05 Janeiro 2018

Como começar a criar a decoração do quarto do seu bebê?

Criando a sua Toca | Diário de Gestação | Diversos | Quadro de Inspirações (Moodboard) | Tendências

Como começar a criar a decoração do quarto do seu bebê? Para muitas famílias, essa é uma das mais das tarefas mais difíceis. Para mim, é um processo complexo mas delicioso, que sempre começa com a criação do moodboard, o quadro de inspirações.

Acredito que nada é gratuito no quarto de um bebê, tudo tem um significado que conta um pouco da história, do estilo de vida e da personalidade daquela família que recebe o novo membro com tanto amor.

No post de hoje eu conto um pouco sobre o processo de criação do “moodboard” para o quarto da minha filha Antonella que, como já sabem, está a caminho. Espero que curtam e se inspirem !

moodboard-quarto-do-bebe-antonella-toca-lola-p1

Continue Lendo

02 Janeiro 2018

Como escolher o mini-berço (co-sleeper) ?

Criando a sua Toca | Mobiliário | Planejando o espaço | Quarto Montessoriano

Berço, moisés, mini-berço ou co-sleeper? Onde o bebê deve dormir nos primeiros meses de vida?  Um dos posts de maior sucesso no blog é esse aqui, onde falo sobre a importância de usar um mini-berço (ou co-sleeper) nos primeiros meses do bebê, mesmo para as famílias que decidem adotar um quarto montessoriano para o seu pequeno.

Depois desse post, passei a receber muitas dúvidas sobre a escolha do mini-berço, como essa, da Thaís, que respondo no post de hoje:

”  (…) A minha intenção é, com toda certeza, ter um berço para deixá-la pertinho de mim nos primeiros meses de vida. A princípio tenho olhado alguns mini -berços, com a intenção de deixá-la nele até os 6 ou 7 meses, e depois sim usar a cama montessoriana. A questão é a medida dos mini berços: os colchões são de aproximadamente 40 cm de largura por 90 cm de altura. Será que esse tamanho ainda permite um bebê de 6 ou 7 meses? Será que não vale a pena comprar um berço tamanho padrão, ainda que eu deixe de usá-lo em 7 ou 8 meses, como você fez, mas para garantir pelo menos o conforto da minha florzinha até então? Ou arriscar o mini berço e talvez precisar colocá-la na cama montessoriana ainda por volta de 5 ou 6 meses? Também é um receio usar a caminha no chão muito cedo. Me ajuda com a sua experiência? ”

mini-berço-co-sleeper-toca-lola-1

Aqui temos uma das primeiras perguntas dos futuros pais: Berço, mini-berço ou os dois nos primeiros meses de vida? Nesse tema, como tudo que envolve a maternidade, existe muita diferença de opiniões. Vamos conversar sobre isso?

Continue Lendo

27 outubro 2017

Como criar um quarto montessoriano seguro?

Ambiente Montessoriano | Método Montessori | Planejando o espaço

Como aumentar a segurança no quarto do bebê?  Como criar um quarto montessoriano seguro, em especial, quando o bebê começa a engatinhar, ganhando a autonomia da exploração do espaço? No post de hoje, respondo as dúvidas encaminhada pelas leitoras Beatriz e  Thatiana, e ainda te conto como resolvi a questão da segurança no primeiro quarto da Lola. Confira!

seguranca-do-bebe-em-casa-toca-lola

 

Continue Lendo

16 outubro 2017

Qual a escola ideal para o meu filho?

Criando a sua Toca | Educação e comportamento | Na Toca com a Lola

Estamos no período em que as escolas costumam iniciar o processo de matrícula para o ano seguinte. Pais de primeira viagem ou não essa é uma decisão sempre muito difícil: qual a melhor escola para o meu filho? O que levar em conta nessa escolha?

Quem acompanha no blog sabe que, por questões profissionais, tivemos que mudar de cidade algumas vezes e, por isso, minha filha já estudou em três escolas, com metodologias bem distintas: montessoriana, tradicional e construtivista.

Nesse processo, em minhas andanças pelo Rio de Janeiro, São Paulo e Guarulhos em busca da escola ideal para a minha pequena, já pesquisei bastante sobre o assunto e acho que já visitei mais de 30 escolas… Por isso, neste post, eu compartilho essas nossas experiências e o que aprendi nessas minhas pesquisas pelo mundo da educação infantil para a primeira infância.

como-escolher-a-escola-toca-lola-3

Continue Lendo

31 agosto 2017

Depois dos unicórnios, as sereias são a nova tendência

Criando a sua Toca | Decoração | Diversos | Tendências

Depois da unicórnio mania –que eu, por sinal, nunca curti muito… :(- vemos ressurgir as sereias, que apontam como a mais forte tendência atual para os quartos infantis no exterior e que já estão começando a fazer sucesso por aqui. Como boa carioca, que ama o mar, eu simplesmente amei essa nova tendência! Mergulhe nessa com a gente! 🙂

sereismo-toca-lola-2

Continue Lendo

29 agosto 2017

Flamingos: um toque moderno ao rosa dos quartos infantis

Criando a sua Toca | Decoração

Se você deseja criar um quarto cor-de-rosa para sua pequena, mas quer fugir daquele padrão tradicional dos quartos de menina, aposte na tendência dos flamingos! Além de moderna, elegante e cheia de personalidade, a ave ainda é versátil e cai super bem com os mais diversos estilos: compondo desde uma ambientação mais neutra e básica até um visual mais moderno e super colorido. Confira!

flamingo-tendencia-infantil-toca-lola

Continue Lendo

21 agosto 2017

Decoração infantil: Cactos, os queridinhos dos ambientes descolados!

Criando a sua Toca | Decoração | Tendências

Quer encontrar inspiração para criar um ambiente moderninho, lúdico, e cheio de charme para os pequenos? Aposte nos cactos, uma forte tendência na decoração nos quartos infantis descolados. 

Trazendo cor e vibração para qualquer ambiente, são muito versáteis:  podem ser usados tanto nos quartos dos meninos, quanto das meninas, ou até mesmo, nos quartos divididos entre irmãos de sexo e idades diferentes.

Inspire-se e entre na onda dos cactos com a gente!

quarto-menina-cactus-natoca-toca-lola

Continue Lendo

Toca Lola Club

Seja parte do Toca Lola Club: receba nossa newsletter e participe de promoções, dicas e eventos exclusivos!