fazendinha toda feita em tricô, que a minha filha amava, e que foi o ponto de partida para a escolha do tema da festa! Praticamente todas as demais peças usadas para compor a mesa viera das festas anteriores, zero custo adicional.

decoracao-festas-infantis-toca-lola-1

Neste ano, aproveitei a festa para pensar na nova decoração do quarto da minha filhota.

Com pequenas adaptações ao longo dos anos, o quarto ainda contava com a mesma decoração desde que ela nasceu, em 2014, e eu já estava começando a ficar cansada… Assim, achei que a festa seria uma boa oportunidade para mudar a decoração do quarto e adaptá-lo à nova fase em que ela está entrando: deixando de ser um bebê, que usava fraldas e mamava, e se transformando em uma menininha cheia de personalidade.

Por isso, decidi encomendar algumas peças mais elaboradas para a festa, mas que irão direto para o novo quartinho da Lola (Prometo contar tudo aqui! É claro!) 🙂

festacastelo-festaprincesas-tocalola-11-268x300

Essa tenda, por exemplo, foi feita pela queridissima Luciana, da @Tecelinha, que já tinha preparado várias peças do quarto da Lô quando quando eu estava grávida.

Expliquei o conceito, as medidas e as cores, e a tenda encomendada sob medida para o novo quarto da Lô fez um enorme sucesso como um dos cantinhos preferidos da criançada na festa!

Para a mesa, caso você decida comprar louças novas, que sejam reaproveitadas  para as próximas festas, sugiro que opte por peças mais neutras, que poderão se adaptar bem a qualquer tema futuro. Chá de bebê, batizado, festinhas,…Uso sempre as mesmas louças (boleiras, taças decorativas, vasos de flores, bandejas) que tenho em casa. Isso certamente traz um custo inicial, mas que vai se diluindo com o tempo, já que você não precisará optar pela locação de peças para as festa, e ainda trazem uma dose de charme extra para o dia-a-dia. Adoro! 🙂

Nesse processo, devo confessar que nem tudo é tão básico… Sim, tenho umas piraçõezinhas justificáveis. 🙂

Na festa de um ano, por exemplo, como o tema era floresta encantada, cismei em usar aquelas bolachas de madeira e caixotes de feira antigos para a ambientação do espaço. Sobrou para o marido e o tio, que receberam a missão!

decoracao-de-festas-infantis-criativas-toca-lola-6

Os caixotes, compramos em um grande mercado distribuidor de frutas, a CADEG – RJ. Mas foi realmente difícil encontrar as bolachas de madeira do jeito que eu queria… Eles tivera que ir em Guaratiba- RJ para encontrá-las, se não me engano…

Não, as peças não foram caras, mas deu um bom trabalhinho para tratar a madeira e deixá-las com a aparência que eu desejava… Ah! E é preciso lembrar que elas realmente ocupam um bom espaço para que sejam guardadas após a festa… Mas com a ajuda da família, esses contratempos superados e conseguimos cumprir a missão com louvor: as peças ficaram ótimas e trouxeram um charme extra à festa.

Mas o mais legal dessa minha “piraçãozinha criativa” é que consegui utilizar essas peças em todas as próximas festas e pretendo continuar usando- as sempre que der… Juro, ninguém percebe a repetição das peças porque a composição como um todo é bem diferente a cada festa. Todos amam, pode apostar!coracao-2-300x300

festa-papelao-lembrancinhas-rolo-de-papel-higienico-toca-lola

Bom, como sempre, eu acabo me empolgando e este post já está ficando muito grande… 😜 No próximo, eu continuo te contanto as minhas dicas para ajudá-la a criar uma decoração incrível para a festa do seu pequeno, combinado?

coracao-2-300x300

E vocÊ? O que achou das dicas?

 saber o que você está achando é muito importante!

Por isso, se gostou, não se esqueça de curtir e de compartilhar conosco as suas dicas e percepções.

Participe!

Grande beijo!

Pri Guerreiro
coracao-2-300x300

2 Comentários

  1. Claudia Ortiz • em 26 de julho 2017

    Olá, cada ano faço de um jeito os nivers dos meus meninos, tenho um filho com 10 e outro com 5 anos . Já fizemos em buffet, festa nas casas de jogos em shopping, em casa, em chacara. Na maioria eu mesmo monto a decoração e coloco todos aqui p participar, claro q dá trab, uma correria só, é cansativo, mas é gostoso e gratificante pois são momentos q aproveitamos juntos! Tb sou criticada por algumas pessoas q acham q estou perdendo tempo e dinheiro com festas, mas não ligo pq sei q estamos aproveitando juntos na organização na compra das coisas q eles escolhem p festa, é tão gostoso e sei q será uma boa recordação p eles, assim como foram os meus aniversários. Bjus

    • Priscila Guerreiro • em 26 de julho 2017

      Oi Cláudia!! Mais uma da minha “tchurma”!! 🙂 Que delícia ver que tenho companhia nessa ideia de sempre preservar as memórias afetivas, me dedicando à festa da minha filha sem exageros e ostentação, mas sempre com muito amor! Já fui muito criticada por dedicar tanto tempo a isso e por não terceirizar tudo, como muita gente faz… Meu marido mesmo nunca entendeu por que eu faço questão de fazer todos os docinhos da festa… É o amor que a gente coloca em cada um que conta! E que prazer ver a alegria da minha filha roubando um brigadeiro (nos dias de festa eu libero, é claro! :)) e sorrindo feliz como se tivesse um tesouro nas mãos!:) Você sabe do que eu estou falando, né? Obrigada pelo carinho e um grande beijo para você!

Deixe seu comentário!

Toca Lola Club

Seja parte do Toca Lola Club: receba nossa newsletter e participe de promoções, dicas e eventos exclusivos!