30 maio 2017

Como criar o projeto quarto do quarto do seu bebê?- Parte 1

Criando a sua Toca | Planejando o espaço

Uma mãe reconhece em outra mãe o desejo de criar um ambiente todo especial para o seu bebê quando se descobre grávida.

O desejo de deixar o DNA da família na criação do primeiro espaço do bebê no mundo é legítimo. Definitivamente, esse espaço não é só mais um ambiente da casa.  Ele  traz uma mensagem de afeto, de acolhimento,de identidade e de profundo amor para receber aquele novo membro da família. Mas como materializar tudo isso em um espaço? Como transformar sentimento em forma, sem, esquecer, é claro, da funcionalidade?

Não, não é uma tarefa fácil… E foi assim que,como mãe, vivenciando na prática todo esse processo que até então eu pesquisava como designer, aos poucos, foi vendo surgir o desejo de ajudar outras mães com informação de qualidade sobre como trilhar esse caminho para a criação de um espaço para os seus filhotes.

Pronta para começar? Sigamos juntas!

7cf78411f27bdb324ebefe5dbfff25c0-300x300

Continue Lendo

09 maio 2017

Até quando o bebê deve dormir no quarto dos pais? E como fica o quarto compartilhado com a chegada de um irmãozinho?

Criando a sua Toca | Planejando o espaço

No post anterior respondemos a primeira parte das dúvidas apresentadas pela nossa leitora Renata sobre quarto compartilhado. Nele, recomendamos que os bebês durmam no  quarto dos pais (mas em seu próprio berço!) pelo menos durante os seis primeiros meses de vida, com base na recomendação da Academia Americana de Pediatria (AAP) e da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Mas e a partir daí?  Até quando o bebê deve permanecer no quarto dos pais? E como fica o quarto compartilhado com a chegada do novo irmãozinho?

Shared_Toddler_Baby_Room_6-2-200x300 Continue Lendo

09 maio 2017

Bebês até seis meses devem dormir no quarto dos pais (Mini berço)

Ambiente Montessoriano | Criando a sua Toca | Planejando o espaço

Se você já tem filhos ou está à espera de um, certamente já se perguntou sobre quarto compartilhado. Compartilhar ou não compartilhar, eis a questão! Neste post, aprenda como adotar o quarto compartilhado seguro, com o uso de mini-berço ao lado da cama.

Se você leu o post Vamos falar sobre quarto compartilhado?, conheceu a minha experiência pessoal sobre o assunto e deve estar aguardando a minha resposta à pergunta da Renata:

“(…) Gostaria de saber se vc tem dica pra quarto compartilhado. Menina de 19 meses dorme comigo e em setembro terei um menino. Pensei numa caminha pra ela e berço pra ele, porém continuaríamos em quarto compartilhado. O que vc acha ?! “

Como se trata de um assunto que ainda gera muita polêmica, para responder a pergunta da Renata e firmar uma opinião sobre o tema, eu precisaria ir além da minha simples experiência e pesquisar mais, ir mais a fundo a fim de conhecer a opinião de especialistas e pensar na questão sob outros pontos de vista; o que deu origem a este post. Confira!

cff97c94042a34a2ecb9bdb593927bd9-300x300

Continue Lendo

04 maio 2017

Vamos falar sobre quarto compartilhado?

Café na Toca | Pessoalidades | Planejando o espaço

A maioria das pessoas possuem opiniões pré-concebidas sobre a adoção de quarto compartilhado. Alguns apoiam e outros condenam esse arranjo do sono familiar. Eu também tinha.

master-bedroom-crib-master-bedroom-and-nursery-combo-angel-wings-over-bed-1-225x300

Os que defendem, normalmente, destacam a questão da praticidade – especialmente à noite, em meio à rotina sem fim de cuidados com um bebê recém- nascido- e do reforço do vínculo afetivo, ao manter o bebê junto aos pais.

