16 Janeiro 2018

20ª semana- Diário de gravidez: Foco na gestação saudável!

Diário de Gestação | Gestação

E chegamos na metade da gestação! Gente, tenho a sensação de que se a outra metade passar tão rápido assim, em um piscar de olhos, a ANTONELLA já estará aqui com a gente!! 🙂 Em meio ao planejamento do quarto, uma barriga que agora já se apresenta com respeito, os primeiros chutes da nossa bebê, temos uma mãe que voltou a ter energia (yeah!!) e que finalmente consegue focar em ter uma gestação saudável. No post de hoje, embarcamos nas emoções do nosso quinto mês de gestação. Confira! 

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Estou aqui, mamãe! – os primeiros chutes.

Este mês marcou o início de uma das melhores sensações de estar grávida: sentir o bebê mexendo!! Começou lá pela da 18ª semana, e a sensação era de peixinhos bem pequenininhos brincando na minha barriga. No finalzinho da 19ª conseguimos sentir os primeiros chutes e foi uma delícia! Agora conseguimos interagir com ela, o que é um grande barato! 🙂

A volta da energia!

Uma outra coisa maravilhosa marcou essa fase da gravidez: minha energia voltou!! Que coisa boa voltar a se sentir disposta! Que coisa boa voltar a se sentir você! Todos dizem que essa é a melhor fase da gravidez e eu concordo.

As ideias estão voltando a mil! Energia criativa, ativar! 🙂

E foi nesse clima que consegui me inspirar e finalizar o “moodboard”, o quadro de inspirações do quartinho da Antonella, como contei por aqui. Aliás, o projeto está ficando uma fofuuuura! E logo, logo eu vou contar aqui para vocês todos os detalhes. Aguardem!

E nesse processo de volta da energia, de começar a sentir a minha bebê e me preparar para a sua chegada, vi que precisava focar e mudar meus hábitos em busca de uma gestação saudável.

Gestação Saudável- alimentação 

Por sorte, além da volta do ânimo, meu apetite finalmente também voltou ao normal! Ufa, fim do desejo pelas das orgias alimentares do primeiro trimestre, que alívio! Afinal, já ganhei 5 Kilos até agora…

 Sim, eu sei que a gestação não é uma época para fazer dietas restritivas e nem para pensar em perder peso. Mas também não significa “comer por dois”, não é? Mas então, quanto e o que devemos comer?

Assim, resolvi me consultar com uma nutróloga para eliminar de vez todas as minhas dúvidas alimentares sobre esse período. Além das orientações básicas para uma dieta saudável e equilibrada, as principais dicas foram as seguintes:

1- O ganho de peso adequado no primeiro trimestre da gravidez é de 1,5 a 2,0 kg. A partir dessa fase, é recomendado um ganho adicional de 7,0 a 15,0 kg a mais, no máximo.

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2- Realizar no mínimo cinco refeições ao dia; comer de três em três horas.

3- Aumentar o consumo de proteína, ferro e cálcio.

4- Alimentos proibidos são: queijo fresco de leite não pasteurizado (devido ao risco de se contrair brucelose); álcool, pois afeta o desenvolvimento do bebê; carne mal passada (em razão do risco de toxoplasmose); e mariscos e maioneses (devido ao perigo de salmonela).  Cafeina (café, chás) deve ser evitada, mas pequenas doses são permitidas com leite.

5- Evitar líquidos durante as refeições, a fim de evitar uma digestão mais lenta.

6-A pressão do útero sobre o reto e os hormônios da gravidez, que tornam mais lento o trânsito dos alimentos pelo seu trato digestivo. Para evitar a ocorrência de prisão de ventre e hemorróidas, incômodos muito comuns na gravidez, é recomendável aumentar o consumo de água, e de alimentos ricos em fibra, como cereais integrais. Se ainda assim o problema persistir,  é bom conversar com sua médica pois existem medicamentos naturais que podem auxiliar esse processo.

7- Olho na Vitamina D!  Para a mãe, a deficiência de vitamina D pode levar a um risco maior de pré-eclâmpsia, perda de massa óssea, diabetes gestacional e aumento de infecções vaginais durante o período gestacional. Além disso, estudos comprovam que mães com deficiência da vitamina tem maior risco de dar à luz bebês que sofreram de restrições de crescimento durante a gestação. Por isso, é importante tomar sol, sem protetor solar por cerca de 20 min/ dia.

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Gestação Saudável-atividade física

Seguindo firme no propósito da gestação saudável, finalmente resolvi focar e iniciar a atividade física. Estou alternando entre natação e caminhadas e tem sido uma experiência realmente muito prazerosa! Só consigo me perguntar por que não comecei antes…

A natação é o momento de esvaziar a mente e não pensar em nada… e nesse calorão louco do verão carioca, tem sido simplesmente perfeito! Já as caminhadas têm sido o meu momento máximo de conexão com a minha bebê. Nesses sessenta minutos caminhando ao ar livre, saio da correria e das preocupações do dia-a-dia e ouço uma “playlist” que preparei de uma forma toda especial, com músicas que têm o poder de me conectar com a gestação e com a minha pequena.

Nessas caminhadas, quase sempre me emociono e sou tomada por uma gratidão profunda a Deus pelo grande presente que é a maternidade.  Apesar de cansada, sempre termino essas caminhadas mais leve e feliz. É mágico! Espero que essas mesmas músicas possam me acompanhar na hora do parto, assim como foi no parto da Lô. Prometo depois contar todos os detalhes para vocês, ok?

Relaxando corpo e mente

Como já contei por aqui, sempre dormi muito pouco, mas não costumava ter insônia. Nesta gravidez, até a 18ª semana, eles estavam  cada vez mais frequentes.

Não sei se pela mudança da fase gestacional, pelos exercícios ou por tudo junto, mas sinto que estou dormindo melhor e que a insônia está mais controlada… Minha médica chegou a me passar um calmante natural, mas nem cheguei a comprar pois acho que os exercícios estão realmente me ajudando a relaxar corpo e mente, o que tem sido incrível! Super recomendo!

É isso, meus amigos! Agora é a fase de curtir o melhor da gravidez! Rumo às próximas 20 semanas! 🙂 Ah! E se quiserem nos acompanhar mais de perto, é só nos seguir pelo Instagram!

 

Um grande beijo meu e da Antonella!

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