02 Janeiro 2018

Como escolher o mini-berço (co-sleeper) ?

Criando a sua Toca | Mobiliário | Planejando o espaço | Quarto Montessoriano

Berço, moisés, mini-berço ou co-sleeper? Onde o bebê deve dormir nos primeiros meses de vida?  Um dos posts de maior sucesso no blog é esse aqui, onde falo sobre a importância de usar um mini-berço (ou co-sleeper) nos primeiros meses do bebê, mesmo para as famílias que decidem adotar um quarto montessoriano para o seu pequeno.

Depois desse post, passei a receber muitas dúvidas sobre a escolha do mini-berço, como essa, da Thaís, que respondo no post de hoje:

”  (…) A minha intenção é, com toda certeza, ter um berço para deixá-la pertinho de mim nos primeiros meses de vida. A princípio tenho olhado alguns mini -berços, com a intenção de deixá-la nele até os 6 ou 7 meses, e depois sim usar a cama montessoriana. A questão é a medida dos mini berços: os colchões são de aproximadamente 40 cm de largura por 90 cm de altura. Será que esse tamanho ainda permite um bebê de 6 ou 7 meses? Será que não vale a pena comprar um berço tamanho padrão, ainda que eu deixe de usá-lo em 7 ou 8 meses, como você fez, mas para garantir pelo menos o conforto da minha florzinha até então? Ou arriscar o mini berço e talvez precisar colocá-la na cama montessoriana ainda por volta de 5 ou 6 meses? Também é um receio usar a caminha no chão muito cedo. Me ajuda com a sua experiência? ”

mini-berço-co-sleeper-toca-lola-1

Aqui temos uma das primeiras perguntas dos futuros pais: Berço, mini-berço ou os dois nos primeiros meses de vida? Nesse tema, como tudo que envolve a maternidade, existe muita diferença de opiniões. Vamos conversar sobre isso?

Continue Lendo

27 outubro 2017

Como criar um quarto montessoriano seguro?

Ambiente Montessoriano | Método Montessori | Planejando o espaço

Como aumentar a segurança no quarto do bebê?  Como criar um quarto montessoriano seguro, em especial, quando o bebê começa a engatinhar, ganhando a autonomia da exploração do espaço? No post de hoje, respondo as dúvidas encaminhada pelas leitoras Beatriz e  Thatiana, e ainda te conto como resolvi a questão da segurança no primeiro quarto da Lola. Confira!

seguranca-do-bebe-em-casa-toca-lola

 

Continue Lendo

30 Maio 2017

Como criar o projeto quarto do quarto do seu bebê?- Parte 1

Criando a sua Toca | Planejando o espaço

Uma mãe reconhece em outra mãe o desejo de criar um ambiente todo especial para o seu bebê quando se descobre grávida.

O desejo de deixar o DNA da família na criação do primeiro espaço do bebê no mundo é legítimo. Definitivamente, esse espaço não é só mais um ambiente da casa.  Ele  traz uma mensagem de afeto, de acolhimento,de identidade e de profundo amor para receber aquele novo membro da família. Mas como materializar tudo isso em um espaço? Como transformar sentimento em forma, sem, esquecer, é claro, da funcionalidade?

Não, não é uma tarefa fácil… E foi assim que,como mãe, vivenciando na prática todo esse processo que até então eu pesquisava como designer, aos poucos, foi vendo surgir o desejo de ajudar outras mães com informação de qualidade sobre como trilhar esse caminho para a criação de um espaço para os seus filhotes.

Pronta para começar? Sigamos juntas!

7cf78411f27bdb324ebefe5dbfff25c0-300x300

Continue Lendo

09 Maio 2017

Quarto compartilhado: até quando? E com a chegada um irmãozinho?

Criando a sua Toca | Educação e comportamento | Na Toca com a Lola | Planejando o espaço

Bebês devem dormir no quarto dos pais pelo menos até os seis meses,  Ok. Mas e a partir daí?  Qual o momento certo de fazer a transição? E como fica o quarto compartilhado com a chegada do novo irmãozinho? Hoje continuamos a responder as  dúvidas apresentadas pela nossa leitora Renata sobre quarto compartilhado usando o co-sleeper (mini-berço).  Confira!

mae-bebe-cosleeper-quarto-compartilhado-toca-lola

Continue Lendo

09 Maio 2017

Bebês até seis meses devem dormir no quarto dos pais (Mini berço)

Ambiente Montessoriano | Criando a sua Toca | Planejando o espaço

Se você já tem filhos ou está à espera de um, certamente já se perguntou sobre quarto compartilhado. Compartilhar ou não compartilhar, eis a questão! Neste post, aprenda como adotar o quarto compartilhado seguro, com o uso de mini-berço ao lado da cama.

Se você leu o post Vamos falar sobre quarto compartilhado?, conheceu a minha experiência pessoal sobre o assunto e deve estar aguardando a minha resposta à pergunta da Renata:

“(…) Gostaria de saber se vc tem dica pra quarto compartilhado. Menina de 19 meses dorme comigo e em setembro terei um menino. Pensei numa caminha pra ela e berço pra ele, porém continuaríamos em quarto compartilhado. O que vc acha ?! “

Como se trata de um assunto que ainda gera muita polêmica, para responder a pergunta da Renata e firmar uma opinião sobre o tema, eu precisaria ir além da minha simples experiência e pesquisar mais, ir mais a fundo a fim de conhecer a opinião de especialistas e pensar na questão sob outros pontos de vista; o que deu origem a este post. Confira!

cff97c94042a34a2ecb9bdb593927bd9-300x300

Continue Lendo

04 Maio 2017

Vamos falar sobre quarto compartilhado?

Café na Toca | Pessoalidades | Planejando o espaço

A maioria das pessoas possuem opiniões pré-concebidas sobre a adoção de quarto compartilhado. Alguns apoiam e outros condenam esse arranjo do sono familiar. Eu também tinha.

master-bedroom-crib-master-bedroom-and-nursery-combo-angel-wings-over-bed-1-225x300

Os que defendem, normalmente, destacam a questão da praticidade – especialmente à noite, em meio à rotina sem fim de cuidados com um bebê recém- nascido- e do reforço do vínculo afetivo, ao manter o bebê junto aos pais.

Os que condenam, normalmente destacam os impactos de um bebê no quarto dos pais sobre a intimidade do casal- com possíveis consequências até mesmo sobre no futuro do casamento- e a ressaltam a questão da possibilidade de dependência emocional dos filhos em virtude dessa situação de forma prolongada.

O assunto divide opiniões de pais e especialistas. O que você acha?  Vamos conversar sobre isso? 

Continue Lendo

Toca Lola Club

Seja parte do Toca Lola Club: receba nossa newsletter e participe de promoções, dicas e eventos exclusivos!