31 agosto 2017

Depois dos unicórnios, as sereias são a nova tendência

Criando a sua Toca | Decoração | Diversos | Tendências

Depois da unicórnio mania –que eu, por sinal, nunca curti muito… :(- vemos ressurgir as sereias, que apontam como a mais forte tendência atual para os quartos infantis no exterior e que já estão começando a fazer sucesso por aqui. Como boa carioca, que ama o mar, eu simplesmente amei essa nova tendência! Mergulhe nessa com a gente! 🙂

sereismo-toca-lola-2

Eu não gosto de unicórnios. Nunca gostei. Aquele chifre no meio da testa sempre me pareceu uma coisa beeeem estranha… Por isso, nunca entendi muito bem essa febre dos unicórnios que temos visto por aí…

O bom de ter o seu próprio blog é que você pode ser realmente sincera, não é? 🙂 Pois bem, durante muito tempo eu simplesmente ignorei essa tendência. Até que, em um belo dia, minha filha entrou na fase das histórias de castelo com dragões e o tal unicórnio começou a ser solicitado nas historinhas antes de dormir… Aff…

Para aumentar o meu repertório de historinhas, fui então pesquisar mais sobre o assunto e confesso que a minha antipatia inicial por esses seres mitológicos diminuiu um pouco quando entendi a força do seu significado ideológico: o unicórnio simboliza a fuga para um mundo de fantasia no qual tudo pode se tornar realidade.

E foi aí que entendi que, no mundo atual, tão caótico,pragmático e linear, as pessoas têm sentido a necessidade de suavizar o seu cotidiano, fugindo para o mundo da fantasia e buscando significados alternativos para sonhar, como forma de aliviar a realidade.

Sim, vem daí todo esse boom dos seres mitológicos, que trazem mistério, graça e uma pitada de fantasia à vida. Simpático, não? 🙂 E nessa mesma linha, surge a forte onda do sereismo, que segue a mesma tendência.

Eaí? Prontos para mergulhar nessa onda?

sereia-bebe-toca-lola

coracao-rosa-1.png.semfundo-4-1Sereísmo

Sem dúvidas o sereismo está super em alta e vem inspirando a moda, a beleza e até a decoração. E como não podia ser diferente, toda a ludicidade da estética do fundo do mar também desembarcou no universo da decoração infantil.

sereia-bebe-toca-lola-2

 

sereia-bebe-toca-lola-3

Mas nem só de sereias vive o sereismo. Essa onda nos leva a buscar replicar o clima suave, refrescante e inspirador do fundo do mar.

fundo-do-mar-quarto-toca-lola

coracao-rosa-1.png.semfundo-4-1

Saiba como levar o fundo do mar para o quarto do seu pequeno

A primeira dica que eu gostaria de te dar é: Não tente ser literal. Não precisa criar um quarto todo temático – Até porque isso é muito cansativo, não é? O mais interessante, charmoso e sofisticado é buscar referências sutis e menos óbvias, porém que remetam ao fundo do mar, inspiradas no mundo lúdico das sereias.

Para ficar mais claro: Acho muito mais interessante, por exemplo, algo assim:

mar-quarto-infantil-toca-lola

Do que assim:

sereia-quarto-toca-lola-4

Compreenderam a diferença? Não precisamos espalhar sereias por todos os cantos para trazer o clima de fundo do mar que desejamos. A palavra-chave aqui seria : inspiração.

1. Cores e texturas

Tons de verde e azul são os principais quando falamos em sereias, mas cores como lilás, rosa, dourado e furta- cor também são bem característicos.

cores-quarto-sereia-toca-lola

Furta-cor:  todas as cores do espectro, evocam a forma como a luz pode ser refratada pela água. Lantejoulas, celofane, tons perolados traduzem bem esse efeito.

Aliás, já deixo aqui uma dica: Na maravilhosa palestra de  Blanca Lliahnne, representante da Pantone no Brasil, no último Congresso Nacional de Design de Interiores – CONAD, que aconteceu no mês passado, aqui em São Paulo, ela deixou escapar que essa seria a tendência de cor para 2018: translúcido, com todas as cores do espectro. #ficaadica!

lantejoula-irisada-cubeta-furta-cor-06mm

2. Degradé

Pense nas cores do horizonte no amanhecer praiano, com aquela névoa marítima típica do litoral. Ou ainda nas cores em um mergulho debaixo dágua… Mistério e sofisticação se fundem em degradés de tons azulados, que trazem à tona a delicadeza e o encanto das sereias.

Já pensou em criar um degradé, no melhor estilo DIY??

pintura-parede-degrade-quarto-sereia-toca-lola

Até eu fiquei com vontade de criar essa parede! 🙂

1. Escamas

A textura e a padronagem típica das escamas pode surgir em tecidos, tapetes ou nas paredes.

escamas-sereia-tocalola

mermaid-sereias-tendencia-tocalolaJá ouviu falar nos azulejos escama de peixe? São uma opção incrível para o banheiro de uma suíte infantil.

azulejo-escama-sereia-toca-lola

 

2. Elementos que remetam do mar

Peixes, conchas e corais trazem a iconografia do fundo do mar para a decoração. Podem estar presentes em quadros ou elementos decorativos.

 

 

mar-quarto-infantil-toca-lola-2

quarto-sereia-toca-lola-3jpg

E é claro que tem sereia!… Mas vamos caprichar em uma escolha bem lúdica, hein?! 🙂Mermaid-Doll-The-Project-Nursery-Shop

sereia-tendencia-toca-lola

sereia-toca-lolaPor fim, gosto de lembrar que adesivos são sempre opções interessantes, fáceis de aplicar e que, rapidamente, mudam o clima do espaço. As crianças amam!! 🙂sereia-tendencia-toca-lola-2 E você? O que achou dessa tendência?  Eu amei!! E já estou pensando seriamente em mudar a decoração do quarto da Lô! Ô vida difícil essa de mãe designer… hahahahah

coracao-rosa-1.png.semfundo-4-1

Deixe seus comentários!

ah! E se gostou do post, não esqueça de dar um like, tá? ?)

Grande beijo!

Pri Guerreiro

coracao-rosa-1.png.semfundo-4-1

Fotos: Camilla Molders Designdomestically-speaking, thewonderforest.com, photographybyvania,Project Nursery

Deixe seu comentário!

Toca Lola Club

Seja parte do Toca Lola Club: receba nossa newsletter e participe de promoções, dicas e eventos exclusivos!