Os que condenam, normalmente destacam os impactos de um bebê no quarto dos pais sobre a intimidade do casal- com possíveis consequências até mesmo sobre no futuro do casamento- e a ressaltam a questão da possibilidade de dependência emocional dos filhos em virtude dessa situação de forma prolongada.

O assunto divide opiniões de pais e especialistas. O que você acha?  Vamos conversar sobre isso? 

Continue Lendo

26 abril 2017

O que é essencial para criar o quarto do seu bebê?

Criando a sua Toca | Planejando o espaço

Se perguntarmos à maioria das pessoas sobre o que é essencial em um quarto de um bebê, provavelmente ouviremos: um berço. Mas se você nos acompanha aqui no blog, sabe que muita gente já adota o quarto de bebê sem berço. Ou seja, a função “dormir” pode ser resolvida de outras formas, de acordo com o estilo de vida da família.

poltrona-mutter-sai-por-r2100-luminaria-gepeto-piso-custa-r800-berco-brasilia-r2760-todos-os-produtos-sao-da-marca-ameise-design-wwwameisedesigncombr-e-estao-disponiveis-1368566489760_750x50-300x200

E, quando falamos sobre como resolver a função “dormir”, estamos falando de funcionalidade. Para a realização de qualquer projeto de interiores, devemos sempre analisar quais atividades ou funções serão realizadas no ambiente a ser criado e o que o ambiente precisa ter para que essas funções sejam realizadas da melhor forma. Um bom projeto precisa ser funcional!

Para o quarto do bebê, além da funcionalidade, devemos pensar também na praticidade, na segurança e no conforto. Esses são os pilares que devemos nos basear para começar a criar o projeto do quarto do seu bebê.

E não se engane: para garantir a funcionalidade do quarto do bebê devemos pensar, antes de tudo, em quem vai fazê-lo funcionar: a mãe.

Continue Lendo

11 abril 2017

Criando o quarto do seu pequeno: 5 coisas que todo designer de interiores faz e você não

Criando a sua Toca | Planejando o espaço

Você já pensou inúmeras vezes em como seria bacana redecorar o quarto do seu filhote, criando um ambiente mais agradável, divertido e que tenha a carinha dele, não é mesmo?

Daí você vai para a internet, pesquisa mil coisas, faz mil planos …mas acaba se perdendo em meio à tanta informação e, sem saber por onde começar, acaba adiando o sonho mais uma vez…

duo-300x219

Se você está grávida, a coisa complica um pouquinho mais por causa de um pequeno detalhe chamado “hormônios” (sim, eles!)…

É muito comum que a descoberta da gravidez venha acompanhada de infindáveis pesquisas na internet sobre como montar o quarto dos sonhos para o seu bebê. Logo, logo, você já está  “pinando” loucamente as fotos dos ambientes apaixonantes que você vai encontrando pelo caminho-cada um com um estilo completamente diferente do outro.

Os meses vão passando e, em meio às 1.580 fotos salvas, a indecisão e a ansiedade vão só aumentando…  Daí a angústia começa a bater e você pensa: E agora?! O que fazer com tudo isso?!

IMG_99021-1000x666-300x200

Ok, eu juro que te entendo…afinal, sei muito bem o que uma de bomba de hormônios pode fazer na cabeça de uma mulher! 🙂 …

E é por isso que eu te proponho: sigamos juntas neste desafio! A minha missão é te ajudar a pensar como uma designer e, assim, tentar simplificar um pouco tudo isso e fazer com que você se divirta e curta ao máximo essa experiência. Topa?

Hoje começamos uma série de posts que vão nos guiar nesse processo. Mas, para começar, vamos pensar juntas sobre as 7 coisas que TODO designer faz em um projeto e você não.

Vem comigo! Continue Lendo

Toca Lola Club

Seja parte do Toca Lola Club: receba nossa newsletter e participe de promoções, dicas e eventos exclusivos!