06 setembro 2017

Quarto montessoriano: é recomendável o uso de grade de segurança na porta?

Ambiente Montessoriano | Método Montessori | Planejando o espaço

É recomendável o uso de grades de segurança (ou aqueles portões de ferro) na entrada de um quarto montessoriano quando o bebê começa a engatinhar? No post de hoje, respondo uma dúvida muito comum, encaminhada pela nossa querida leitora Thatiana, e ainda conto como resolvi a questão no quarto da Lola.Confira!

grade_de_porta_seguranca-montessori-toca-lola

 

Continue Lendo

27 junho 2017

A importância da organização em um quarto montessoriano

Ambiente Montessoriano | Método Montessori | Quarto Montessoriano

Toda família deseja preparar seu filho para os desafios do mundo da melhor forma.

No passado, uma criança considerada inteligente e bem preparada era aquela capaz de absorver e replicar os conhecimentos transmitidos de forma pronta. Padronização e repetição dos conteúdos: essa era a base de uma educação pautada no raciocínio linear e que vigorou até bem pouco tempo.

Na sociedade atual, contudo, por estar em contínua e veloz mutação, o desenvolvimento da inteligência está mais relacionado à construção de uma mentalidade criativa, inovadora e flexível.

Afinal, em um mundo onde a única constante é a mudança, não existem respostas prontas.  E, assim, a mente criativa trabalha em busca do constante crescimento e da adaptação na busca de novas respostas.

Mas como as famílias podem auxiliar os pequenos a desenvolver continuamente a curiosidade e o espírito de descoberta? E qual a importância do espaço nesse processo? 

57-300x200 Continue Lendo

17 abril 2017

Quarto montessoriano: O colchão no chão e o desenvolvimento da autonomia

Ambiente Montessoriano | Método Montessori | Quarto Montessoriano

Toda  criança é dotada de infinita potencialidade. Assim, a partir de um ambiente preparado, ela é capaz de explorar suas capacidades e promover o seu autocrescimento. Em um ambiente montessoriano, o espaço ensina. Mas o que um colchão no chão pode ensinar ao bebê?

quarto-montessoriano-bebe-colchao-chao-toca-lola-1Se você leu o  post anterior, certamente já entendeu que o respeito pela criança e a autoeducação no desenvolvimento da autonomia são bases fundamentais para o desenvolvimento do método.

A proposta do método é que a criança aprenda a fazer escolhas de uma forma autônoma, responsável e respeitosa, o que, certamente, contribui para o desenvolvimento de um adulto seguro e com autoestima elevada.

Montessori na prática

Bases sedimentadas, chegou a hora de começarmos a pensar de forma prática!coracao-pretopngsemfundo-300x300

Mas já te aviso: não espere uma fórmula. O que eu te proponho aqui, na Toca, é que a gente pense juntos sobre a criação do espaço, de modo a entender o porquê das coisas e, assim, te dar informação e inspiração para que você consiga fazer as suas próprias escolhas para a criação de um espaço que se adeque às necessidades do seu filho e de sua família.

Jamais vou te dizer para jogar fora o berço do seu filho e colocar o colchão no chão. O que proponho por aqui é te explicar qual ideia está inserida na ação de colocar o bebê na altura do chão e , a partir dessa informação, você decidirá como utilizá-la da forma mais adequada à realidade da sua família, ou não.

Este é o primeiro post de uma série que irá abordar a criação do espaço montessoriano. Por aqui, compartilharei o que aprendi como designer de interiores, mãe e pesquisadora curiosa por entender e aplicar o método. Espero que gostem! Continue Lendo

12 abril 2017

Quer saber mais sobre o Método Montessori?

Ambiente Montessoriano | Método Montessori

No post anterior, eu contei que minha filha entrou para uma escola montessoriana aos oito meses e que o quartinho dela também foi criado a partir dessa concepção. Por isso, algumas pessoas me perguntaram: Mas, afinal, Método Montessori é um tipo de educação?  É uma escola? É um estilo de decoração? O método, criado em 1907 pela médica e educadora italiana Maria Montessori, é um pouco de tudo isso, mas vai além…No post de hoje, confira aspectos fundamentais para entender melhor como o método montessoriano funciona!montessori-toca-lola-2-300x218   Continue Lendo

06 abril 2017

Você conhece o Método Montessoriano?

Ambiente Montessoriano | Método Montessori

O Método Montessoriano foi criado no início do século passado pela médica e educadora italiana Maria Montessori e nunca esteve tão atual!

Baseado no exercício da autonomia e da autoeducação, a partir de um ambiente estruturado, o método estimula o desenvolvimento da iniciativa, da criatividade, da concentração,  do pensamento crítico, e da inovação na resolução de problemas.

metodo-montessoriano-toca-lola2-300x250

Continue Lendo

Toca Lola Club

Seja parte do Toca Lola Club: receba nossa newsletter e participe de promoções, dicas e eventos exclusivos!